Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 16 de novembro de 2013

Boletim Paroquial nº 75

Semana de 17 a 24 de Novembro 2013
XXXIII Domingo do Tempo Comum - ANO C

A FELICIDADE PLENA

A liturgia deste domingo reflecte sobre o sentido da história da salvação e diz-nos que a meta final para onde Deus nos conduz é o novo céu e a nova terra da felicidade plena, da vida definitiva.

Este quadro (que deve ser o horizonte que os nossos olhos contemplam em cada dia da nossa caminhada neste mundo) faz nascer em nós a esperança; e da esperança brota a coragem para enfrentar a adversidade e para lutar pelo advento do Reino.

Na primeira leitura, um “mensageiro de Deus” anuncia a uma comunidade desanimada, céptica e apática que Jahwéh não abandonou o seu Povo.
O Deus libertador vai intervir no mundo, vai derrotar o que oprime e rouba a vida e vai fazer com que nasça esse “sol da justiça” que traz a salvação.

O Evangelho oferece-nos uma reflexão sobre o percurso que a Igreja é chamada a percorrer, até à segunda vinda de Jesus.
A missão dos discípulos em caminhada na história é comprometer-se na transformação do mundo, de forma a que a velha realidade desapareça e nasça o Reino.
Esse “caminho” será percorrido no meio de dificuldades e perseguições; mas os discípulos terão sempre a ajuda e a força de Deus.

A segunda leitura reforça a ideia de que, enquanto esperamos a vida definitiva, não temos o direito de nos instalarmos na preguiça e no comodismo, alheando-nos das grandes questões do mundo e evitando dar o nosso contributo na construção do Reino.

PAPA DESTACA IMPORTÂNCIA DO BATISMO E DA CONFISSÃO
o Papa Francisco pede que os católicos recordem data do seu «nascimento» para a Igreja

Cidade do Vaticano, 13 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco destacou hoje no Vaticano a importância do Baptismo e da Confissão para a vida de cada crente, pedindo que os católicos recordem data do seu “nascimento” para a Igreja.

É o acto de nascimento de nascimento da Igreja. Todos vós sabeis o dia em que nascestes, nãos é verdade? Festejais o aniversário, todos, todos nós, mas deixo uma pergunta, que já fiz uma vez, mas faço-a de novo: quem entre vós se lembra da data do seu Baptismo?”, questionou, falando às dezenas de milhares de pessoas presentes na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal.

Para o Papa Francisco, o Baptismo deve ser uma “realidade vida” e não apenas a recordação de uma data, ligando esse sacramento ao da Reconciliação.

O Papa apresentou a Confissão como um “segundo baptismo” que renova o primeiro com o “perdão de Jesus”.

Neste sentido, o dia do nosso Baptismo é o ponto de partida para um caminho, para um caminho belíssimo, um caminho para Deus que dura para toda a vida, um caminho de conversão e que é continuamente sustentado pelo sacramento da Penitência”, explicou.

Falando de improviso, Francisco pediu que a Confissão não é “uma câmara de tortura, é uma festa para comemorar o dia do Baptismo”.

A Confissão é para os baptizados, para manter limpa esta veste branca da nossa dignidade cristã”, acrescentou.

A intervenção concluiu-se com uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa, particularmente a uma delegação de Moçambique.

Queridos amigos, convido-vos a tornar-vos ‘luz’ para os irmãos, especialmente para aqueles que se encontram nas trevas e não vislumbram qualquer raio de luz no horizonte de sua vida. Que Deus vos abençoe”, concluiu.


CONFERÊNCIA EPISCOPAL APELA À CRIAÇÃO DE EMPREGO SEM «CORTE» DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

Fátima, Santarém, 14 nov 2013 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) alertou hoje em Fátima para a “tendência” de promover o emprego através do “cerceamento dos direitos dos trabalhadores”, no actual momento de crise, manifestando a sua solidariedade aos desempregados.

Seria contraditória, em si mesma, qualquer medida que procurasse promover o emprego à custa de outras dimensões da dignidade humana”, referem os bispos católicos, na mensagem sobre os «Desafios éticos do trabalho humano» que foi divulgada em Fátima, no encerramento da Assembleia Plenária que decorreu desde segunda-feira.

A CEP elenca um conjunto de situações “mais graves” como a dos desempregados que não têm direito a qualquer forma de subsídio e todos os que são “duramente atingidos pela crise e pelas medidas tomadas para a combater”.
Importa recordar que essa forma de apoio está ligada ao direito à vida e à subsistência”, pode ler-se no documento enviado à Agência ECCLESIA, no qual se consideram “de evitar as políticas de criação de emprego pelo corte dos justos direitos dos trabalhadores”.

