Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 8 de junho de 2013

Boletim Paroquial nº 53

Semana de 9 a 16 de Junho 2013
X Domingo do Tempo Comum - ANO C


O TOQUE E A PALAVRA DA VIDA!

A dimensão profética percorre a liturgia da Palavra deste domingo, em Elias, o profeta da esperança e da vida, em Paulo, o profeta do Evangelho recebido de Deus, e, particularmente, em Jesus, o grande profeta que visita o seu povo em atitude de total oblação.
 
A primeira leitura apresenta-nos a figura da mulher de Sarepta, que significa a perda da esperança e o sentimento de derrota e de procura de um culpado, e a figura do profeta Elias, que acredita no Deus da vida, que não abandona o homem ao poder da morte, ressuscitando o filho da viúva.
 
No Evangelho, temos a revelação de Deus expressa na atitude de piedade e compaixão de Jesus no milagre da ressurreição do filho da viúva. Deus visita o seu povo em Jesus, “um grande profeta”, realizando o reino pela ressurreição, oferecendo a sua vida e dando-lhe pleno sentido.
 
Na segunda leitura, acolhemos a absoluta gratuidade da conversão de Paulo, para quem o Evangelho é uma força vital e criadora, que produz o que anuncia; a sua força é Deus. É uma força vital, uma dinâmica profética que ele recebeu diretamente de Deus.




APELO AOS JOVENS…
 
 
*Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê protagonista de uma sociedade mais justa e fraterna;
 
*Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê autor de um verdadeiro progresso, com a tua formação humana e a tua competência técnica;
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê promotor da vida e da verdadeira alegria, em todas as idades e gerações;
 
*Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê corredor incansável na procura de um corpo são numa mente sã;
 
*Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê construtor de uma ampla rede de comunhão entre pessoas e povos;
 
*Jovem, eu te ordeno: Levanta-te! Sê um exemplo de honestidade nas relações sociais, económicas e profissionais;
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê fiel na aplicação generosa dos teus talentos;
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê promotor do desenvolvimento técnico para o progresso de todos;
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê criador de um mundo salvo pela beleza da arte e da harmonia;
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê artífice da comunicação, tecendo redes de proximidade e de amor;
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Sê agente responsável da transformação deste mundo, casa de todos.
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! Consagra a tua vida aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana.
 
*Jovem: eu te ordeno: Levanta-te! A vida é uma só. É única. Não a deixes passar em vão. Vive-a com entusiasmo, alegria e responsabilidade!

 
 
MIGRAÇÕES: VATICANO PEDE FIM DA «CULTURA DE SUSPEITA» PERANTE QUEM SAI DO SEU PAÍS
 
 
Novo documento com orientações para a ação da Igreja evoca «condições desumanas» em que vivem milhões de refugiados
 
Cidade do Vaticano, 06 jun 2013 (Ecclesia) – O Vaticano apelou hoje ao fim da “cultura de suspeita” perante as pessoas que saíram do seu país, lembrando em particular a "gravidade" da situação dos 100 milhões de refugiados, deslocados e apátridas em todo o mundo.
 
A conotação negativa dos requerentes de asilo e dos próprios refugiados aumentou a xenofobia, às vezes até o racismo, o medo e a intolerância a seu respeito, e uma cultura de suspeita a partir da assunção generalizada de uma possível correlação entre o asilo e o terrorismo, que ainda tem repercussões sobre a situação dos refugiados e de outras pessoas deslocadas à força”, alerta o novo documento de orientações pastorais “Acolher Cristo nos refugiados e nas pessoas deslocadas à força”.
 
O texto foi elaborado pelo Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes (CPPMI) e o Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, responsável pela coordenação das organizações caritativas na Igreja Católica.
 
Consciente da gravidade da situação dos refugiados e das condições desumanas nas quais muitos deles vivem, a Igreja, para além do seu próprio compromisso, considera sua tarefa consciencializar a opinião pública sobre este grave problema”, assumem das duas instituições da Santa Sé, que alertam para a “diminuição da hospitalidade e do acordo a receber um número considerável de refugiados por um período de tempo indefinido”.
 
O documento lembra que a migração mudou e vai a aumentar nas próximas décadas, tornando mais difícil o trabalho de distinguir entre migração voluntária e forçada.
 
Quando se aborda o problema dos requerentes de asilo e dos refugiados, o primeiro ponto de referência não deve ser a razão de Estado ou a segurança nacional, mas a pessoa humana”, sustentam os Conselhos Pontifícios, num texto dividido em quatro partes e 124 pontos.
 
Segundo o Vaticano, o problema dos refugiados e de outras pessoas deslocadas à força só pode ser resolvido “se existirem as condições para uma reconciliação genuína”, o que “significa reconciliação entre as nações, entre os vários setores de uma comunidade nacional, no interior de cada grupo étnico e entre os diversos grupos étnicos”.
 
O documento divulgado esta manhã recorda que a Igreja sempre evocou o direito à “reunificação de famílias separadas por causa da fuga de um ou mais dos seus membros, devido à perseguição” e destacou a importância de respeitar “o direito à liberdade religiosa dos refugiados”.
 
Se tivéssemos caridade, seria impossível permanecer silenciosos diante de imagens inquietadoras de campos de refugiados e de pessoas deslocadas internamente, no mundo inteiro”, observam os responsáveis da Santa Sé.
 
O texto realça que o cuidado para com os necessitados, entre os quais migrantes, refugiados e itinerantes, foi sempre uma parte “essencial” do cristianismo.
 
Através deste Documento, esperamos sensibilizar todos os cristãos, os pastores e igualmente os fiéis, acerca dos seus deveres em relação aos refugiados e às outras pessoas deslocadas à força”, pode ler-se.
 
Para a Santa Sé, é necessário um compromisso efetivo das instituições da Igreja Católica para “oferecer respostas adequadas às necessidades dos refugiados e de outras pessoas deslocadas à força, abordando comportamentos de discriminação, xenofobia ou racismo e promovendo políticas que salvaguardem, fortaleçam e tutelem os seus direitos”.


 
AVISOS
 
HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 11 de Junho, às 19:30
Sábado, dia 15 de Junho, às 17:00
Domingo, dia 16 de Junho, às 9:15
 
ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:30 às 19:00
 
INSCRIÇÃO PARA O 1º ANO DE CATEQUESE 2013/2014

As inscrições para o 1º ano de Catequese terão início nos fins de semana de Junho após as Eucaristias (vespertina e dominical).
É necessário trazer:
  • Boletim de nascimento (cédula pessoal);
  • Cartão de cidadão;
  • Caso não viva no em S. Cristóvão do Muro é necessário trazer declaração do pároco da freguesia onde habita.
 
 
A Equipa Pastoral Familiar dá a conhecer que no próximo dia 21 de Junho pelas 21:30, na Igreja Nova da Trofa, haverá um encontro a nível Vicarial para jovens casais que estão unidos pelo matrimónio há menos de 5 anos, inclusive. Os casais que estiverem interessados basta comparecer na Igreja Nova da Trofa no dia e hora marcada.
 
 
A Muro de Abrigo vai levar a efeito uma Festa dos Santos Populares, onde haverá jantar, e animação. A Festa terá lugar na Escola Primária do Muro, no próximo dia 15 de Junho, pelas 20:00 Horas. A entrada é de 10 €uros e os acessos estão já à venda junto dos elementos da Direção.
A festa tem por objetivo a angariação de fundos para a Instituição. Colabore!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário