Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 27 de abril de 2013

Boletim Paroquial - 28ABR2013

Semana 28 de Abril a 4 de Maio 2013
V Domingo de Páscoa - ANO C

A FORÇA DA FAMÍLIA EM TEMPOS DE CRISE
Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

A família, um bem social

1. Consideramos da maior oportunidade, no atual contexto da sociedade portuguesa, atravessada por uma crise social e económica de particular gravidade, que se traduz para muitos em desalento e falta de perspetivas de futuro, colocar em relevo o bem insubstituível que representa a instituição familiar, «origem e património da humanidade» (Bento XVI).

A família representa um bem público, um bem social. Podemos encará-la na perspetiva do seu relevo privado, como um bem para a realização pessoal, no plano afetivo, espiritual ou outros, de cada um dos seus membros. Mas devemos também encará-la na perspetiva do seu relevo social, do bem que representa para a sociedade no seu todo. Podemos caracterizá-la como a fonte básica do capital humano, social e espiritual de uma sociedade, a que assegura o seu futuro e o seu crescimento harmonioso. A saúde e coesão de uma sociedade dependem, por isso, da saúde e coesão da família.

Só a família concebida a partir do compromisso definitivo entre um homem e uma mulher pode desempenhar esta função social. As alterações legislativas que, entre nós como noutros países, vêm redefinindo o casamento de forma a nele incluir uniões de pessoas do mesmo sexo, esquecem esta verdade fundamental.

A família é a primeira e mais básica das instituições sociais, antes de mais porque assegura a renovação das gerações, sendo a primeira função de qualquer comunidade a de assegurar a sua própria sobrevivência e renovação. E cumpre essa função porque representa o contexto mais adequado e harmonioso para a educação das novas gerações.

A família é o santuário da vida e do amor, lugar da manifestação de «uma grande ternura, que não é a virtude dos fracos, antes pelo contrário denota fortaleza de ânimo e capacidade de solicitude, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de amor. Não devemos ter medo da bondade, da ternura» (Papa Francisco).

[…..]

A sociedade à imagem da família

6. Muitas vezes a família é encarada como um refúgio que protege de um ambiente hostil da sociedade que nos rodeia, um oásis de harmonia no meio do deserto, um espaço de humanização no meio de um mundo desumanizado. E é assim de facto. Mas também podemos encarar a família de outra perspetiva: como a fonte e o fermento de onde parte a renovação da sociedade. É assim através dos filhos, que se devem proteger das más influências da sociedade, mas que também a esta podem dar muito do que recebem na família.

Os valores que se vivem na família – a pessoa amada e acolhida como ser único e irrepetível, o amor gratuito, a solidariedade espontânea, a autoridade como serviço, o valor do doente e do idoso, a aliança da tradição e da inovação, a unidade e complementaridade das dimensões masculina e feminina, a fidelidade e o compromisso – devem estender-se, por seu intermédio, a toda a sociedade: às empresas, aos serviços públicos, às escolas e hospitais, às comunidades eclesiais, às associações. A família é o modelo, o dever ser de qualquer convivência humana.

Num contexto de crise económica e social, que para muitos se traduz em desalento e falta de perspetivas de futuro, é esta a mensagem que queremos transmitir, como antídoto a esse desalento e como ajuda à superação dessa crise: que a família seja reconhecida e apoiada na missão social que só ela pode desempenhar.

Conferência Episcopal Portuguesa, Fátima, 11 de abril de 2013

O texto completo pode ser lido em:


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 30 de Abril, às 19:30
Quarta-feira, dia 1 de Maio, às 16:00 - Missa no lugar de Aldeia Nova, junto ao Nicho da Nossa Senhora; No final bênção do Nicho.
Sábado, dia 4 de Maio, às 17:00
Domingo, dia 5 de Maio, às 9:15 - Dia da Mãe.

ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:30 às 19:00

MÊS DE MARIA – RECITAÇÃO DO TERÇO
Quarta-feira, dia 1 de Maio, 20H00
Quinta-feira, dia 2 de Maio, 20H00
Sexta-feira, dia 3 de Maio, às 20H00
Sábado dia 4 de Maio, às 18H00
Domingo dia 5 de Maio, às 20H00

Nota: Terça-feira, pelas 21H00, Assembleia Geral dos Associados da Confraria do S. S., no Salão Paroquial.

Sem comentários:

Enviar um comentário