Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Boletim Paroquial nº 60

Semana de 28 de Julho a 4 de Agosto 2013
XVII Domingo do Tempo Comum - ANO C


PAI NOSSO...”


O tema fundamental que a liturgia nos convida a reflectir, neste domingo, é o tema da oração.

Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão e de Jesus, a Palavra de Deus mostra-nos a importância da oração e ensina-nos a atitude que os crentes devem assumir no seu diálogo com Deus.

A primeira leitura sugere que a verdadeira oração é um diálogo “face a face”, no qual o homem – com humildade, reverência, respeito, mas também com ousadia e confiança – apresenta a Deus as suas inquietações, as suas dúvidas, os seus anseios e tenta perceber os projectos de Deus para o mundo e para os homens.

O Evangelho senta-nos no banco da “escola de oração” de Jesus.

Ensina que a oração do crente deve ser um diálogo confiante de uma criança com o seu “papá”.

Com Jesus, o crente é convidado a descobrir em Deus “o Pai” e a dialogar frequentemente com Ele acerca desse mundo novo que o Pai/Deus quer oferecer aos homens.

A segunda leitura, sem aludir directamente ao tema da oração, convida a fazer de Cristo a referência fundamental (neste contexto de reflexão sobre a oração, podemos dizer que Cristo tem de ser a referência e o modelo do crente que reza: quer na frequência com que se dirige ao Pai, quer na forma como dialoga com o Pai).



Rio de Janeiro: PAPA RECEBE CHAVES DA CIDADE E PEDE QUE O DESPORTO REJEITE «VIOLÊNCIA» E ÓDIO

Políticos e atletas brasileiros estiveram com Francisco em cerimónia de bênção das bandeiras dos Jogos Olímpicos e Para-olímpicos 2016



Rio de Janeiro, Brasil, 25 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com responsáveis municipais do Rio de Janeiro e atletas brasileiros, no Palácio da Cidade, onde abençoou as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Para-olímpicos de 2016.

Francisco assinalou este momento com uma mensagem na rede social Twitter, pedindo que o desporto “seja sempre instrumento de intercâmbio e crescimento e nunca de violência nem de ódio".

O quarto dia da visita ao Brasil iniciou-se com uma missa na residência do Sumaré, que acolhe o Papa, seguindo-se um percurso de automóvel até à sede do município do Rio de Janeiro, para receber as chaves da cidade.

À chegada, Francisco recebeu uma camisola das mãos de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comité Olímpico Brasileiro, e foi recebido pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, vários desportistas e antigos atletas, como o ex-futebolista Zico.

O ex-jogador de basquetebol Oscar Schmidt ajoelhou-se e foi abençoado pelo Papa, que brincou com a sua altura.

O Papa dirigiu-se depois para a varanda do palácio, onde recebeu as chaves da cidade do Rio de Janeiro das mãos atleta para-olímpico Guilherme de Lima Sales.

Bom dia a todos”, disse em português, agradecendo a presença de centenas de pessoas nesta breve cerimónia.

Agora, de coração, vou a dar a bênção a todos vós, a vossa família, vossos amigos, a todos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

E rezem por mim”, acrescentou, já em espanhol



Portugal: CÁRITAS PROMOVE «PLATAFORMA ONLINE» DE PROCURA DE TRABALHO PARA DESEMPREGADOS COM MAIS DE 45 ANOS

Portugal está hoje a «desperdiçar os saberes e competências de meio milhão de pessoas», alerta Maria do Rosário Carneiro


Lisboa, 24 jul 2013 (Ecclesia) – Um projecto mediado pela Cáritas Portuguesa vai permitir a pessoas desempregadas com mais de 45 anos procurarem trabalho e contactarem com empresas, através de uma “plataforma online” que deverá estar disponível a partir de Novembro.

Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA, o presidente do organismo católico sublinha que na base desta iniciativa está a necessidade de apoiar pessoas que encontram-se hoje num beco sem saída: por um lado “são consideradas para o mercado de trabalho muito envelhecidas” e por outro “são novas para poderem ser aposentadas”.

Ao acederem a esta ferramenta, elas vão ter oportunidade de demonstrar a sua “vontade em colocarem competências” e experiências “adquiridas ao longo de tantos anos” ao serviço de potenciais empregadores, tanto no plano nacional como internacional.

É um instrumento que pode atravessar fronteiras, e eventualmente se as pessoas aqui não puderem ter trabalho garantido, quem sabe se o poderão ter em outras paragens”, realça Eugénio da Fonseca.

A “Rede de Competências” – nome atribuído ao projecto – surgiu no seguimento do trabalho desenvolvido pela Cáritas Portuguesa durante o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre as Gerações, que a União Europeia promoveu em 2012.

Para a organização católica, era essencial que os frutos do evento não ficassem limitados a um espaço de 12 meses mas que tivessem repercussões práticas e claras para o futuro, especialmente numa altura em que o desemprego em Portugal, concretamente o desemprego de longa duração, atinge uma parte considerável da população.

De acordo com as estatísticas de emprego referentes ao último trimestre de 2012, existem neste momento em Portugal pelo menos “500 mil desempregados com mais de 45 anos ou pessoas reformadas ou inactivas mas com vontade de trabalhar”, aponta Maria do Rosário Carneiro.

Nenhuma sociedade pode desperdiçar um capital tão rico que são os saberes e as competências de meio milhão de pessoas e que estão inactivos”, sustenta a coordenadora da “Rede de Competências”.

A antiga deputada da Assembleia da República destaca ainda a importância desta plataforma online para a “comunicação entre pessoas que procuram trabalho”, já que “pela permuta de experiências podem entre si encontrar alternativas de realização e concretização de uma actividade”.

Em suma, o projecto promove “de uma forma muito positiva e concreta, um direito fundamental, que é o direito ao trabalho, à realização pessoal”, conclui.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 30 de Julho, às 19:30 – 7º dia de José Ferreira Azevedo
                                                                     30º dia de Elisa de Azevedo Ferreira

Sábado, dia 3 de Agosto, às 17:00
Domingo, dia 4 de Agosto, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:30 às 19:00

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL (CPP)
Na próxima Quinta-feira, dia 1 de Agosto, há uma reunião do CPP, no salão pelas 21:00.
Este encontro destina-se à planificação do próximo ano pastoral, como ficou decidido na última reunião.

NOTA:
Quero deixar uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que tornaram possível a realização da Festa em honra de S. Cristóvão e S. Pantaleão.
Queria ainda agradecer em nome da comunidade paroquial a todas as pessoas que contribuíram para a requalificação da nossa Capela de S. Pantaleão, de forma especial ao Conselho Económico que se empenhou de uma forma maravilhosa.

O meu muito obrigado!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário