Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

VIOLÊNCIA HOMICIDA É ABOMINÁVEL E JAMAIS JUSTIFICÁVEL





O Papa condena os atentados em França no jornal «Charlie Hebdo»



A notícia que todos conhecem desde o dia de ontem:
Três homens armados entraram nesta quarta-feira dia 7 na redacção do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, França, e causaram pelo menos doze vítimas mortais e quatro feridos muito graves, bem como outros sete feridos ligeiros. Os mortos são dez jornalistas e dois agentes da polícia.

A comunicação do Papa revelada pelo Padre Federico Lombardi, Director da Sala de Imprensa da Santa Sé:

O Santo Padre exprime a sua mais firme condenação pelo horrível atentado que atingiu esta manhã a cidade de Paris com um alto número de vítimas, semeando a morte, consternando a inteira sociedade francesa, perturbando profundamente todas as pessoas amantes da paz, para além das fronteiras da França.”

O Papa participa através da oração no sofrimento dos feridos e das famílias dos defuntos e exorta todo o mundo a opor-se com todos os meios à propagação do ódio e de todas as formas de violência, física e moral, que destrói a vida humana, viola a dignidade das pessoas, prejudica radicalmente o bem fundamental da coabitação pacífica entre as pessoas e os povos, apesar das diferenças de nacionalidade, religião e cultura”.

Qualquer que possa ser a motivação, a violência homicida é abominável, jamais justificável, a vida e a dignidade de todos devem ser garantidas e protegidas com decisão, toda a instigação ao ódio deve ser recusada, o respeito do outro deve ser cultivado.
O Papa exprime a sua proximidade, a sua solidariedade espiritual e o seu apoio para todos os que, de acordo com as suas responsabilidades, continuam comprometidos com a paz, a justiça e o direito, para curar completamente as causas do ódio, neste momento doloroso e dramático, em França e em todas as partes do mundo marcadas por tensões e violências”.

Na missa desta manhã na capela de Santa Marta o Papa Francisco afirmou:
«O atentado de ontem em Paris faz-nos pensar em toda a crueldade humana, em todo o terrorismo, quer isolado, quer de Estado, na crueldade de que o homem é capaz!
Oremos nesta missa pelas vítimas de tal crueldade, rezando também pelos cruéis, para que o Senhor mude o seu coração».


Fonte: Rádio Vaticano, L’Osservatore Romano

Sem comentários:

Enviar um comentário