Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 26 de março de 2015

NOMEADOS MEMBROS PARA O SÍNODO DOS BISPOS



O Cardeal D. Manuel Clemente e o Bispo D. Antonino Dias vão representar Portugal no Sínodo dos Bispos sobre a Família



A Santa Sé publicou ontem mais uma lista de membros e respectivos substitutos para o Sínodo dos Bispos do próximo mês de Outubro, ratificada pelo Santo Padre em 17 de Março passado.

Da Conferência Episcopal Portuguesa vão representar Portugal no Sínodo dos Bispos sobre a Família, entre 4 e 25 de Outubro de 2015:


  • D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco e Presidente da Comissão Episcopal para o Laicado e Família
Breve nota Biográfica: D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, natural de Longos Vales, Monção, Viana do Castelo, onde nasceu a 15 de Dezembro de 1948.
Foi Pároco de Santa Marta de Portuzelo; No ano 2000, foi nomeado, pelo Santo Padre João Paulo II, Bispo Titular de Tamata e Bispo Auxiliar de Braga; Em 2008 foi nomeado por Bento XVI Bispo de Portalegre-Castelo Branco, onde entrou solenemente a 12 de Outubro.


Foi ainda nomeado como substituto:

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e Vice- Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Breve nota Biográfica: D. António Augusto dos Santos Marto nasceu a 5 de Maio de 1947, em Tronco, concelho de Chaves.
Foi ordenado padre em Roma no ano de 1971, como presbítero da Diocese de Vila Real; a 10 de Novembro de 2000 é nomeado bispo; Foi bispo auxiliar de Braga de 2001 a 2004 e Bispo de Viseu de 2004 a 2006; Em 22 de Abril de 2006 foi nomeado Bispo de Leiria-Fátima, onde entrou no dia 25 de Junho de 2006, sucedendo ao actual Bispo Emérito de Leiria–Fátima D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva.



A XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos decorrerá entre 4 e 25 de Outubro de 2015 e será subordinada ao tema:
  • A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Pode consultar LINEAMENTA [Linhas de Orientação], disponibilizado pela Conferência Episcopal Portuguesa.


Fontes: Rádio Vaticano; Conferência Episcopal; Agência Ecclesia; Diocese de Portalegre-Castelo Branco; Diocese de Leiria-Fátima


Sem comentários:

Enviar um comentário