Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 13 de julho de 2013

JMJ Rio 2013 VAI DECORRER DE 23 A 28 DE JULHO

Portugal vai ser representado por 600 jovens e nove prelados na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro



A comitiva portuguesa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, no Brasil, vai integrar cerca de 600 jovens e nove bispos, oito dos quais vão participar em duas catequeses.

Segundo a organização vão estar presentes no Brasil D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, D. Antonino Dias, de Portalegre-Castelo Branco, também D. José Cordeiro, de Bragança-Miranda, D. António Vitalino, de Beja, os bispos auxiliares de Lisboa D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes, ainda D. Virgílio do Nascimento Antunes, de Coimbra, D. Manuel da Rocha Felício, da Guarda e o arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga.

Cada dia será conduzido por uma proposta diferente relacionada com o tema do encontro «Ide e fazei discípulos entre todas as nações», explica o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil num comunicado à Agência ECCLESIA.

O encontro de cada dia pautado por “testemunhos, catequese do bispo, partilha com perguntas e respostas, e a homilia na eucaristia”, que encerra o encontro do dia.

Cada edição da JMJ é concebida como uma peregrinação que tem por objectivo proporcionar aos jovens uma relação com Cristo e “ajudá-los a viver um encontro pessoal com Ele”.

As catequeses são “uma pedagogia consolidada pela experiência”, através de uma proposta “kerigmática, sacramental, catequética da fé” que coloca em “comunhão jovens que crêem provenientes do mundo inteiro”.

O tempo de catequese oferece uma ocasião para escutar uma palavra de fé, na própria língua, chegando a juntar, conforme a capacidade dos espaços, 5000 pessoas.

A Jornada Mundial da Juventude vai decorrer no Rio de Janeiro, no Brasil, entre os dias 23 e 28 de julho.

Lisboa, 13 jul 2013 (Ecclesia)



NO CORCOVADO A CRUZ DOS JOVENS

 
Faltam já menos de dez dias para a chegada do Papa Francisco ao Brasil para o encontro com os jovens da JMJ.
 
No Rio de Janeiro continua a peregrinação da cruz e do ícone mariano símbolo das JMJ.
 
Ontem, sexta-feira 12, foram levadas até ao cimo do Corcovado, o monte do qual domina a imponente estátua do Cristo redentor.
 
Manifestações relacionadas com a JMJ realizam-se contemporaneamente em todo o país.
 
De facto, a edição brasileira caracteriza-se pela chamada «Semana missionária», que substitui as precedentes «Jornadas nas dioceses».
 
Substancialmente trata-se de um período durante o qual os jovens provenientes dos vários países – segundo as inscrições estão representados mais de 190 – são acolhidos e hospedados em diversas dioceses, e portanto podem visitá-las e fazer a experiência directa da Igreja que vive no Brasil.

domenica 14 luglio 2013 L’Osservatore Romano


Hino oficial da JMJ Rio 2013
"Esperança do Amanhecer"



Sem comentários:

Enviar um comentário