Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO TEM UMA DIMENSÃO ECLESIAL

Afirmou o Papa na Audiência Geral ao continuar a sua catequese, hoje sobre a Confissão



Na audiência geral desta quarta-feira, 19 de Fevereiro, o Papa Francisco propôs uma catequese sobre o Sacramento da Reconciliação.
E começou logo por concretizar a origem deste sacramento.

O Sacramento da Penitência e da Reconciliação brota directamente do mistério pascal.”

O Sacramento da Reconciliação foi-nos dado por Jesus no domingo de Páscoa, quando disse aos discípulos: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados».
Como vedes – continuou o Papa Francisco - o perdão dos nossos pecados não o podemos dar a nós mesmos, mas é dom do Espírito Santo: Ele derrama sobre nós torrentes de graça e misericórdia do Pai, que jorram sem cessar do Coração aberto de Cristo Ressuscitado.
A Confissão é deixar-se envolver no abraço da misericórdia infinita do Pai, que nos comunica toda a sua alegria pelo nosso regresso a casa, à família de Deus.

Ao longo do tempo, a celebração deste sacramento passou de uma forma pública àquela pessoal e reservada da Confissão.
Isto porém não deve fazer perder a matriz eclesial que constitui o contexto vital.”

Na verdade, embora a forma ordinária da Confissão seja pessoal e secreta, não se deve perder de vista a sua dimensão eclesial – considerou o Papa Francisco - por isso, não basta pedir perdão a Deus no íntimo do próprio coração, mas é necessário confessar os pecados ao sacerdote.
Este, no confessionário, não representa apenas Deus, mas toda a comunidade eclesial, a qual se reconhece na fragilidade dos seus membros, constata comovida o seu arrependimento, reconcilia-se com eles e encoraja-os no caminho de conversão e amadurecimento humano e cristão.

Apesar dos perigos da perda do sentido do pecado o Sacramento da Reconciliação – concretizou o Santo Padre – “representa um verdadeiro tesouro confiado às mãos da Igreja” e “celebrar este sacramento significa sermos envolvidos num abraço caloroso da infinita misericórdia do Pai.”

Fonte: Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário