Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 20 de julho de 2013

Boletim Paroquial nº 59


Semana de 21 a 28 de Julho 2013
XVI Domingo do Tempo Comum - ANO C


A PALAVRA DE DEUS


As leituras deste domingo convidam-nos a reflectir o tema da hospitalidade e do acolhimento.

Sugerem, sobretudo, que a existência cristã é o acolhimento de Deus e das suas propostas; e que a acção (ainda que em favor dos irmãos) tem de partir de um verdadeiro encontro com Jesus e da escuta da Palavra de Jesus.

É isso que permite encontrar o sentido da nossa acção e da nossa missão.


A primeira leitura propõe-nos a figura patriarcal de Abraão.

Nessa figura apresenta-se o modelo do homem que está atento a quem passa, que partilha tudo o que tem com o irmão que se atravessa no seu caminho e que encontra no hóspede que entra na sua tenda a figura do próprio Deus.

Sugere-se, em consequência, que Deus não pode deixar de recompensar quem assim procede.


No Evangelho, apresenta-se um outro quadro de hospitalidade e de acolhimento de Deus.

Mas sugere-se que, para o cristão, acolher Deus na sua casa não é tanto embarcar num activismo desenfreado, mas sentar-se aos pés de Jesus, escutar as propostas que, n’Ele, o Pai nos faz e acolher a sua Palavra.
 
 
A segunda leitura apresenta-nos a figura de um apóstolo (Paulo), para quem Cristo, as suas palavras e as suas propostas são a referência fundamental, o universo à volta do qual se constrói toda a vida. Para Paulo, o que é necessário é “acolher Cristo” e construir toda a vida à volta dos seus valores.

É isso que é preponderante na experiência cristã.

 
 
Vaticano: PAPA APELA À DEFESA DA VIDA DESDE A CONCEPÇÃO À MORTE NATURAL

Papa Francisco enviou mensagem a católicos da Irlanda, Escócia, Inglaterra e País de Gales

 
Cidade do Vaticano, 17 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos católicos da Irlanda, Escócia, Inglaterra e País de Gales na qual apelou à defesa da vida humana desde a "concepção" à “morte natural” e ao respeito por todos.

Também os mais fracos e mais vulneráveis, os doentes, os idosos, os que estão por nascer e os pobres, são obras-primas da criação de Deus, feitos à sua imagem, destinados a viver para sempre e merecedores da máxima reverência e respeito”, refere, no texto divulgado hoje pela Rádio Vaticano.

O Papa associa-se à jornada pela vida promovida pelos católicos nas ilhas britânicas para sublinhar o “valor inestimável da vida humana”, para a qual pede “sempre a protecção que lhe é devida”.

Já na rede social Twitter, Francisco tinha deixado uma mensagem sobre estes temas aos seus mais de sete milhões de seguidores: “Para um cristão, a vida não é resultado de puro acaso, mas fruto de uma chamada e de um amor pessoal”.

A iniciativa dos bispos britânicos e irlandeses pretende “favorecer um clima de compaixão e atenção que apoie a vida mesmo nos momentos e circunstâncias mais difíceis”.

A jornada foi celebrada na Escócia no último domingo de maio; em Inglaterra e Gales é assinalada no próximo dia 28 e na Irlanda será vivida no primeiro domingo de outubro.


Porto: CURSO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PRETENDE FACILITAR (RE)INTEGRAÇÃO DE MISSIONÁRIOS EM PORTUGAL

Projecto conta com o contributo do Instituto da Consolata e tem início previsto para 20 de setembro

 
Porto, 17 jul 2013 (Ecclesia) – A Universidade Católica do Porto, em parceria com os Missionários da Consolata, vai promover a partir de 20 de setembro um curso de cinco meses de “formação para a missão”.

De acordo com informações avançadas por aquele estabelecimento do ensino superior através da internet, o principal objectivo do projecto é “contribuir” para a actualização e reintegração dos missionários que regressam a Portugal “oriundos de vários pontos do mundo, alguns deles muito distantes da realidade portuguesa”.

Aberto também a leigos envolvidos em obras missionárias, o curso vai decorrer no Centro de Espiritualidade dos Missionários da Consolata, em Águas Santas, e centrar-se fundamentalmente em quatro unidades curriculares: “Língua e cultura; Igreja e vida religiosa; cidadania e sociedade; e economia portuguesa e europeia”.

Com o apoio de docentes especializados em cada uma das áreas atrás descritas, a UCP-Porto e a congregação religiosa fundada pelo Beato José Allamano esperam “ajudar os missionários e leigos a perspectivarem melhor o papel que poderão desempenhar na sua missão em Portugal”.

O curso tem uma carga horária total de 100 horas, que serão ministradas em regime pós-laboral, à sexta entre as 19h00 e as 21h30 e ao sábado, das 09h00 às 17h30.

As inscrições vão estar abertas até dia 13 de setembro, uma semana antes do início das aulas, e contemplam três modalidades de pagamento: 1100 euros para quem queira assistir ao programa completo, com possibilidade de pagamento faseado (220 euros por mês) ou 305 euros por cada unidade curricular, sendo que “o valor da propina poderá ser inferior mediante o número de inscritos”, realça a UCP do Porto.

O Instituto Missionário da Consolata, constituído em 1901 na cidade italiana de Turim, conta actualmente com mais de mil missionários religiosos e leigos espalhados por 24 países da Europa, África, América e Ásia.

Em Portugal, a congregação dedicou os últimos 70 anos à animação missionária e vocacional, e foi responsável pela educação e preparação de dezenas de religiosos.

 
 
AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 23 de Julho, às 18:30 1º Anivº Alzira Moreira da Silva

FESTA EM HONRA DE S. CRISTÓVÃO E SÃO PANTALEÃO

Quinta-feira, dia 25 de Julho
20:30 - Eucaristia em Acção de Graças a São Cristóvão, seguida de procissão.

Sábado, dia 27 de Julho
20:00 – Eucaristia na Capela de São Pantaleão, em Acção de Graças a São Pantaleão, presidida pelo Sr. D. Pio Alves, com a sagração do novo Altar.

Domingo, dia 28 de Julho
09:15 - Eucaristia na Igreja Paroquial, Profissão de Fé.
11:00 - Eucaristia na Capela de São Pantaleão.
17:00 - Procissão com o itinerário habitual e com as crianças da Profissão de Fé e as que fizeram a 1ª Comunhão.

ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:30 às 18:30

ENSAIOS DE PREPARAÇÃO PARA A PROFISSÃO DE FÉ
Os ensaios serão nos dias 17, 18, 19, 22, 23 e 24 de Julho, na Igreja, das 19:00 às 20:00.

CONFISSÕES PARA AS CRIANÇAS, PAIS E PADRINHOS DA PROFISSÃO DE FÉ
Serão no dia 26 de Julho, sexta-feira, das 18:00 às 19:30.

Sem comentários:

Enviar um comentário