Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 15 de novembro de 2014

Boletim Paroquial nº 123

Semana de 16 a 23 de Novembro de 2014
XXXIII Domingo do Tempo Comum - Ano A



SOMOS TESTEMUNHAS”

A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que vivemos, testemunha consciente, activa e comprometida desse projecto de salvação/libertação que Deus Pai tem para os homens.

O Evangelho apresenta-nos dois exemplos opostos de como esperar e preparar a última vinda de Jesus.
Louva o discípulo que se empenha em fazer frutificar os “bens” que Deus lhe confia; e condena o discípulo que se instala no medo e na apatia e não põe a render os “bens” que Deus lhe entrega (dessa forma, ele está a desperdiçar os dons de Deus e a privar os irmãos, a Igreja e o mundo dos frutos a que têm direito).

Na segunda leitura, Paulo deixa claro que o importante não é saber quando virá o Senhor pela segunda vez; mas é estar atento e vigilante, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhando os seus projectos, empenhando-se activamente na construção do Reino.

A primeira leitura apresenta, na figura da mulher virtuosa, alguns dos valores que asseguram a felicidade, o êxito, a realização.
O “sábio” autor do texto propõe, sobretudo, os valores do trabalho, do compromisso, da generosidade, do “temor de Deus”.
Não são só valores da mulher virtuosa: são valores de que deve revestir-se o discípulo que quer viver na fidelidade aos projectos de Deus e corresponder à missão que Deus lhe confiou.


Escutismo: PATRIARCA DE LISBOA REAFIRMA CONFIANÇA NOS RESPONSÁVEIS NACIONAIS

CNE esclarece alegadas situações de abuso sexual de menores, por parte de um dirigente

Fátima, Santarém, 13 nov 2014 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje em Fátima a sua “inteira confiança” no Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Após notícias veiculadas acerca de alegadas situações de abuso sexual de menores, por parte de um dirigente do CNE, o presidente da CEP disse em conferência de imprensa que “se há movimento juvenil em Portugal em que o acompanhamento é uma realidade, em que a verificação é cada vez mais atenta, esse é o Escutismo”.

Isso posso garantir-vos”, reforçou.

O patriarca de Lisboa citou um comunicado da Junta Central do CNE para afirmar que “desde o primeiro momento em que houve conhecimento” do alegado caso, existiu “uma colaboração total” com as autoridades de investigação.

Esse é o nosso único propósito. Quando essas situações, infelizmente, ocorrerem, temos de dar-lhes resposta imediata e a mais capaz possível”, precisou.

Neste contexto, o patriarca de Lisboa reafirmou a sua “inteira confiança na Junta Central do Corpo Nacional de Escutas e nos seus dirigentes em geral”.

D. Manuel Clemente assinalou que ninguém quer “fechar os olhos” perante situações como estas e recordou o investimento no “acompanhamento e prevenção” de casos, porque ninguém “está incólume a fraquezas”.

Tenham confiança no Corpo Nacional de Escutas, porque é uma realidade com que a sociedade portuguesa pode contar inteiramente”, concluiu.

A Junta Central do CNE, em comunicado de Imprensa enviado à Agência ECCLESIA, manifesta a sua “solidariedade para com as eventuais vítimas e respectivas famílias” e lamenta que tais factos possam ter ocorrido, “os quais são absolutamente incompatíveis com os valores que defende”.

Os responsáveis precisam que “no próprio dia em que teve conhecimento da detenção do suspeito”, a chefia do Corpo Nacional de Escutas entrou em contacto com a Polícia Judiciária, expressando “total disponibilidade” para colaborar com as autoridades competentes.

A nota de imprensa explica que, na sequência desse contacto, “a Polícia Judiciária proibiu de forma peremptória a emissão de qualquer tipo de declaração ou informação sobre este assunto, alegando que seriam as próprias autoridades a estabelecer contactos com terceiros, fossem eles vítimas, famílias, comunicação social ou outros”.

