Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 31 de agosto de 2013

Boletim Paroquial nº 64

Semana de 1 a 8 de Setembro 2013
XXII Domingo do Tempo Comum - ANO C

O GRANDE DESAFIO


A liturgia deste domingo propõe-nos uma reflexão sobre alguns valores que acompanham o desafio do “Reino”: a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado.

O Evangelho coloca-nos no ambiente de um banquete em casa de um fariseu.
O enquadramento é o pretexto para Jesus falar do “banquete do Reino”.
A todos os que quiserem participar desse “banquete”, Ele recomenda a humildade; ao mesmo tempo, denuncia a atitude daqueles que conduzem as suas vidas numa lógica de ambição, de luta pelo poder e pelo reconhecimento, de superioridade em relação aos outros… Jesus sugere, também, que para o “banquete do Reino” todos os homens são convidados; e que a gratuidade e o amor desinteressado devem caracterizar as relações estabelecidas entre todos os participantes do “banquete”.

Na primeira leitura, um sábio dos inícios do séc. II a.C. aconselha a humildade como caminho para ser agradável a Deus e aos homens, para ter êxito e ser feliz.
É a reiteração da mensagem fundamental que a Palavra de Deus hoje nos apresenta.

A segunda leitura convida os crentes instalados numa fé cómoda e sem grandes exigências, a redescobrir a novidade e a exigência do cristianismo; insiste em que o encontro com Deus é uma experiência de comunhão, de proximidade, de amor, de intimidade, que dá sentido à caminhada do cristão.

Aparentemente, esta questão não tem muito a ver com o tema principal da liturgia deste domingo; no entanto, podemos ligar a reflexão desta leitura com o tema central da liturgia de hoje – a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado – através do tema da exigência: a vida cristã – essa vida que brota do encontro com o amor de Deus – é uma vida que exige de nós determinados valores e atitudes, entre os quais avultam a humildade, a simplicidade, o amor que se faz dom.


Bíblia: FRANCISCANOS CAPUCHINHOS QUEREM CRISTÃOS MAIS FORMADOS
Terminada a 36ª Semana Bíblica nacional, organização prepara-se para semanas regionais de estudo das escrituras

Fátima, Santarém 30 ago 2013 (Ecclesia) - Palavra, fé e vida foram os elementos essenciais para formar os cristãos que participaram na 36ª Semana Bíblica Nacional, organizada pelos Franciscanos Capuchinhos, e que vão estar em estudo nas semanas regionais do novo ano pastoral.

Toda a temática aborda a perspectiva da fé que é transportada para a vida mas tem origem na palavra”, começa por explicar frei Herculano Alves o tema, “Palavra, fé e vida – da palavra de Deus à fé dos Homens”, da 36ª Semana Bíblica Nacional, dos Franciscanos Capuchinhos.

Não se podia conceber uma semana a falar apenas da fé porque nós sabemos que a raiz da fé está na palavra de Deus sendo essa fé a resposta à palavra”, revelou o biblista à Agência ECCLESIA.

A semana bíblica terminou esta quinta-feira, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, com um balanço “muitíssimo positivo”.

Com uma afluência de 280 participantes, a organização refere que o ponto negativo foi “a crise que pesa no orçamento familiar e se sente também na bíblia”, revela o frei Herculano Alves, director da revista Bíblica.

Os temas apresentados neste encontro nacional são “sempre o modelo” para as semanas bíblicas regionais que os Franciscanos Capuchinhos animam anualmente na Madeira, nos Açores, em Gondomar, em Barcelos e no Porto, “ou em outros lugares, como Viseu”, revela o frei Herculano Alves.

Embora não com a calma e tranquilidade como na semana bíblica nacional onde há conferências de manhã e de tarde, e onde as pessoas estão o dia todo em estudo, reflexão e oração”, assinala.

Para o biblista, a “nova evangelização ou simplesmente evangelização” faz-se através da bíblia e para isso é necessário “levar” aos fiéis o seu conhecimento, para que estes saibam fazer uma “boa interpretação” da sagrada Escritura.

As semanas bíblicas nacionais são um espaço de “formação de qualidade e quantidade” com conferencistas “altamente competentes, conhecidos da Igreja em Portugal”, assinala o frei Herculano Alves que pretende que exista mais participação dos cristãos e maior colaboração das dioceses na sua divulgação.

Por isso, os franciscanos capuchinhos gostariam que se desenvolvessem “parcerias” com os organismos diocesanos, para que “os católicos ou pelo menos as pessoas responsáveis pela pastoral pudessem participar nesta formação nacional”.

As conferências da 36ª Semana Bíblica Nacional vão ser publicadas no final de Setembro, na “série científica da revista Bíblica”, informa o frei Herculano Alves.

O responsável conclui que em Outubro se inicia a organização o tema da próxima edição da semana bíblica, publicado posteriormente na revista Bíblica.


Vaticano: PAPA ESCREVEU AOS PARTICIPANTES DO 13.º SIMPÓSIO INTERCRISTÃO
Encontro aborda relação entre o mundo cristão e o poder civil 1700 anos depois do Édito de Milão


Cidade do Vaticano, 30 ago 2013 (Ecclesia) – O Papa enviou uma mensagem ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade entre os Cristãos, por ocasião do 13.º Simpósio Intercristão que termina hoje na cidade de Milão.

Na missiva, endereçada ao cardeal Kurt Koch, destaca a relevância do encontro numa altura em que se assinalam os 1700 anos do Édito de Milão, assinado pelo imperador romano Constantino (274-337).

Aquela decisão histórica, que decretou a liberdade religiosa para todos os cristãos, abriu novas perspectivas à difusão do Evangelho e contribuiu de maneira determinante para o nascimento da sociedade europeia”, realça o Papa, no texto disponibilizado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Simpósio Intercristão, acolhido pela Universidade Católica do Sagrado Coração, tem como tema “A vida dos cristãos e o poder civil – questões históricas e perspectivas actuais no Oriente e Ocidente”.

Conta com a organização do Instituto Franciscano de Espiritualidade da Universidade Pontifícia Antonianum e da Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salónica.

Para Francisco, “a memória do Édito de Milão oferece aos participantes do Simpósio a oportunidade de reflectirem sobre o modo como o mundo cristão se tem relacionado com a sociedade civil e com as autoridades que a regulam”.

Apesar de se tratar de uma questão que conheceu “diferentes desenvolvimentos”, no Ocidente e no Oriente, ela “conservou alguns traços fundamentais comuns”, realça o Papa.

Entre elas – salientou - está “a convicção de que o poder civil encontra o seu limite diante da lei de Deus, a reivindicação do espaço certo de autonomia para a consciência, a noção de que a autoridade eclesiástica e o poder civil são chamados a trabalhar em conjunto pelo bem integral da comunidade humana”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 3 de Setembro, às 19:00
Sábado, dia 7 de Setembro, às 17:00
Domingo, dia 8 de Setembro, às 9:15


ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:00 às 18:30

Sem comentários:

Enviar um comentário