Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

FAZ HOJE UM ANO QUE O PAPA BENTO XVI ANUNCIOU A SUA RENÚNCIA AO PONTIFICADO

Foi a 11 de Fevereiro de 2013 que sua Santidade o Papa Bento XVI (Abril de 2005-Fevereiro de 2013) fez o anúncio da sua renúncia ao ministério petrino, que terminou a 28 de Fevereiro do último ano.


O Papa alemão, de 86 anos, que sucedeu a João Paulo II (1920-2005) evocou a “avançada idade” para justificar uma decisão que não se verificava há cerca de 600 anos na Igreja Católica e abrir caminho à eleição de um sucessor, o Papa Francisco.


A SUA DECLARAÇÃO DE RENÚNCIA:

DECLARATIO

Caríssimos Irmãos,

convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja.
Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino.
Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.
Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado.
Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos.
Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice.
Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI



A ÚLTIMA SAUDAÇÃO DE BENTO XVI AOS FIÉIS

Às 20h00 de Quinta-feira, 28 de Fevereiro concluiu-se o pontificado de Bento XVI e foi aberta a sede vacante.
Pouco antes, por volta das 17H20 o Papa tinha chegado ao Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, de cuja varanda central saudou com estas palavras os numerosos fiéis reunidos na praça:

Obrigado! Obrigado a vós!

Estimados amigos, sinto-me feliz por estar convosco, circundado pela beleza da criação e pela vossa simpatia, que me faz muito bem.
Obrigado pela vossa amizade, pelo vosso carinho.
Vós sabeis que este dia é diferente dos precedentes; já não sou o Sumo Pontífice da Igreja católica: ainda sou até às oito horas da noite, e depois deixo de o ser.
Sou simplesmente um peregrino que começa a última etapa da sua peregrinação nesta terra.
Mas ainda gostaria, com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão e com todas as minhas forças interiores, trabalhar pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. E sinto-me apoiado pela vossa simpatia.
Vamos em frente, juntamente com o Senhor, para o bem da Igreja e do mundo.
Obrigado! Concedo-vos agora de todo o coração a minha Bênção.

Abençoe-vos Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Obrigado, boa noite. Obrigado a todos vós!









«Hoje convido-vos a rezar juntamente comigo por Sua Santidade Bento XVI, um homem de grande coragem e humildade».
Texto do Papa Francisco colocado esta manhã no TWITTER @PONTIFEX_PT


Fontes: Santa Sé, Ecclesia, L'Osservatore Romano

Sem comentários:

Enviar um comentário