O movimento escutista assenta numa relação de confiança entre os responsáveis adultos e os pais das crianças e jovens que nos são confiados. Queremos pois reiterar que o CNE não pactuará com situações que vão contra esta premissa, e que faremos todo o possível por evitar a quebra desta confiança que temos com todos os pais e encarregados de educação dos nossos associados”, conclui o comunicado.


Solidariedade: VATICANO DISPONIBILIZA TRÊS DUCHES PARA SEM-ABRIGO NA COLUNATA DE SÃO PEDRO

Iniciativa apoiada pelo Papa Francisco vai começar no dia 17

Cidade do Vaticano, 14 nov 2014 (Ecclesia) - A colunata de São Pedro, no Vaticano, vai acolher a partir de segunda-feira três duches para sem-abrigo, numa iniciativa do esmoler pontifício, o arcebispo Konrad Krajewski, que teve o apoio do Papa Francisco.

O portal de notícias do Vaticano adianta que esta ideia já começou a ser aplicada em dez paróquias de Roma.

Se andar por Roma e quiser entrar num balneário público, não existe”, refere o arcebispo polaco à Rádio Vaticano.

Segundo o esmoler [Pessoa que distribui esmolas] do Papa, a intenção é “devolver a dignidade” aos sem-abrigo, que sem acesso a espaços para a sua higiene pessoal não podem, por exemplo, “entrar nos restaurantes”.

Os balneários que existem nas estações ferroviárias são pagos e, apesar de algumas instituições católicas já disponibilizarem este serviço gratuitamente, a intenção de D. Konrad Krajewski é oferecer a possibilidade do banho nos locais onde há refeitórios, nas paróquias de Roma.

Isto é um serviço normal, que deveria partir do município, não de nós. Mas sabe-se que os projectos são sempre para daqui a um ano, a dois anos, a dez anos… O Evangelho, pelo contrário, manda-nos fazer as coisas ‘hoje’”, precisou o responsável.

Estes novos duches são pertença das estruturas paroquiais e querem que as pessoas se sintam convidadas a entrar “em casa”.

Nós somos o pronto-socorro do Papa Francisco e o nosso dinheiro deve ser distribuído de forma evangélica. Fazer estes duches para os sem-abrigo é uma bênção para muitos, também para a própria cidade”, concluiu.

A acção junto que pernoitam nos arredores do Vaticano tem sido uma das prioridades do esmoler e do próprio Papa, que em 2013 assinalou o seu 77.º aniversário convidando três sem-abrigo, na Casa de Santa Marta.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 18 de Novembro, às 18:30 – Acção de graças pelos 25 anos de casamento de Maria Odete e Fernando Lage.
Sábado, dia 22 de Novembro, às 17:00
Domingo, dia 23 de Novembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 17 às 18H15


NOTAS

Vai realizar-se o 3º Encontro de preparação para o Crisma Vicarial, no próximo dia 21 de Novembro, pelas 21H30, em São Romão do Coronado.

Na próxima Quarta-feira, dia 19 de Novembro, há uma Assembleia Geral Ordinária da Confraria do Santíssimo Sacramento, pelas 20H30 no Salão Paroquial, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
  1. Leitura e aprovação da acta da reunião anterior;
  2. Eleição de novos órgãos de governo;
  3. Outros assuntos.
Todos os associados estão convidados a participar e seria bom que todos participassem!

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.
O CPM começará no próximo dia 5 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.

CRISTO-REI – No próximo Domingo terminaremos mais um Ano Pastoral com a grande Celebração de Cristo Rei do Universo!
A Eucaristia será às 9H15, como é habitual
Terminada a Eucaristia, o Santíssimo ficará exposto até às 12H00, altura em que darei a bênção.
Façamos deste dia um dia de Adoração e maior intimidade ao Senhor Deus de Todo o Universo!

No próximo dia 29 de Novembro a Comissão de Festas em honra de S. Cristóvão e São Pantaleão organiza um jantar seguido de uma noite de fados, no Salão Paroquial.
Quem estiver interessado em passar uma noite bem passada, deve contactar algum elemento da Comissão de Festas.


O ofertório das Eucaristias do fim de semana passado renderam 400€, que reverteram para os Missionários Combonianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário