Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 3 de maio de 2014

Boletim Paroquial nº 99

Semana de 4 a 11 de Maio de 2014
III Domingo da Páscoa - ANO A


NÃO ESTAMOS SÓS


A liturgia deste domingo convida-nos a descobrir esse Cristo vivo que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, que com a sua Palavra anima os corações magoados e desolados, que se revela sempre que a comunidade dos discípulos se reúne para “partir o pão”; apela, ainda, a que os discípulos sejam as testemunhas da ressurreição diante dos homens.

É no Evangelho, sobretudo, que esta mensagem aparece de forma nítida.
O texto que nos é proposto põe Cristo, vivo e ressuscitado, a caminhar ao lado dos discípulos, a explicar-lhes as Escrituras, a encher-lhes o coração de esperança e a sentar-Se com eles à mesa para “partir o pão”.
É aí que os discípulos O reconhecem.

A primeira leitura mostra (através da história de Jesus) como do amor que se faz dom a Deus e aos irmãos, brota sempre ressurreição e vida nova; e convida a comunidade de Jesus a testemunhar essa realidade diante dos homens.

A segunda leitura convida a contemplar com olhos de ver o projecto salvador de Deus, o amor de Deus pelos homens (expresso na cruz de Jesus e na sua ressurreição). Constatando a grandeza do amor de Deus, aceitamos o seu apelo a uma vida nova.


Bispos: PRESIDENTE DA CEP ESPERA QUE FREI BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES SEJA CANONIZADO BREVEMENTE
Um dos exemplos «mais estimulantes» da pastoral em Portugal do que «pode e dever ser um pastor da Igreja», disse D. Manuel Clemente.


Fátima, Santarém, 01 mai 2014 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considerou, esta Quinta-feira, em Fátima, o beato frei Bartolomeu dos Mártires, um dos exemplos “mais estimulantes” da pastoral em Portugal do que “pode e dever ser um pastor da Igreja”.

Quando se celebra este sábado, dia 3 de maio, os 500 anos do nascimento de frei Bartolomeu dos Mártires, “um dos mais insignes promotores da renovação da Igreja nos tempos modernos”, D. Manuel Clemente disse aos jornalistas, no encerramento da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que este dominicano «cheirava as ovelhas» e espera que “seja canonizado em breve”.

Os bispos portugueses aprovaram, hoje, uma nota pastoral intitulada «Bartolomeu dos Mártires, Modelo para a renovação da Igreja» e realçam que o homenageado, “tendo vivido em tempos de uma enorme crise epocal, dentro e fora da Igreja, pode e deve ser visto como testemunha” para se acreditar que “a evangelização e as reformas na Igreja não só são necessárias como possíveis”.

A sua vida e obra transpiram aquele dinamismo missionário sem fronteiras”, realçam os bispos portugueses que estiveram reunidos em Assembleia Plenária de 29 de Abril a 01 de Maio, em Fátima.


Há pessoas que, pelos princípios e valores que pautaram as suas vidas, são permanentes modelos de referência de todos os tempos”, lê-se na nota pastoral.

CALENDÁRIO DE MINISTROS E GRUPOS PARA O MÊS de MAIO de 2014



AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 6 de Maio, às 19:00
Sábado, dia 10 de Maio, às 17:00 - 30º Dia Fernando da Silva Gonçalves
Domingo, dia 11 de Maio, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA no dia 14 de JUNHO
Recorda-se que, conforme foi publicitado anteriormente, se encontram abertas as inscrições.

NOTA
Vai-se realizar no próximo domingo, dia 11, um rastreio gratuito de hipertensão, das 10 às 11:15, no Salão Paroquial.

Sem comentários:

Enviar um comentário