Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 26 de abril de 2014

Boletim Paroquial nº 98

Semana de 27 de Abril a 4 de Maio de 2014
II Domingo da Páscoa - ANO A


VIDA NOVA DA RESSURREIÇÃO


A liturgia deste domingo apresenta-nos essa comunidade de Homens Novos que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja.
A sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição.

Na primeira leitura temos, na “fotografia” da comunidade cristã de Jerusalém, os traços da comunidade ideal: é uma comunidade fraterna, preocupada em conhecer Jesus e a sua proposta de salvação, que se reúne para louvar o seu Senhor na oração e na Eucaristia, que vive na partilha, na doação e no serviço e que testemunha – com gestos concretos – a salvação que Jesus veio propor aos homens e ao mundo.

No Evangelho sobressai a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições.
Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.

A segunda leitura recorda aos membros da comunidade cristã que a identificação de cada crente com Cristo – nomeadamente com a sua entrega por amor ao Pai e aos homens – conduzirá à ressurreição.
Por isso, os crentes são convidados a percorrer a vida com esperança (apesar das dificuldades, dos sofrimentos e da hostilidade do “mundo”), de olhos postos nesse horizonte onde se desenha a salvação definitiva.


Vaticano: PAPA INCITA A NÃO TER MEDO «DA ALEGRIA DA RESSURREIÇÃO»
O Papa Francisco lembra que Jesus está sempre presente na vida dos cristãos


Cidade do Vaticano, 24 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu, hoje durante a Missa da manhã na Casa de Santa Marta no Vaticano, para que os cristãos “não tenham medo da alegria da Ressurreição” de Cristo.

Existem cristãos que têm medo da alegria da Ressurreição e a vida deles parece um funeral, mas o Senhor ressuscitado está sempre connosco”, disse Francisco na homilia da Missa desta manhã na Casa de Santa Marta, no Vaticano.

Partindo da análise do Evangelho proposto pela liturgia do dia que narra a aparição de Cristo ressuscitado aos discípulos, que na saudação de paz, em vez de se alegrarem, ficam tomados de “espanto e temor”, ao imaginar que estão a ver um espírito.

Esta é uma doença dos cristãos, temos medo da alegria, achamos que é melhor pensar: ‘Sim, sim, Deus existe, mas está lá, Jesus ressuscitou, mas está lá’. Temos medo da proximidade de Jesus, porque isso nos dá alegria. E assim se explicam os muitos cristãos de funeral, não? Aos quais parece que a vida é um funeral contínuo”, questionou o Papa.

Francisco comparou de seguida esses cristãos de funeral a morcegos porque considera que muitos “movem-se melhor não na luz da alegria, mas nas sombras, como aqueles animais que só conseguem sair à noite, mas à luz do dia não vêem nada”.

Jesus, com a sua Ressurreição, dá-nos a alegria: a alegria de ser cristãos; a alegria de segui-lo de perto; a alegria de caminhar nas estradas das Bem-aventuranças; a alegria de estar com Ele”, sublinhou.

Francisco explica assim que a vida cristã deve ser “um diálogo com Jesus porque Ele está sempre connosco, está sempre com os nossos problemas, com as nossas dificuldades, com as nossas boas obras”.

Peçamos ao Senhor que faça com todos nós o que fez com os discípulos, que tinham medo da alegria: que abra a nossa mente e nos faça entender que Ele é uma realidade viva, que Ele tem corpo, que Ele está connosco e nos acompanha e que Ele venceu. Peçamos ao Senhor a graça de não ter medo da alegria”, concluiu.


Vaticano: CANONIZAÇÃO MARCADA PELO DIA DA DIVINA MISERICÓRDIA, CRIADO POR JOÃO PAULO II
Papa polaco e João XXIII vão ser inscritos no «álbum dos santos» em cerimónia com mais de 120 cardeais e mil bispos


Cidade do Vaticano, 24 abr 2014 (Ecclesia) – A canonização de João Paulo II e João XXII vai ser celebrada no domingo da Divina Misericórdia na Igreja Católica, uma festa criada pelo próprio Papa polaco, perante mais de 120 cardeais e mil bispos.

A preparação para a Missa, a partir das 09h00 (08h00 em Lisboa) começa com a recitação do chamado ‘terço da Divina Misericórdia’, uma devoção católica baseada nas visões de Santa Faustina Kowalska (1905-1938), canonizada por João Paulo II em 2000.

A data escolhida para as canonizações é também a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu em 2005 na véspera da festa da Divina Misericórdia – celebrada anualmente no primeiro domingo depois da Páscoa.

A Missa presidida por Francisco, que se inicia este domingo pelas 10h00 (09h00 em Lisboa), inclui o rito de canonização propriamente dito.

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, acompanhado pelos postuladores de João Paulo II e João XXIII (os padres Slawomir Oder e Giovangiuseppe Califano), pede em três momentos sucessivos que os beatos sejam inscritos no “álbum dos Santos”.

Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente reflectido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos João XXIII e João Paulo II, inscrevemo-los no Álbum dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”, refere a fórmula de canonização, a ser proferida pelo Papa.

Os relicários dos dois novos santos vão ser colocados junto ao altar, com as respectivas relíquias - uma ampola com sangue de João Paulo II, a mesma da beatificação em 2011, e um fragmento da pele de João XXIII, recolhido aquando da exumação, em 2000.

Na mesma altura vão ser descerradas as imagens dos novos santos, as mesmas das beatificações, sobre o balcão central da Basílica de São Pedro.

Depois da proclamação dos novos santos, o cardeal Amato agradece ao Papa Francisco, concluindo o rito.

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos pede ainda que seja redigida a Carta Apostólica a respeito das canonizações que acabaram de ter lugar.

A Missa vai contar com a participação do coro da Capela Sistina, juntamente com os coros das Diocese de Roma e Bérgamo e a Orquestra filarmónica de Cracóvia, dioceses ligadas à vida de João Paulo II e João XXIII.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, além dos cardeais e bispos, vão marcar presença nas canonizações 6000 padres; a Comunhão vai ser distribuída por 600 sacerdotes e 270 diáconos, entre a Praça de São Pedro e a avenida principal que liga o Vaticano a Roma.

O director da sala de imprensa da Santa Sé não confirmou oficialmente a presença, na Missa, do Papa emérito Bento XVI, que beatificou João Paulo II.

O Papa Bento XVI sabe que é bem-vindo, sabe que é desejado, foi convidado. Nós respeitamos a sua liberdade, a sua idade, o sentir forças para vir ou não nesse dia. Não há nenhuma confirmação oficial”, disse aos jornalistas.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 29 de Abril, às 19:00
Sábado, dia 3 de Maio, às 17:00
Domingo, dia 4 de Maio, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira e Quarta-feira, das 16:00 às 18:30, em São Romão.

NOTA
No próximo Sábado, dia 3 de Maio, pelas 10:00, há reunião com os pais das crianças do 3º ano, no Salão Paroquial.


PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA

No próximo dia 14 de Junho, a Vigararia da Trofa/Vila do Conde vai realizar uma peregrinação a Fátima.
Nesta peregrinação somos todos convidados a participar.
No Sábado, 14 de Junho, não haverá qualquer tipo de actividade paroquial, nem sequer Eucaristia.

Programa:
6:00 – Partida;
10:00 – Hora prevista de chegada a Fátima;
10:30 – Todos os peregrinos da nossa Vigararia juntar-se-ão junto à Capelinha das Aparições, onde sairemos em procissão, com o estandarte da nossa paróquia, em direcção à Igreja da Santíssima Trindade;
11H00 – Eucaristia na Igreja nova da Santíssima, presidida pelo Senhor D. Pio Alves, nosso Bispo Auxiliar;
A seguir à Eucaristia, teremos tempo livre para o almoço;
16H00 – Recitaremos o Terço na Capelinha das Aparições;
No final voltaremos para casa.

O preço por pessoa é de 12,50€ e a inscrição deverá ser feita no final das Eucaristias, na sacristia, ou junto do Padre Rui.
Gostava que a nossa Comunidade se envolvesse nesta peregrinação.


Sem comentários:

Enviar um comentário