Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 15 de junho de 2013

Boletim Paroquial nº 54

Semana de 16 a 23 de Junho 2013
XI Domingo do Tempo Comum - ANO C


A GRAÇA DO PERDÃO

A liturgia deste domingo apresenta-nos um Deus de bondade e de misericórdia, que detesta o pecado, mas ama o pecador; por isso, Ele multiplica "a fundo perdido" a oferta da salvação. Da descoberta de um Deus assim, brota o amor e a vontade de vivermos uma vida nova, integrados na sua família.

A primeira leitura apresenta-nos, através da história do pecador David, um Deus que não pactua com o pecado; mas que também não abandona esse pecador que reconhece a sua falta e aceita o dom da misericórdia.

Na segunda leitura, Paulo garante-nos que a salvação é um dom gratuito que Deus oferece, não uma conquista humana. Para ter acesso a esse dom, não é fundamental cumprir ritos e viver na observância escrupulosa das leis; mas é preciso aderir a Jesus e identificar-se com o Cristo do amor e da entrega: é isso que conduz à vida plena.

O Evangelho coloca diante dos nossos olhos a figura de uma "mulher da cidade que era pecadora" e que vem chorar aos pés de Jesus. Lucas dá a entender que o amor da mulher resulta de haver experimentado a misericórdia de Deus. O dom gratuito do perdão gera amor e vida nova. Deus sabe isso; é por isso que age assim.


COM O BAPTISMO E A COMUNHÃO PODEMOS SER INSTRUMENTOS DE MISERICÓRDIA” Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 11 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à integração das pessoas com deficiência na sociedade, numa audiomensagem à União Italiana de Cegos e Deficientes Visuais divulgada pelo Vaticano.

Difundi sempre a cultura do encontro, da solidariedade, do acolhimento para com as pessoas com deficiência, não só pedindo as providências justas mas também favorecendo a sua participação activa na vida da sociedade”, referiu Francisco.

A mensagem foi dirigida, em particular, a um grupo de 75 invisuais, na sua maior parte idosos, reunidos na região italiana da Toscânia.

No vosso espírito esteja sempre a luz de Deus”, pede o Papa, que agradece o afecto e a oração destas pessoas.

Francisco recorda que Jesus deu uma “atenção particular” aos cegos e que as curas relatadas pelos Evangelhos tinham um significado simbólico, representando “o dom da fé”.

Todos temos necessidade da luz da fé para caminhar na estrada da vida”, precisa.

Em conclusão, o Papa deixa votos de que no coração de cada uma destas pessoas esteja a “luz de Deus, a luz do amor” que dá sentido a vida e torna cada um disponível para os irmãos.

Francisco deixou ainda uma nova mensagem na sua conta da rede social Twitter, com quase 7 milhões de seguidores: “Não devemos ter medo da solidariedade, de saber colocar o que somos e temos à disposição de Deus”.



A QUEM MUITO AMA... DEUS TUDO PERDOA


«Simão, fariseu e rico "importante" da cidade, organiza em sua casa um banquete em honra de Jesus. Inesperadamente, do fundo da sala entra uma hóspede não convidada nem prevista: uma mulher prostituta. Compreensível o embaraço dos presentes, do qual contudo a mulher não se preocupa.

Ela avança e, de modo bastante furtivo, pára aos pés de Jesus. Chegaram aos seus ouvidos as suas palavras de perdão e de esperança para todos, também as prostitutas; está comovida e está ali em silêncio. Molha com as lágrimas os pés de Jesus, enxuga-os com os cabelos, beija-os e unge-os com um perfume suave.

Fazendo assim a pecadora pretende expressar o afecto e o reconhecimento que sente pelo Senhor com gestos que lhe são familiares, mesmo se socialmente censurados.

Deve reconhecer-se que esta mulher tinha ousado muito. O seu modo de se colocar diante de Jesus, era feito para escandalizar aqueles que viam as pessoas da sua condição com o olhar impiedoso de juiz.

Perante o embaraço geral, é precisamente Jesus quem enfrenta a situação:

"Simão, tenho uma coisa para te dizer". "Diz, Mestre", responde o dono de casa.

Conhecemos todos a resposta que Jesus dá com uma parábola que poderíamos resumir com as seguintes palavras que o Senhor substancialmente diz a Simão: "Vês? Esta mulher sabe que é pecadora e, movida pelo amor, pede compreensão e perdão. Tu, ao contrário, supões que és justo e talvez estejas convencido de que não tens nada de grave para te ser perdoado". Impressiona a ternura com que Jesus trata esta mulher, por muitos explorada e por todos julgada. Finalmente encontrou em Jesus um olhar puro, um coração capaz de amar sem explorar.

No olhar e no coração de Jesus ela recebe a revelação de Deus - Amor!

É eloquente a mensagem que transparece do trecho evangélico: a quem muito ama, Deus tudo perdoa. Quem confia em si mesmo e nos próprios sentimentos está como que cego pelo seu eu e o seu coração endurece-se no pecado. Ao contrário, quem se reconhece frágil e pecador confia em Deus e d'Ele obtém graça e perdão. Evitando equívocos, deve-se observar que a misericórdia de Jesus não se expressa pondo entre parêntesis a lei moral. Para Jesus, o bem é bem, o mal é mal. A misericórdia não muda os aspectos do pecado, mas queima-os num fogo de amor. À pecadora do Evangelho muito é perdoado, porque muito amou. Em Jesus Deus vem dar-nos o amor e pedir-nos o amor».

Bento XVI



AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 18 de Junho, às 19:30
Sábado, dia 22 de Junho, às 17:00 – 30º dia Maria da Costa Moreira Gomes
                                                                 - 30º dia Maria Guilhermina da Silva Costa Moreira

Domingo, dia 23 de Junho, às 9:15

ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:30 às 19:00

INSCRIÇÃO PARA O 1º ANO DE CATEQUESE - 2013/2014

As inscrições para o 1º ano de Catequese continuam nos fins de semana de Junho após as Eucaristias (vespertina e dominical).

21JUN, Sexta-feira, às 21H00, no Salão Paroquial - Reunião com os pais das crianças da Profissão de Fé (6º ano).

26JUN, Quarta-feira, às 21H00, no Salão ParoquialReunião do CPP para apresentar contributos para a elaboração do Relatório do Ano Pastoral 2012/2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário