Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 27 de outubro de 2013

Boletim Paroquial nº 72

Semana de 27 de Outubro a 3 de Novembro 2013
XXX Domingo do Tempo Comum - ANO C

O JUSTO JUIZ

A liturgia deste domingo ensina-nos que Deus tem um “fraco” pelos humildes e pelos pobres, pelos marginalizados; e que são estes, no seu despojamento, na sua humildade, na sua finitude (e até no seu pecado), que estão mais perto da salvação, pois são os mais disponíveis para acolher o dom de Deus.

A primeira leitura define Deus como um “juiz justo”, que não se deixa subornar pelas ofertas desses poderosos que praticam injustiças na comunidade; em contrapartida, esse Deus justo ama os humildes e escuta as suas súplicas.

O Evangelho define a atitude correcta que o crente deve assumir diante de Deus. Recusa a atitude dos orgulhosos e auto-suficientes, convencidos de que a salvação é o resultado natural dos seus méritos; e propõe a atitude humilde de um pecador, que se apresenta diante de Deus de mãos vazias, mas disposto a acolher o dom de Deus.
É essa atitude de “pobre” que Lucas propõe aos crentes do seu tempo e de todos os tempos.

Na segunda leitura, temos um convite a viver o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo – a exemplo de Paulo.
A leitura foge, um pouco, ao tema geral deste domingo; contudo, podemos dizer que Paulo foi um bom exemplo dessa atitude que o Evangelho propõe: ele confiou, não nos seus méritos, mas na misericórdia de Deus, que justifica e salva todos os homens que a acolhem.


Vaticano: MISSÃO DE IGREJA ULTRAPASSA DIMENSÃO HUMANITÁRIA
O Papa Francisco volta a sublinhar identidade própria das comunidades católicas

 
Cidade do Vaticano, 23 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que a missão da Igreja ultrapassa a dimensão humanitária e convidou as comunidades católicas a levarem aos outros “o amor de Jesus, a força de Jesus”, a exemplo da Virgem Maria.

A Igreja não é uma loja, a Igreja não é uma agência humanitária, a Igreja não é uma ONG, a Igreja é enviada a levar a todos Cristo e o seu Evangelho”, na audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro e que, segundo dados do Vaticano, reuniu mais de 100 mil pessoas.

Francisco sublinhou que, na sua missão, a Igreja não se transporta a si própria, mas a Jesus, questionando os presentes sobre o “amor” que levam aos outros.

É o amor de Jesus, que partilha, que perdoa, que acompanha, ou é um amor muito, demasiado diluído? Quando se diluí demasiado o vinho, sabe a água: é assim o nosso amor?”, perguntou.

O amor, acrescentou, deve ser “gratuito” e molda as relações nas paróquias e comunidades cristãs.

Tratamo-nos como irmãos ou irmãs ou julgamo-nos, falamos mal uns dos outros? Eu ouvi que em Roma ninguém fala mal do outro”, prosseguiu o Papa.

A catequese destacou a figura de Maria como “imagem e modelo da Igreja”, a que os católicos devem recorrer nos “momentos de dificuldade, de provação, de escuridão”, convidando ainda a uma “amizade profunda” com Jesus.

Francisco deixou uma “cordial saudação” aos peregrinos de língua portuguesa: “Este mês de Outubro encoraja-nos a perseverar na oração diária do terço, possivelmente em família, para que se reflicta também na Igreja doméstica o modelo de Maria”.

O segredo da sua paz e confiança estava nesta certeza: ‘A Deus, nada é impossível’. Desça, pois, sobre vós e vossas famílias a bênção do Senhor”, concluiu.

 
Santa Sé: VATICANO DEFENDE «DIREITO DE NASCER», NA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU


Cidade do Vaticano, 23 out 2013 (Ecclesia) - D. Francis Chullikatt, observador permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas (ONU), defendeu no Comité dos Direitos da Criança que "sem a vida, todos os outros direitos são desprovidos de significado".

