Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 24 de novembro de 2013

O ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ NA NOSSA PARÓQUIA

Hoje de manhã efectuamos o encerramento do Ano da Fé, proclamado pelo Papa emérito Bento XVI, com a Missa da solenidade de Cristo Rei do Universo.

Após a celebração Eucarística, participamos na Adoração Eucarística a cargo da Confraria do Santíssimo Sacramento e com a colaboração do Coro Paroquial, até ao meio-dia.

A Eucaristia iniciou-se à entrada da porta da igreja , que se abriu apenas depois da admonição seguinte:
Há cerca de um ano atrás teve início o Ano da Fé, iniciativa do Papa Emérito Bento XVI para celebrar o jubileu do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica.

Foi um tempo propício para revisitarmos conteúdos, esclarecermos dúvidas e rezarmos com outro espírito a fórmula da nossa profissão de fé, o Credo.

Hoje iniciamos a celebração junto à porta na nossa igreja com as primeiras palavras da Carta Apostólica PORTA FIDEI do Sumo Pontífice Bento XVI:
A PORTA DA FÉ, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós.
É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma.
Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira.
Este caminho tem início no Baptismo, pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos crêem n’Ele.
Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor:

- o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação;

- Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição;

- o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor.

Por isso, preparemos o nosso coração para celebrarmos com alegria e profundidade estes santos mistérios.

Durante o Credo, que foi cantado pelo Coro Paroquial e seguido pela assembleia, o celebrante, o Senhor Padre Manuel, acendeu duas velas no Círio Pascal, velas que de seguida passaram a chama às velas de toda a Assembleia.
No final da Eucaristia o celebrante expôs o Santíssimo Sacramento que ficou em adoração até ao meio-dia.
Na Adoração ao Santíssimo Sacramento, os momentos de silêncio para adoração e oração pessoal foram intercalados com leituras bíblicas, orações, preces e cânticos.
O Senhor Padre Rui procedeu ao encerramento com a Benção Eucarística.
 
 
 

 
 
 
 
 

 
 
 
 

1 comentário:

  1. é bom ver a vivência da fé dos Cristãos da Paroquia de S. Cristovão do Muro. A Igreja foi muito "grande" para a riqueza desta celebração da Fé.

    ResponderEliminar