Segundo os bispos, quem governa Portugal tem pela frente o “enorme desafio” de conseguir compatibilizar a “obrigação de solidariedade social com a diminuição efectiva da riqueza pessoal e do próprio país”.

Queremos manifestar a nossa profunda solidariedade e proximidade com os que não encontram trabalho e vivem situações de angústia”, assinalam.

O comunicado final dos trabalhos apresenta esta questão como “um dos mais graves problemas da actual crise” no país, falando no trabalho como um dever e também como “um direito a ser exercido em condições dignas da pessoa”.
Entre as situações mais graves estão os que, não tendo trabalho, se encontram sem acesso a qualquer forma de subsídio, correndo os riscos da luta pela subsistência”, assinala a CEP.

A Conferência Episcopal apela à “criatividade” para que se implementem “políticas favoráveis a um modelo de crescimento económico criador de emprego”.

A mensagem fala também do trabalho precário ou “mal remunerado”, bem como dos que têm de suportar “cargas suplementares de esforço na procura da sobrevivência das suas empresas”.
Segundo os bispos, neste momento “sobressai a elevada taxa de desemprego dos jovens, muitos dos quais escolheram a emigração como forma de obterem o que não encontram”.

Também muitas pessoas de meia-idade vivem situações complicadas de adaptação laboral num período repleto de encargos económicos”, prossegue o documento.
A CEP recorda o ensinamento do magistério neste sector e sublinha que “não é qualquer trabalho que satisfaz as exigências da dignidade humana”.

A mensagem admite que a situação do país em matéria laboral é “grave e de difícil solução”, frisando a importância de “potenciar as empresas para promover o trabalho”.

Importante é promover uma cultura de justiça que dignifique empregadores e trabalhadores, que se concretiza pagando atempadamente a quem trabalha, o que contribui também para promover o emprego”, observa a CEP.

Neste contexto, é feito o pedido de que a aproximação da oferta e da procura de emprego não fique “totalmente dependente dos mecanismos do mercado”.

A gravidade do problema é um urgente apelo à criatividade e à excelência profissional de trabalhadores e empresários, de governantes e forças sociais e políticas, na procura de novas propostas e paradigmas”, concluem os bispos.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 19 de Novembro, às 19:00
Sábado, dia 23 de Novembro, às 17:00
Domingo, dia 24 de Novembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

CRISTO-REI
No próximo Domingo terminaremos mais um Ano Pastoral com a grande Celebração de Cristo Rei do Universo!

A Eucaristia será às 9H15, como é habitual.
Para a Eucaristia convidava-vos a trazer uma vela, se possível a do Baptismo, para acendermos quando rezarmos o Credo, a partir do Círio Pascal!

Terminada a Eucaristia o Santíssimo ficará exposto até às 12H00, altura em que darei a bênção.

Façamos deste dia um dia um dia de Adoração e maior intimidade ao Senhor Deus de Todo o Universo!

NOTA
Quem tiver 18 anos ou mais e pretender receber o Sacramento do Crisma, deverá fazer a sua inscrição no horário de atendimento.
A preparação começará em Janeiro do próximo ano e terminará em Julho do mesmo ano.
A inscrição será feita até final do presente ano civil.

FALECEU O SENHOR PADRE ARMINDO
Homem notável, que fez da sua vida uma entrega constante a Deus e ao próximo.
Marcou muito as terras da Trofa, bem como muitos e muitas trofenses.

O funeral será no Domingo em Santiago de Bougado, pelas 10H30.
Rezemos por ele e peçamos ao Senhor que lhe dê o descanso eterno.
Em nome de toda a nossa comunidade os mais sentidos pêsames à sua família!

CONVITE
Tertúlia “Diálogo em família na era Tecnológica
Orador: Dr. Abel Magalhães
Local: Cripta da Nova Igreja da Trofa
Data: Sexta-feira, 29 de Novembro de 2013
Venha tomar um chá à conversa com o Dr. Abel Magalhães!
O Dr. Abel Magalhães, personalidade conceituada no meio académico e especialmente na área da psicologia, é detentor de um testemunho de vida cristã profundo, mais-valias que possibilitarão uma óptima reflexão acerca da vida em família na era tecnológica.
Pastoral Familiar Paróquia de São Martinho de Bougado Contacto: 961 227 173



O EVANGELHO DESTE DOMINGO [S. Lucas 21, 5-19], POR OUTRAS PALAVRAS...
Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.
O amor que calcula não ama!


 
Texto: Cónego João Aguiar Campos
Publicado em: My ECCLESIA TV


Sem comentários:

Enviar um comentário