Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BEATO JOÃO PAULO II e PORTUGAL

O Beato João Paulo II, para além de uma escala em Lisboa em 1983, visitou Portugal, e Fátima, nos anos 1982, 1991 e 2000.



João Paulo II efectuou a primeira visita a Fátima nos dias 12 a 15 de Maio de 1982, um ano depois de ter sido atingido a tiro na Praça de São Pedro, em 13 de Maio de 1981, pelo extremista turco Mehmet Ali Agca.

No primeiro dia da visita, quando atravessava o recinto do santuário, um padre tradicionalista espanhol, Juan María Fernández y Krohn, aproximou-se dele com uma baioneta antes de ser afastado pelos seguranças que se encontravam no local.
A versão oficial foi que Juan María Fernández y Krohn não tinha conseguido acercar-se de João Paulo II e que este nem sequer se teria apercebido do incidente.
Apesar do ferimento que terá sofrido – e cuja gravidade se desconhece – o Papa prosseguiu a viagem tal como previsto.
Krohn viria a ser condenado a sete anos de prisão, findos os quais foi expulso de Portugal.

Nessa visita o Papa João Paulo II depositou a bala do atentado sofrido no ano anterior em plena Praça de São Pedro no altar de Nossa Senhora de Fátima, bala que se encontra encastoada na coroa de Nossa Senhora de Fátima.

Em 14 de Maio, visitou o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, em Vila Viçosa.

Na manhã de 15 de maio, visitou o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro em Braga.

À tarde viajou de helicóptero até o Porto, onde presidiu a uma missa celebrada na Avenida dos Aliados.

 
Em 2 de Março de 1983, em viagem com destino a América Central, fez uma escala em Lisboa, por volta da meia-noite, e na ocasião, à multidão de pessoas o aguardava, fez uma pequena homilia invocando a sua "Fé e Devoção a Nossa Senhora de Fátima".
 



De 10 a 13 de Maio de 1991, esteve nos Açores, na Madeira, Lisboa, e novamente em Fátima.

Um dos pontos mais altos foi o encontro com os jovens realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa, em 10 de Maio.

O principal aeroporto dos Açores, na Ilha de S. Miguel, passou a designar-se Aeroporto de Ponta Delgada - João Paulo II, em homenagem à passagem do Papa pelos Açores em 11 de maio de 1991.

Celebrou a Santa Missa para os fieis nas ilhas Terceira e de S. Miguel.

No dia 12 de Maio de 1991 o Papa João Paulo II visitou a Ilha da Madeira onde, ao longo do percurso entre o Aeroporto e o Funchal, dezenas de milhares de pessoas formaram um cordão para verem e saudarem o Santo Padre.

Ainda no dia 12 chegou ao Santuário de Fátima para participar na Vigília de Oração, concluindo a Sua Peregrinação no dia 13 de Maio.






 
A última visita de João Paulo II a Portugal ocorreu em 12 e 13 de Maio de 2000, para beatificar os Pastorinhos de Fátima, Jacinta Marto e Francisco .

Sobre eles disse o seguinte: "grande era, no pequeno Francisco, o desejo de reparar as ofensas dos pecadores, esforçando-se por ser bom e oferecendo sacrifícios e oração. E Jacinta sua irmã, quase dois anos mais nova que ele, vivia animada pelos mesmos sentimentos".

Nesta peregrinação, João Paulo II ofereceu a Nossa Senhora de Fátima o anel com o lema “Totus Tuus” que o cardeal Wiszinski lhe havia oferecido no início do seu pontificado.


 
NA CERIMÓNIA DE BEATIFICAÇÃO DOS VENERÁVEIS FRANCISCO E JACINTA


A MENSAGEM DE FÁTIMA – Santa Sé, Congregação para a Doutrina da Fé

Fontes: Santa Sé, Agência Ecclesia e Santuário de Fátima.


Vídeo de homenagem ao Beato João Paulo II:
 

 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário