Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 31 de janeiro de 2015

REPENSAR SISTEMA DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS ALIMENTOS

O Papa volta a denunciar o desperdício inaceitável de alimentos e exorta a repensar o sistema de produção e de distribuição no encontro deste sábado com os dirigentes da Confederação Nacional Coldiretti Diretti


O encontro com a Confederação Nacional dos Cultivadores Directos, a maior associação de representação e assistência da agricultura italiana, realizou-se por ocasião dos 70 anos da associação.

Destacamos partes da comunicação do Santo Padre:


O nome "coltivatori diretti" refere-se a "cultivar", que é uma actividade tipicamente humana e fundamental.

O verbo "cultivar" traz à mente os cuidados que o agricultor tem para com a sua terra para que ela dê fruto que seja compartilhado: quanta paixão, quanta atenção, quanta dedicação em tudo isso!
Cria-se uma relação familiar e a terra torna-se a "irmã" terra.

O Concílio Vaticano II recordou o destino universal dos bens da terra (cf. Gaudium et spes, 69), mas na realidade o sistema económico dominante impede que muitos possam usufruir de tais bens.

A absolutização das regras do mercado, uma cultura do descarte e do desperdício que no caso do alimento tem proporções inaceitáveis, junto a outros factores, determinam miséria e sofrimento para muitas famílias.
Portanto, deve ser profundamente repensado o sistema de produção e de distribuição dos alimentos.
Como nos ensinaram nossos avós, com o pão não se brinca!
O pão participa de certo modo da sacralidade da vida humana, e por isso não pode ser tratado somente como uma mercadoria.

O desafio é:
  • Como fazer uma agricultura de baixo impacto ambiental?
  • Como cultivar a terra e ao mesmo tempo protegê-la?
Esta é a única maneira, na verdade, de as gerações futuras serem capazes de continuar a viver e a crescer.

Queridos amigos, espero que o vosso trabalho de cultivar e cuidar a terra seja devidamente considerado e valorizado; convido-vos a dar sempre primazia às instâncias éticas com que os cristãos enfrentam os problemas e desafios da sua actividade.

Fontes: Santa Sé, Rádio Vaticano, L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário