Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 10 de agosto de 2013

41ª SEMANA NACIONAL DE MIGRAÇÕES - 11 a 18 de Agosto de 2013

Migrações; Peregrinação de Fé e de Esperança


Acolhendo o tema da Mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado 2013, Migrações: Peregrinação de Fé e de Esperança, a Obra Católica Portuguesa de Migrações e a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana promovem a 41ª Semana Nacional de Migrações, que terá o seu ponto alto na Peregrinação dos Migrantes a Fátima, a 12 e 13 de Agosto.

Divulgamos esta iniciativa através do cartaz e do desdobrável, que inclui a mensagem do Presidente da Comissão Episcopal, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, informações sobre a Peregrinação e algumas indicações litúrgicas para a celebração da Jornada de Solidariedade com a Pastoral da Mobilidade Humana que se celebra no domingo, 18 de Agosto, que estão disponíveis nos Secretariados Diocesanos de Migrações e na OCPM.

Fazemos o apelo a todos os sectores da Igreja: Dioceses, Paróquias, Capelanias, Institutos de Vida Consagrada, Movimentos Eclesiais…, a acolherem e promoverem a Semana Nacional de Migrações, como um momento especial de comunhão com todos os migrantes, em particular com os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo e com os missionários e agentes pastorais que dedicam a sua vida a acompanhá-los e a fortalecer a sua fé.

O permanente crescimento da emigração portuguesa que, com o acentuar da crise que Portugal atravessa será ainda maior no futuro, exige das estruturas pastorais da Igreja um maior empenhamento pastoral e um maior esforço material para apoiar aqueles que nos procuram em busca de ajuda. Recordamos que a OCPM subsiste e funciona exclusivamente com os donativos dos cristãos por ocasião do ofertório nacional e da celebração promovida nas Comunidades da Diáspora.

Por isso, fazemos o apelo a todos para promoverem a solidariedade e a generosidade dos cristãos para com este serviço da Igreja a nível nacional, pois só assim a OCPM poderá continuar a desempenhar a sua missão pastoral junto das comunidades migrantes.

Fazemos o convite à participação na Peregrinação dos Migrantes a 12 e 13 de Agosto, que este ano será presidida por D. Jean Claude Hollerich, Arcebispo do Luxemburgo.

A intenção especial desta Peregrinação serão todos os portugueses que se viram obrigados a emigrar devido à situação económica de Portugal, garantindo-lhes, assim, uma verdadeira comunhão de fé e de esperança da Igreja de Cristo que está no seu país natal.

Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM)
 

 


PEREGRINAÇÃO DOS MIGRANTES A FÁTIMA
Ecclesia TV, passado na RTP2

Sem comentários:

Enviar um comentário