Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 29 de novembro de 2014

Boletim Paroquial nº 125

Semana de 30 de Novembro a 7 de Dezembro de 2014
I Domingo do Advento – Ano B



1º DOMINGO DO ADVENTO”

A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a equacionar a nossa caminhada pela história à luz da certeza de que “o Senhor vem”.
Apresenta também aos crentes indicações concretas acerca da forma devem viver esse tempo de espera.


A primeira leitura é um apelo dramático a Jahwéh, o Deus que é “pai” e “redentor”, no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo.
O profeta não tem dúvidas: a essência de Deus é amor e misericórdia; essas “qualidades” de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus.

O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”.
Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de “vigilância” – isto é, um tempo de compromisso activo e efectivo com a construção do Reino.

A segunda leitura mostra como Deus Se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo.
Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.


1º DOMINGO DO ADVENTO: PREVENIR / VIGIAR

O que vos digo a vós, digo a todos: Vigiai”

Este é o primeiro Domingo do Advento! Inicia-se o tempo em que, junto à comunidade cristã, desejamos renovar a nossa disposição para celebrarmos a alegria da vinda do Senhor e a força que essa esperança alimenta o seu povo. Em Jesus Cristo, somos chamados à comunhão plena, de vida e santidade, conforme o anúncio dos profetas. Para isso, que o Espírito do Pai nos ajude a permanecermos sempre prevenidos e vigilantes, pois a visita de Deus a seu povo é a promessa que se cumpre em Seu amado Filho Jesus.

Como pede o Papa, devemos ser os primeiros a “tomar a iniciativa, a ir à frente, a ir ao encontro...” (EG, 24) fazer como João Baptista que foi o primeiro a seguir Jesus.

- Símbolo: Luz – Ilumina o nosso caminho (o Sr. Padre acende a vela)

- Atitude para a família / comunidade: Identificar na família ou fora uma situação de dificuldade - por ex., falta de tempo para dialogar, pessoa só, doente.

- Actividade: Fazer o pinheiro de Natal, colocar e acender as luzes. Na Igreja acender a vela e colocar as palavras PREVENIR e VIGIAR.

- Convite à Oração: Preparemos o nosso coração para acolher a Palavra de Jesus, e para, prevenidos e vigilantes, iniciarmos o caminho de Advento ao seu encontro.

- Evangelho: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!» (Mc 13,37).
(Identificar – como a sentinela, como o porteiro – uma situação, pessoa, acontecimento, na própria família que precise da luz de Jesus que vem; Identificar – uma pessoa, família ou situação, à nossa volta, no nosso prédio, na nossa rua, no nosso lugar que precise da luz do Evangelho).
Porque nos chamamos e somos filhos de Deus, rezemos a oração que Jesus nos ensinou, para sermos mais família e sairmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs: Pai-nosso…


OPJ – Orçamento Participativo Jovem

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é um projecto da Câmara que disponibiliza para um projecto apresentado por jovens (10 – 30 anos) e com valências para a Comunidade. O ano passado tivemos a ideia de apresentar uma candidatura para dotar o Centro Paroquial com equipamentos de som, luz e vídeo adequados para as actividades que todos tentamos desenvolver lá e que tantas vezes são dificultadas pelas carências daquela sala. Entretanto, quando nos apercebemos das dificuldades que teríamos para vencer acabamos por deixar a ideia na gaveta.
Este ano, quando surgiu a vontade da Comissão Social de Freguesia de trabalharmos uma candidatura conjunta encabeçada por nós, sugerimos convictamente o Centro Paroquial. Não faz sentido que aquela sala tão boa e confortável seja limitada por questões técnicas. É o ano certo para que avancemos com isto e todos terão noção disso.
O projecto consiste na colocação de equipamento de som, luz e vídeo, restauro de alguns aspectos relacionados com o palco e melhoramento das condições do bar. É claro o proveito que toda a Comunidade tem com isto. Isto não fica por aqui, não é só equipar, o projecto prevê uma série de dinâmicas e serem criadas no sentido de tornar aquele edifício num espaço ainda mais vivo.
O nome do projecto invoca a ponte que se pretende criar entre a memória e o futuro do Centro Paroquial, tendo como ponto de partida os seus 50 anos: “50x5: Memória e Futuro do Centro Paroquial do Muro”.
A votação decorrerá no dia 13 de Dezembro, Sábado, à tarde. Só podem votar pessoas entre os 10 e os 30 anos, mas toda a gente tem em casa alguém a quem pode pedir para participar. A Junta de Freguesia está, connosco, a trabalhar a questão do transporte para conseguirmos concretizar a mobilização do máximo de pessoas. Cada voto conta, uma vez que somos a freguesia mais pequena e que, habitualmente, mobilizamos pouca gente. Não podemos morrer na praia. Contámos com todos! “Sozinhos podemos chegar mais depressa, juntos chegaremos mais longe!”


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 2 de Dezembro, às 18:30
Sábado, dia 6 de Dezembro, às 17:00
Domingo, dia 7 de Dezembro, às 9:15
Segunda-feira, 8 de Dezembro, às 9:15 – Acção de Graças à Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 16H30 às 18H30, em São Romão.
Durante o mês de Dezembro o atendimento faz-se sempre a esta hora e neste dia, com o funcionário do cartório, pois como é Advento estarei em visita aos doentes das paróquias de São Mamede, São Romão e São Cristóvão.


NOTAS

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.
O CPM começará no próximo dia 5 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.

Durante os Domingos do Advento, teremos um momento de oração na Igreja Paroquial das 15H30 às 16H30, como preparação para o Natal, a cargo dos Ministros Extraordinários da Comunhão.

CONFISSÕES – No próximo dia 16 de Dezembro há Confissões na nossa Igreja, das 17H00 às 19H00.

VISITA AOS DOENTES – Durante o mês de Dezembro andarei a visitar os doentes das 3 comunidades a que presido!


Sem comentários:

Enviar um comentário