Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 12 de agosto de 2014

CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO IRAQUE

D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, falou hoje no «extermínio das minorias» e na «tragédia» humana que se vive no Iraque




Estamos diante do extermínio das minorias cristãs, estamos diante de um crime contra a humanidade, de lesa humanidade, e, por isso, é um grito para tirar da indiferença a comunidade internacional e de um modo particular o mundo ocidental”.

... o Ocidente não pode continuar a olhar para o lado, a assobiar, iludindo-se de poder ignorar uma tragédia humana” que destrói valores como “a dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais da pessoa humana, a liberdade religiosa”.

D. António Marto recordou o apelo “amargurado e aflitivo” do Papa Francisco e dos bispos do Iraque sobre a “situação dramática dos cristãos e das comunidades cristãs que estão a ser expulsos das suas terras e espoliados de todos os seus bens”, para sublinhar que é “um apelo que tem de ser gritado ao mundo e também gritado em Fátima”.

O bispo de Leiria-Fátima informou que o Santuário de Fátima vai enviar através da Cáritas Portuguesa 15 mil euros para apoiar a população cristã do Iraque.

Pediu que as Igrejas locais rezem para pedir o dom da paz e exortou à solidariedade do ponto de vista material “a quem ficou sem todos os seus bens e tem apenas a roupa que levou vestida”.


Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário