Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 5 de outubro de 2013

Boletim Paroquial nº 69

Semana de 6 a 13 de Outubro 2013
XXVII Domingo do Tempo Comum - ANO C


A ATITUDE CORRECTA


Na Palavra de Deus que hoje nos é proposta, cruzam-se vários temas (a fé, a salvação, a radicalidade do “caminho do Reino”, etc.); mas sobressai a reflexão sobre a atitude correcta que o homem deve assumir face a Deus.

As leituras convidam-nos a reconhecer, com humildade, a nossa pequenez e finitude, a comprometer-nos com o “Reino” sem cálculos nem exigências, a acolher com gratidão os dons de Deus e a entregar-nos confiantes nas suas mãos.

Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, convoca-o para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado… Deus, em resposta, confirma a sua intenção de actuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão; mas dá a entender que só o fará quando for o momento oportuno, de acordo com o seu projecto; ao homem, resta confiar e esperar pacientemente o “tempo de Deus”.

O Evangelho convida os discípulos a aderir, com coragem e radicalidade, a esse projecto de vida que, em Jesus, Deus veio oferecer ao homem… A essa adesão chama-se “fé”; e dela depende a instauração do “Reino” no mundo.

Os discípulos, comprometidos com a construção do “Reino” devem, no entanto, ter consciência de que não agem por si próprios; eles são, apenas, instrumentos através dos quais Deus realiza a salvação.

Resta-lhes cumprir o seu papel com humildade e gratuidade, como “servos que apenas fizeram o que deviam fazer”.

A segunda leitura convida os discípulos a renovar cada dia o seu compromisso com Jesus Cristo e com o “Reino”.

De forma especial, o autor exorta os animadores cristãos a que conduzam com fortaleza, com equilíbrio e com amor as comunidades que lhes foram confiadas e a que defendam sempre a verdade do Evangelho.

Assis: PAPA CONVIDA IGREJA A «DESPOJAR-SE» E COMBATER «IDOLATRIA» DA MUNDANIDADE
O Papa Francisco evocou populações que são colocadas à margem por um «mundo selvagem» e deixou recados aos media

 
Assis, Itália, 04 Out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje na cidade italiana de Assis que a Igreja deve “despojar-se” e combater a “idolatria” da “mundanidade” que a pode desfigurar, evocando as pessoas marginalizadas por um “mundo selvagem”.

(A Igreja) deve despojar-se hoje de um perigo gravíssimo, que ameaça cada pessoa na Igreja, todos: o perigo da mundanidade. O cristão não pode conviver com o espírito do mundo”, alertou, na chamada ‘sala do despojamento’ de São Francisco, na sede da diocese local.

No local em que o santo de Assis se despojou de todas as suas posses, há oito séculos, o Papa quis evocar as pessoas que foram “despojadas por este mundo selvagem que não dá trabalho, que não ajuda”.

Não importa se há crianças a morrer de fome, não importa se tantas famílias não têm o que comer, não têm a dignidade de levar pão para casa; não importa se tanta gente tem de fugir da escravidão, da fome e fugir”, lamentou.

Francisco evocou as centenas de vítimas do naufrágio que aconteceu esta quinta-feira ao largo da ilha italiana de Lampedusa: “Hoje é um dia de pranto”.

O Papa deixou de lado o discurso que tinha preparado e comentou as notícias e "fantasias" dos jornalistas que nos últimos dias davam conta da sua intenção de “despojar a Igreja” em Assis, dando como exemplo "as roupas dos bispos, dos cardeais” e de si próprio.

Esta é uma boa ocasião para convidar a Igreja a despojar-se, mas a Igreja somos todos, todos: desde o primeiro baptizado, todos somos Igreja”, declarou.

Quando os media falam de Igreja, pensam que a Igreja são os padres, as irmãs, os bispos, os cardeais e o Papa, mas a Igreja somos todos nós”, prosseguiu.

