Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 26 de outubro de 2013

PARABÉNS, D. MANUEL MARTINS

Foi a 26 de Outubro de 1975 que o então Padre Manuel da Silva Martins, Vigário Geral do Bispo do Porto, foi ordenado Bispo na igreja de Santa Maria de Setúbal, tomando posse como primeiro Bispo da nova Diocese.
[Actualizado no dia 24 de Setembro de 2017, dia da morte de D. Manuel]
 
   
O Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, nasceu em Leça do Balio, onde actualmente reside, a 20 de Janeiro de 1927 e foi ordenado Presbítero a 15 de Agosto de 1951, na Igreja Matriz de Santo Tirso.

Fez os seus estudos nos Seminários do Porto e na Universidade Gregoriana, em Roma; iniciou a sua actividade no Seminário Maior do Porto, de que foi Vice-reitor, como professor de Direito Canónico.

De 1960 a 1969, foi pároco de Cedofeita tendo iniciado a construção de nova Igreja, concluída pelo seu sucessor e actual pároco, o Cónego Orlando Costa.

Quando D. António Ferreira Gomes regressou do exílio, em 1969, foi nomeado Vigário-Geral da diocese, cargo que exerceu até ser nomeado 1º Bispo de Setúbal.

Com a sua resignação em 23 de Abril de 1998, foi substituído pelo então Bispo Auxiliar do Porto, D. Gilberto Canavarro.










Recordamos a sua voz activa, denunciando a fome quando o desemprego atingiu fortemente a sua Diocese.

Denunciou erros, incoerências, hipocrisias e injustiças.

Denunciou a humilhação desumana de ciganos e migrantes, de pobres e sem abrigo.

Bem haja, Senhor D. Manuel Martins!


Fontes: Diocese do Porto e Diocese de Setúbal


Vídeo publicado em My Ecclesia TV no Natal de 2012



Texto adicionado no dia da morte de D. Manuel



D. Manuel Martins (1927-2017)

Leça do Balio, 20 de Janeiro de 1927
Leça do Balio, 24 de Setembro de 2017

D. Manuel Martins faleceu às 14H05 do dia 24 de Setembro de 2017, acompanhado dos seus familiares e após receber a Santa Unção administrada pelo pároco local.

As exéquias fúnebres de D. Manuel Martins celebram-se na próxima Terça-feira, dia 26 de Setembro, pelas 15H00, no Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos - Porto).

O corpo do Senhor D. Manuel estará em câmara ardente no Mosteiro, a partir de amanhã, dia 25 de Setembro, entre as 9H00 e as 24H00, e Terça-feira, dia 26, entre as 9H00 e as 12H00.

Segundo o desejo expresso pelo próprio D. Manuel Martins, será sepultado junto dos seus pais no cemitério junto ao Mosteiro de Leça do Balio.

A missa de sétimo dia pelo Senhor D. Manuel realizar-se-á no domingo, 1 de Outubro, pelas 16H00, na Sé de Setúbal.

No Sé do Porto, a missa de sétimo dia será no dia 29 de Setembro, às 19H00.


Comunicado de D. José Ornelas:

Memória de fé e gratidão

Concluiu-se hoje, 24 de Setembro de 2017, pelas 14H05, a peregrinação terrena do primeiro Bispo desta Diocese de Setúbal, Dom Manuel da Silva Martins.
Apesar dos seus 90 anos de idade, a notícia da sua passagem para a plenitude da vida em Deus deixa-nos um imenso sentimento de pesar e vazio, que é, ao mesmo tempo, sinal de saudade dolorosa e de enorme apreço e profunda gratidão pelo testemunho da sua vida entre nós, como homem e como primeiro pastor desta Igreja de Setúbal.

Os 23 anos do seu serviço como Bispo foram uma graça providencial nos tempos conturbados e fecundos da afirmação da democracia portuguesa e das sucessivas crises sociais e económicas que atingiram o país e particularmente esta região.
A sua palavra livre e libertadora, inspirada no Evangelho, ergueu-se com toda a clareza contra a injustiça que atingia particularmente os mais pobres.
O seu sonho de dignidade humana para todos, inspirou e deu força aos seus esforços para mobilizar pessoas e fomentar instituições capazes de irem ao encontro dos mais necessitados, como a Cáritas Diocesana, os Centros Sociais Paroquiais e tantas outras instituições de solidariedade, voluntariado e partilha, que marcaram as origens da nossa Igreja diocesana e continuam a fazer parte da sua identidade e do seu projecto.

Aliada a essa clareza de princípios e atitudes, Dom Manuel foi um homem de diálogo e um lançador de pontes, atitudes particularmente importantes no ambiente crispado que marcava então o panorama social e político nacional, com particular incidência nesta diocese.
O clima de respeito e colaboração que caracteriza hoje o relacionamento entre a Igreja e a sociedade na península de Setúbal, muito deve à atitude lúcida, aberta e reconciliadora do seu primeiro Bispo.
Mas a sua visão social vai muito para além da vida diocesana, deixando um rasto profundo e incontornável na Igreja e na sociedade do nosso país.

Contudo, a diocese de Setúbal, com os seus padres, diáconos, religiosos/as e leigos, hão de lembrá-lo, sempre e acima de tudo, como o seu Bispo, amigo e próximo, desprendido de si, habituado a viver com simplicidade e a passear, a pé ou de bicicleta, pelas manhãs de Setúbal, pai, pastor e irmão, tão inflexível na defesa da verdade e da justiça, como terno, amigo e compassivo no encontro fácil com aqueles que acolhia sorridente.

Obrigado, caro Dom Manuel Martins, pelo Evangelho da fraternidade, da alegria e do compromisso, que nos foi lendo com a sua palavra e com a sua vida, fazendo-nos entrever o Coração do Bom Pastor que o inspirou.

Bendito seja Deus que o enviou como primeiro Bispo, colocando assim uma figura tão inspiradora nas origens da nossa Igreja de Setúbal.
Que O Bom Pastor o receba nos seus braços de misericórdia e nos faça cuidar e fazer crescer as sementes que você foi lançando nestas terras fecundas de Setúbal, que tanto amou e das quais nunca se desligou.

Setúbal, 24 de Setembro de 2017


+ José Ornelas Carvalho Bispo de Setúbal


D. Manuel Martins com D. José Ornelas e D. Gilberto Canavarro na Missa Crismal, a 13 de Abril de 2017 na Sé de Setúbal


Fontes: Diocese de Setúbal; Notícias de Setúbal; Diocese do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário