Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 7 de dezembro de 2014

Boletim Paroquial nº 126

Semana de 7 a 14 de Dezembro de 2014
II Domingo do Advento – Ano B


2º DOMINGO DO ADVENTO”

A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um veemente apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão.
Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus.

Na primeira leitura, um profeta anónimo da época do Exílio garante aos exilados a fidelidade de Jahwéh e a sua vontade de conduzir o Povo – através de um caminho fácil e direito – em direcção à terra da liberdade e da paz.
Ao Povo, por sua vez, é pedido que dispa os seus hábitos de comodismo, de egoísmo e de auto-suficiência e aceite, outra vez, confrontar-se com os desafios de Deus.

No Evangelho, João Baptista convida os seus contemporâneos (e, claro, os homens de todas as épocas) a acolher o Messias libertador.
A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos os homens esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite ao homem viver numa dinâmica de amor e de liberdade.
No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.

A segunda leitura aponta para a parusia, a segunda vinda de Jesus.
Convida-nos à vigilância – isto é, a vivermos dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-nos na transformação do mundo e na construção do Reino.
Se os crentes pautarem a sua vida por esta dinâmica de contínua conversão, encontrarão no final da sua caminhada terrena “os novos céus e a nova terra onde habita a justiça”.


2º DOMINGO DO ADVENTO: PREPARAR / AJUDAR

Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas

No segundo Domingo do Advento, ouviremos uma voz gritando no deserto:
Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Lc 3,4)

O Papa Francisco dirigiu as seguintes palavras especialmente aos pais e àqueles que se sentem chamados ao matrimónio, que ainda se tornarão pais:
Precisamos preparar as nossas crianças para que o Senhor entre no caminho das suas vidas, principalmente neste tempo onde as festas cristãs têm sido engolidas por uma cultura fria, secularizada e consumista”.

Esse é o apelo de João Baptista, mas ao permitirmos que a voz de Deus entre nos nossos corações através deste trecho das Sagradas Escrituras é preciso assumir essa missão e seguir o Pastor.

- Símbolo: Branco – simboliza a inocência e a pureza, a alegria e a glória. (acender vela)

- Atitude para a família/comunidade: Desligar a televisão e dialogar sobre o dia vivido, ficando a saber das alegrias e dificuldades que cada um sentiu.

- Actividade: Começar a construir a fachada da casa, usando uma caixa: por ex. de sapatos, cereais, bolachas, etc. Decorar a maquete da casa ao gosto de cada um, e não esquecer de abrir janelas – se for possível, colocar nas janelas um bocadinho de celofane de cor amarela. Na Igreja acender a vela e colocar as palavras PREPARAR e AJUDAR.

- Convite à oração: Preparemos o nosso coração para acolher a Palavra de Jesus e para continuarmos comprometidos a PREPARAR e AJUDAR neste caminho de Advento ao seu encontro.

- Evangelho: Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’. (Mc 1,1.3)

Breve diálogo sobre este evangelho: para ver o modo concreto de uma família preparar e endireitar os caminhos para o Senhor que vem; para planear como e quando é que a família poderá sair – como os pastores – ao encontro da pessoa, família ou situação que foi escolhida na primeira semana.


OPJ – Orçamento Participativo Jovem

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é um projecto da Câmara que disponibiliza para um projecto apresentado por jovens (10 – 30 anos) e com valências para a Comunidade. O ano passado tivemos a ideia de apresentar uma candidatura para dotar o Centro Paroquial com equipamentos de som, luz e vídeo adequados para as actividades que todos tentamos desenvolver lá e que tantas vezes são dificultadas pelas carências daquela sala. Entretanto, quando nos apercebemos das dificuldades que teríamos para vencer acabamos por deixar a ideia na gaveta.
Este ano, quando surgiu a vontade da Comissão Social de Freguesia de trabalharmos uma candidatura conjunta encabeçada por nós, sugerimos convictamente o Centro Paroquial. Não faz sentido que aquela sala tão boa e confortável seja limitada por questões técnicas. É o ano certo para que avancemos com isto e todos terão noção disso.
O projecto consiste na colocação de equipamento de som, luz e vídeo, restauro de alguns aspectos relacionados com o palco e melhoramento das condições do bar. É claro o proveito que toda a Comunidade tem com isto. Isto não fica por aqui, não é só equipar, o projecto prevê uma série de dinâmicas e serem criadas no sentido de tornar aquele edifício num espaço ainda mais vivo.
O nome do projecto invoca a ponte que se pretende criar entre a memória e o futuro do Centro Paroquial, tendo como ponto de partida os seus 50 anos: “50x5: Memória e Futuro do Centro Paroquial do Muro”.

A votação para o projecto de remodelação do nosso salão, “50x5: Memória e Futuro do Centro Paroquial do Muro”, será no próximo dia 13 pelas 14H30 na Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado.
Para facilitar o transporte de todos, estarão disponíveis carrinhas, a partir das 14H00 no Centro Paroquial.
Só pessoas que tenham entre 10 e 30 anos de idade podem votar. Mas todos têm familiares em casa com essas idades e podem levá-los à votação. Em causa está a remodelação do Centro Paroquial. Melhor que ninguém, Murenses e várias gerações, saberão a importância que aquele lugar tem nas nossas vidas. Certamente que sem o Centro Paroquial nenhum de nós seria quem é hoje. A nossa comunidade não seria a mesma.
Este projecto não é de ninguém em particular. Este projecto pertence à nossa comunidade e só com o apoio de todos pode ser escolhido.
Dia 13, não deixemos que esta oportunidade passe ao lado de São Cristóvão do Muro e juntemo-nos para honrar o Passado, servir o Presente e apostar no Futuro!


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Segunda-feira, 8 de Dezembro, às 9:15 – Acção de Graças à Imaculada
Terça-feira, dia 9 de Dezembro, às 18:30
Sábado, dia 13 de Dezembro, às 17:00, na Capela de São Pantaleão – Acção de Graças a Santa Luzia
Domingo, dia 14 de Dezembro, às 9:15 – Missa com a Catequese, com entrega da fachada das suas casas, para a construção do Presépio Paroquial; Missa de Acção de Graças pelo 100º Aniversário da D.ª Lucinda Costa e Silva (conhecida como Lucinda Loura).

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 16H30 às 18H30, em São Romão.
Durante o mês de Dezembro o atendimento faz-se sempre a esta hora e neste dia, com o funcionário do cartório, pois como é Advento estarei em visita aos doentes das paróquias de São Mamede, São Romão e São Cristóvão.


NOTAS

CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio)
Os casais que marcaram casamento para o ano 2015 devem fazer a sua inscrição para o CPM, no horário de atendimento, até ao final do presente ano.
O CPM começará no próximo dia 6 de Fevereiro de 2015, pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa.

Durante os Domingos do Advento, teremos um momento de oração na Igreja Paroquial das 15H30 às 16H30, como preparação para o Natal, a cargo dos Ministros Extraordinários da Comunhão.

CONFISSÕES – No próximo dia 16 de Dezembro há Confissões na nossa Igreja, das 17H00 às 19H00.

VISITA AOS DOENTES – Durante o mês de Dezembro andarei a visitar os doentes das 3 comunidades a que presido!

Vai-se realizar o Sarau Cultural, integrado no fim-de-semana Natalício da Comissão Social de Freguesia:
  • Sábado a partir das 20H00 – Venda de Natal das Associações, Sarau Cultural e fogueira de convívio com vinho e doces.
  • Domingo a partir das 10H00 – Vendas de Natal abertas a toda a comunidade, chá e convívio.

Sem comentários:

Enviar um comentário