Francisco apontou por diversas vezes a mundanidade como principal mal a combater no seio da Igreja, para evitar “a vaidade, o orgulho, que é a idolatria”.

Dinheiro, vaidade, orgulho. Essa estrada… nós não podemos (percorrê-la). É triste anular como uma mão aquilo que se escreve com a outra: o Evangelho é o Evangelho, Deus é único”, advertiu, frisando que é impossível conceber um Cristianismo “sem cruz, sem Jesus, sem despojamento”.

"Isso tornar-nos-ia cristãos de pastelaria, como lindos bolos, como lindas coisas doces... Lindíssimo, mas não cristãos de verdade", observou.

Para Francisco, é “ridículo” que um cristão queira seguir a “estrada desta mundanidade”, que para si representa uma “atitude homicida”, porque “mata a alma, mata as pessoas, mata a Igreja”.

Que o Senhor nos dê a todos a coragem de nos despojarmos - não de 20 liras, não- , despojar-mo-nos do espírito do mundo, que é a lepra, o cancro da sociedade”, concluiu.

No final do encontro, Francisco percorreu a pé a rua até à igreja de Santa Maria Maior, para uma visita privada, onde foi recebido pelo responsável mundial da Ordem Franciscana dos Frades Capuchinhos, frei Mauro Jöhri.


Catequese: RECURSOS PEDAGÓGICOS SÃO INSUFICIENTES SEM MUDANÇA PESSOAL
Peregrinação internacional junta em Roma 1600 catequistas

Roma, 27 Set 2013 (Ecclesia) – O Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização afirmou que para uma catequese eficaz não está em causa “novos recursos pedagógicos” mas uma mudança “duradoira e profunda de coração”.

Não são apenas as mudanças de catecismos ou a criação de novos recursos pedagógicos” mas a mudança mais duradoira e profunda que passa “por mudar o coração de todos de modo a que tenhamos um coração aberto a Deus”, afirmou o arcebispo Octavio Arenas esta quinta-feira, aos participantes do Congresso Internacional da Catequese (CIC) que decorre em Roma.

A catequese é um dos momentos “mais importantes da vida cristã” e os catequistas “são a força de toda e qualquer comunidade cristã”, no entanto, lembrou o responsável, “a evangelização nunca é um ato isolado”, não dependendo apenas dos catequistas mas “de todo a comunidade cristã a começar pelo bispo de cada diocese”.

D. Octavio Arenas pediu “centros de nova evangelização para que os leigos possam falar de Cristo de maneira profunda e coerente”.

O CIC junta em Roma 1600 catequistas, provenientes de cinco continentes, numa peregrinação por ocasião do Ano da Fé.

Portugal está representado com 32 pessoas provenientes de todas as dioceses.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 8 de Outubro, às 19:00 – 7º Dia Manuel Ferreira Rodrigues
Sábado, dia 12 de Outubro, às 17:00

Domingo, dia 13 de Outubro, às 16:00 -Nesta Eucaristia daremos início ao novo Ano Pastoral. Como comunidade viva e activa vamos celebrar o nosso compromisso com a nossa comunidade, diante do Altar do Senhor.


ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30


CATEQUESE
Sábado, dia 12, tem início a catequese, às 10:00 na Igreja, para todos os anos da Catequese.
Celebraremos a festa do Acolhimento para o 1º ano da catequese.


SACRAMENTO DO CRISMA
Quem tiver 18 anos ou mais e pretender receber o Sacramento do Crisma, deverá fazer a sua inscrição no horário de atendimento.
A preparação começará em Janeiro do próximo ano e terminará em Julho do mesmo ano.
A inscrição será feita até final do presente ano civil.


OFERTÓRIOS do PRÓXIMO FIM DE SEMANA
Os ofertórios das missas do fim de semana de 12 e 13 de Outubro, irão reverter a favor dos Bombeiros Voluntários da Trofa, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo desempenho notável que têm demonstrado e de coragem para todas as missões.

Sem comentários:

Enviar um comentário