Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 22 de outubro de 2013

22 de Outubro a IGREJA CELEBRA A MEMÓRIA LITÚRGICA DE JOÃO PAULO II

22 de Outubro, data que a Igreja assinala o dia de início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, depois de ter sido eleito Papa no dia 16.










Karol Jozef Wojtyla nasceu a 18 de Maio de 1920 em Wadowice (Polónia) e morreu no Vaticano a 2 de Abril de 2005.

Karol Wojtyla foi escolhido como sucessor de João Paulo I, falecido após 33 dias de pontificado, e apresentou-se à multidão reunida na Praça de São Pedro como um Papa vindo “dum País distante, distante mas sempre tão próximo pela comunhão na fé e na tradição cristã”.

Morreu aos 84 anos de idade, após um dos mais longos pontificados da história.


16OUT1978
Anúncio da eleição de um novo Papa, Karol Wojtyła, que adopta o nome de João Paulo II, 264° Papa da Igreja Católica.
22OUT1978
Solene início do Ministério de Supremo Pastor da Igreja de João Paulo II.
2ABR2005
Às 21H37, hora do Vaticano, morre o Papa João Paulo II.
8ABR2005
Missa de Exéquias pelo falecido Papa João Paulo II no adro da Basílica de São Pedro e o enterro nas grutas do Vaticano.
28JUN2005
O Cardeal Camillo Ruini, Vigário Geral do Santo Padre para a Diocese de Roma, abre a fase Diocesana da causa de beatificação e canonização do servo de Deus João Paulo II (Karol Wojtyła), Sumo Pontífice.

O Papa polaco foi beatificado pelo seu sucessor Bento XVI a 1 de Maio de 2011 e vai ser canonizado a 27 de Abril de 2014, por decisão do Papa Francisco no consistório ordinário público no Vaticano, realizado a 30 de Setembro de 2013, para aprovar as causas de canonização de João Paulo II e João XXIII.
A data escolhida coincide com o segundo domingo do tempo pascal, da Divina Misericórdia - celebração instituída por João Paulo II, e na véspera da qual o Papa polaco faleceu, em 2005.

 
A canonização, acto reservado ao Papa, é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.


Entre os principais documentos do Beato João Paulo II, contam-se 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas.

No seguimento do “Jubileu Internacional da Juventude” que juntou em Roma mais de 300 mil jovens do mundo inteiro em 1984, instituiu as "Jornadas Mundiais da Juventude" com a intenção de aproximar os jovens católicos de todas as partes do mundo a se reunirem para celebrar a fé.

A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês".


Na habitual resenha biográfica que é apresentada no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canónico para a Igreja latina e oriental”, pode ler-se.

Aos fiéis é proposta ainda uma passagem da homilia de João Paulo II no início do seu pontificado, precisamente a 22 de Outubro de 1978, na qual afirmou: «Não tenhais medo! Abri as portas a Cristo!».

Fontes: Santa Sé, Agência Ecclesia, Santuário de Fátima e JMJRio2013.


Sem comentários:

Enviar um comentário