Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 15 de novembro de 2014

QUE A GLOBALIZAÇÃO DA SOLIDARIEDADE SEJA PRIORIDADE MUNDIAL



Ter sempre presente o valor da solidariedade, entendida como atitude moral, como expressão de atenção ao outro, disse ontem o Papa Francisco, na Sala Paulo VI, aos Contabilistas participantes no seu Congresso Mundial, em Roma

«Por detrás da papelada há uma história, há rostos».
Há um rosto – explicou – de «tantas pessoas que têm um emprego precário, ou que o perderam; de tantas famílias que pagam as suas consequências; de tantos jovens que procuram o primeiro emprego e um trabalho digno»; dos imigrantes «obrigados ao trabalho clandestino», privados «das garantias mais elementares».
É o rosto «dos mais débeis e pobres», a braços todos os dias com problemas económicos e financeiros aos quais os contabilistas estão chamados a oferecer soluções concretas, favorecendo «relações de lealdade, de justiça e, se possível, de fraternidade».

O Sumo Pontífice advertiu:

"Neste contexto, é mais forte a tentação de defender o próprio interesse, sem se preocupar com o bem comum, com a justiça e a legalidade.
Por isso, exige-se de todos, de modo particular daqueles que exercem esta profissão, o bom funcionamento da vida económica de um país, um papel positivo e construtivo no desenvolvimento do próprio trabalho".

"A economia e a parte financeira são dimensões da actividade humana e podem ser ocasiões de encontros, diálogos, cooperação, de direitos reconhecidos, serviços prestados e dignidade no trabalho.
Porém, é preciso colocar sempre o homem no centro, junto com a sua dignidade, em contraste com o que coloca o dinheiro acima de tudo".

"Na vossa actividade, vocês, contabilistas, frequentam as empresas, mas também as famílias e os indivíduos para oferecer sua consultoria económica e financeira.
Por isso, os encorajo a actuar sempre com responsabilidade, favorecendo relações de lealdade e de justiça e, se possível, de fraternidade, enfrentando com coragem, sobretudo, os problemas dos mais pobres e dos mais fracos".


Fontes: Rádio Vaticano e L'Osservatore Romano

Sem comentários:

Enviar um comentário