"Deve ser garantido a todas as crianças, em primeiro lugar, o direito de nascer e o Estado tem o dever de adoptar medidas concretas para auxiliar os pais” a ajudarem os seus filhos a crescerem "em condições de liberdade e dignidade", defendeu o arcebispo Francis Chullikatt, na reunião inserida na Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque, Estados Unidos da América.

A família tem o “papel insubstituível” de proteger as crianças e situações de “pobreza, desemprego, doença, dificuldade de ter acesso aos serviços sociais por causa de discriminações e exclusão” dificultam a capacidade dos pais cuidarem dos filhos.

Distúrbios mentais e de comportamento, conflitos, toxicodependências e violência doméstica" são outras situações que também afectam os progenitores em providenciarem um ambiente “harmonioso e seguro”, exemplificou D. Francis Chullikatt.

A intervenção do observador da Santa Sé decorreu depois do Comité ter alterado o texto da Convenção da ONU sobre os direitos das crianças considerando que estes expressam pareceres próprios que não têm a força jurídica.

Citando o preâmbulo da Convenção dos Direitos da Criança, o arcebispo relembrou que “o feto é um membro da família humana e não pertence a nenhuma subcategoria de seres humanos”, adiantou a Rádio Vaticano.

Por isso, o diagnóstico pré-natal que “decide” se a criança pode nascer é “incompatível com a Convenção" uma vez que "deve ser garantido a toda criança o direito de nascer sem nenhuma discriminação", seja de sexo, deficiência ou pela eugenética.

Na reunião, D. Francis Chullikatt contestou ainda o facto do Comité dos Direitos da Criança promover o aborto “como método de planeamento familiar”, de oferecer informações ou serviços de saúde sexual e reprodutiva sem considerar “as objecções de consciência dos agentes de saúde”.

"Nenhum aborto jamais é seguro porque elimina a vida da criança e prejudica a mãe", concluiu o representante do Vaticano que pediu à Comunidade Internacional que defenda a Convenção dos Direitos da Criança, que é uma das mais ratificadas.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS

Terça-feira, dia 29 de Outubro, às 19H00

DIA DE FIEIS DEFUNTOS - Sábado, dia 2 de Novembro
08H00 – Igreja de São Mamede, seguida de procissão ao cemitério
10H30 – Igreja de São Romão, seguida de procissão ao cemitério
15H00 – Capela de São Bartolomeu, seguida de procissão ao cemitério
17H30 – Igreja de São Cristóvão, seguida de procissão ao cemitério

DIA DE TODOS OS SANTOS - Domingo, dia 3 de Novembro
08H00 – Igreja de São Mamede
10H30 – Capela de São Bartolomeu (intenção por todos os que faleceram de Novembro de 2012 a Novembro de 2013)
15H00 – Igreja de São Mamede
16H30 – Igreja de São Cristóvão

NOTA
Uma vez que dia 1 de Novembro deixou de ser feriado e atendendo à importância e ao significado desta data para nós, crentes em Jesus Cristo, a Solenidade de Todos os Santos será celebrada no domingo a seguir ao dia 1 de Novembro.

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17H00 às 18H30
 
SACRAMENTO DO CRISMA
Quem tiver 18 anos ou mais e pretender receber o Sacramento do Crisma, deverá fazer a sua inscrição no horário de atendimento.
A preparação começará em Janeiro do próximo ano e terminará em Julho do mesmo ano.
A inscrição será feita até final do presente ano civil.




O EVANGELHO DESTE DOMINGO [S. Lucas 18,9-14], POR OUTRAS PALAVRAS...

Dois homens subiram ao templo para orar;
um era fariseu e o outro publicano.

Ama de graça


 
 
Texto: Cónego João Aguiar Campos

Publicado em: My ECCLESIA TV

 

Sem comentários:

Enviar um comentário