Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 8 de novembro de 2014

Boletim Paroquial nº 122

Semana de 9 a 16 de Novembro de 2014
Festa da Dedicação da Basílica de Latrão – Ano A

FESTA DA DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO

A Basílica de S. João de Latrão, cuja “dedicação” ou consagração aconteceu no ano de 320, é a catedral do Papa, enquanto Bispo de Roma.
Ela é a “mãe de todas as igrejas”, o símbolo das Igrejas de todo o mundo, unidas à volta do sucessor de Pedro.
A Festa da Dedicação da Basílica de Latrão convida-nos a tomar consciência de que a Igreja de Deus (que a Basílica de Latrão simboliza e representa) é hoje, no meio do mundo, a “morada de Deus”, o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada histórica dos homens.

Na primeira leitura, o profeta Ezequiel, dirigindo-se ao Povo de Deus exilado na Babilónia, anuncia a chegada de um tempo de salvação e de graça, em que Deus vai estabelecer a sua morada no meio dos homens e vai derramar sobre a humanidade sofredora vida em abundância.

No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o Novo Templo, o “lugar” onde Deus reside no mundo e onde os homens podem fazer a experiência do encontro com Deus.
É através de Jesus que o Pai oferece aos homens o seu amor e a sua vida.
Aquilo que a antiga Lei já não conseguia fazer – estabelecer relação entre Deus e os homens – é Jesus que, a partir de agora, o faz.

Na segunda leitura, Paulo recorda aos cristãos de Corinto (e aos cristãos de todos os tempos e lugares) que são, no mundo, o Templo de Deus onde reside o Espírito.
Animados pelo Espírito, os cristãos são chamados a viver numa dinâmica nova, seguindo Jesus no caminho do amor, da partilha, do serviço, da obediência a Deus e da entrega aos irmãos; vivendo dessa forma, eles tornam Deus presente e actuante no meio da cidade dos homens.


Fátima: TERCEIRA PARTE DO «SEGREDO» ANALISADO PELO CENTRO DE FÍSICA ATÓMICA
Manuscrito foi visto por mais de 220 mil visitantes em exposição no Santuário

Fátima, Santarém, 05 nov 2014 (Ecclesia) - O Santuário de Fátima revelou hoje que o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo de Fátima’ foi submetido a análises científicas, com vista à sua certificação, no Centro de Física Atómica.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, assinala em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que o Serviço de Estudos e Difusão da instituição católica “continua, assim, apostado em fazer uso de metodologias científicas para estudar os mais importantes testemunhos documentais da Mensagem de Fátima”.

Marco Daniel Duarte, director do referido serviço, revela à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima que, através de uma parceria com o Centro de Física Atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, “o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo”.

O manuscrito esteve nos laboratórios deste centro entre segunda e terça-feira.

O objectivo deste trabalho científico tem em vista a caracterização do papel e da tinta; os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela Irmã Lúcia antes e após a redacção deste documento, para certificação”, explica a professora Maria Luísa Carvalho, coordenadora do projecto científico.

Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do ‘Segredo de Fátima’, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, através de protocolo assinado a 7 de Outubro, se encontram à guarda do Santuário de Fátima.

Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o Santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objecto de publicação em revista científica internacional da especialidade”, assinala a nota de imprensa.

Durante a exposição ‘Segredo e Revelação’, que esteve patente ao público entre 30 de Novembro de 2013 e 31 de Outubro de 2014, o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo’ foi visto por 227 921 visitantes.

O manuscrito, redigido pela irmã Lúcia, pode ser visto na versão virtual da exposição, que já registou 63 156 visitantes.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e Outubro de 1917.

Jacinta e Francisco morreram com 9 e 10 anos, respectivamente, e foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000; a terceira vidente, Lúcia de Jesus (1907-2005), encontra-se em processo de beatificação.


Vaticano: FRANCISCO ALERTA CONTRA CARREIRISMO NA IGREJA
Papa pede bispos prontos para servir as suas comunidades

Cidade do Vaticano, 05 nov 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os bispos têm uma missão de “serviço” e dedicação aos outros na Igreja, alertando para os perigos do carreirismo nos membros do clero.

O episcopado não é uma honorificência, é um serviço.
Jesus quis que fosse assim.
Não deve haver lugar na Igreja para a mentalidade mundana que diz assim: Este homem fez a carreira eclesiástica e tornou-se bispo.
Não, não, na Igreja não deve haver lugar para esta mentalidade, o episcopado é um serviço, não uma distinção para vangloriar-se”, declarou, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a audiência pública semanal.

O Papa sublinhou que este não é um cargo de “prestígio” e pediu que os bispos saibam ser um “sinal visível” da ligação entre Cristo e o seu povo, um instrumento de “comunhão”, como tantos santos que os precederam.

Os santos bispos - e há tantos na história da Igreja, tantos bispos santos - mostram-nos que este ministério não se procura, não se pede, não se compra, mas acolhe-se em obediência, não para se elevar, mas para abaixar-se, como Jesus”, precisou.

Neste, contexto, afirmou que é “é triste quando se vê um homem que procura este cargo e faz tantas coisas para lá chegar”.

Quando ali chega, não serve, pavoneia-se, vive apenas para a sua vaidade”, assinalou, numa intervenção saudada pelos presentes com uma salva de palmas.

O Papa precisou que os bispos, como sucessores dos Apóstolos, são colocados à frente das comunidades cristãs “como garantes da sua fé e como sinal vivo da presença do Senhor no meio delas”.

Francisco lembrou ainda que os bispos constituem “um único colégio”, unido ao Papa, em que todos procuram “ser cada vez mais servidores dos fiéis, servidores da Igreja”, uma experiência que foi visível, por exemplo, na assembleia extraordinária do Sínodo que decorreu em Outubro.

Não há uma Igreja saudável se os fiéis, os diáconos e os presbíteros não estiverem unidos ao bispo. Esta Igreja que não está unida ao bispo é uma Igreja doente”, advertiu.

No final da audiência, Francisco deixou saudações aos vários grupos presentes, incluindo os peregrinos de língua portuguesa:
Queridos irmãos, rezai pelos vossos Bispos, que são garantes da verdadeira fé e sinal vivo da presença do Senhor no meio de vós. Rezai também por mim. Agradeço-vos de coração. Que Deus vos abençoe”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 11 de Novembro, às 18:30
Sábado, dia 15 de Novembro, às 17:00
Domingo, dia 16 de Novembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Nas próximas Quarta e Quinta-feira, das 16 às 18H00 em São Romão do Coronado

NOTAS
No próximo dia 14 de Novembro (Dia Mundial da Diabetes), pelas 16H30, vai-se realizar na Junta de Freguesia de São Romão do Coronado uma sessão de educação para a Saúde em Diabetes, com a presença da Dra. Marieta Santos e da Enf. Maria Antónia Cabo.

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.

O CPM começará no próximo dia 5 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.

Sem comentários:

Enviar um comentário