Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 1 de outubro de 2013

HOJE TEVE INÍCIO A PRIMEIRA REUNIÃO DO PAPA COM O «CONSELHO DE CARDEAIS»



UM QUIRÓGRAFO INSTITUI COMO CONSELHO DE CARDEAIS O ORGANISMO CONSTITUÍDO A 13 DE ABRIL PASSADO PARA AJUDAR O PAPA NO GOVERNO DA IGREJA

No passado dia 28 de Setembro, o Papa Francisco assinou um quirógrafo [breve pontifício inédito] com o qual é instituído um Conselho de Cardeais para ajudar o Santo Padre no governo da Igreja universal e para estudar um projecto de revisão da constituição apostólica Pastor Bonus (publicada pelo Papa João Paulo II a 28 de Junho de 1988) sobre a Cúria romana.

Do organismo fazem parte os oito cardeais que o Pontífice escolheu como conselheiros a 13 de Abril passado.
Representam as Américas, a Ásia, a Europa, a África e a Austrália.
  • Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras) e presidente da Cáritas Internacional;
  • Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano;
  • Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile;
  • Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím (Índia);
  • Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha);
  • Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo);
  • Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA);
  • George Pell, arcebispo de Sydney (Austrália).
É secretário do Conselho D. Marcello Semeraro, bispo da diocese de Albano (Itália).


O texto do quirógrafo:



Entre as sugestões que emergiram durante as Congregações Gerais dos Cardeais que precederam o Conclave, contava-se a conveniência de instituir um grupo estreito de Membros do Episcopado, provenientes das diversas partes do mundo, que o Santo Padre pudesse consultar, individualmente ou de forma colectiva, sobre questões particulares.
Quando fui eleito à Sede romana, tive ocasião de reflectir várias vezes sobre este assunto, considerando que tal iniciativa teria sido de notável ajuda para desempenhar o ministério pastoral de Sucessor de Pedro que os irmãos Cardeais me quiseram confiar.

Por este motivo, a 13 de Abril passado anunciei a constituição do mencionado grupo, indicando, simultaneamente, os nomes dos que tinham sido chamados a fazer parte dele.
Agora, depois de uma reflexão madura, considero oportuno que este grupo, mediante o presente Quirógrafo, seja instituído como um «Conselho de Cardeais», com a tarefa de me ajudar no governo da Igreja universal e de estudar um projecto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus sobre a Cúria Romana.
Ele será composto pelas mesmas pessoas precedentemente indicadas, as quais poderão ser interpeladas, quer como Conselho quer individualmente, sobre as questões que de vez por vez considerarei dignas de atenção.
O mencionado Conselho, que em relação ao número dos componentes configurarei no modo que resultará mais adequado, será uma ulterior expressão da comunhão episcopal e do auxílio ao munus petrinum que o Episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer.

Dado em Roma, junto de São Pedro a 28 de Setembro do ano de 2013, primeiro de Pontificado.


 
HOJE, A PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO DE CARDEAIS

Hoje, terça-feira 1 de Outubro, o novo Conselho reuniu-se oficialmente pela primeira vez, prolongando-se os trabalhos até Quinta-feira, 3 de Outubro.




Com um quirógrafo, o Papa Francisco instituiu ontem o "Conselho de Cardeais", grupo composto de oito cardeais, cujos nomes foram anunciados em 13 de Abril. Hoje é a primeira reunião do Conselho, na presença do Pontífice.
A sessão de trabalho vão continuar até quinta-feira, 3 de Outubro.
Com o quirógrafo de ontem estabelece-se formalmente que o Conselho de Cardeais vai ajudar o Papa no governo de Igreja e estudar um projecto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana.


Fonte: L'OSSERVATORE ROMANO

Sem comentários:

Enviar um comentário