Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 18 de abril de 2015

40º ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE REFLEXÃO CRISTÃ


25 de Abril: Tempos actuais pedem responsabilidade e intervenção dos cristãos.

O cónego António Janela pediu hoje aos cristãos para que "não se instalem" e que assumam "as suas responsabilidades de intervenção" na construção da cidade.



"Que não ficassem no interior dos templos, no serviço litúrgico, catequético e sócio-caritativo. Tudo isso é muito importante, mas a missão do leigo é no mundo concreto, de família, trabalho, de intervenção sócio-política", afirmou o presidente do Instituto de Formação Cristão do Patriarcado de Lisboa, à margem da conferência que assinala hoje os 40 anos do Centro de Reflexão Cristã (CRC).

Este espaço de reflexão, criado no pós-25 de Abril de 1974, "segue a linha do Vaticano II", aponta à Agência ECCLESIA, José Leitão, Presidente da direcção do CRC, missão "muito actual e em consonância com o Papa Francisco".

"As conferências de Maio que realizamos mostram essa actualidade e o papel que o CRC continua a ter", indica o responsável.

Segundo o cónego Janela, o CRC veio "colmatar um certo vazio, uma instância em que os cristãos e outras pessoas deviam ter para escutar a cidade" numa perspectiva "não de criticismo, mas de reflexão e de crítica".

"Era necessária uma reflexão cristã, à luz da palavra, sobre a actualidade que se vivia na altura, e era importante ser iniciativa do laicado.
O CRC acabou por integrar pessoas que se podiam ter dispersado no meio da confusão que veio depois com Período Revolucionário em curso (PREC)".

O sacerdote recorda ainda o papel que os cristãos tiveram, "nem sempre sublinhado", na responsabilidade de "ser ponte entre posições divergentes".

"Mérito esse de uma Acção Católica, do seu tempo, que deu frutos", assinala.

O 40º aniversário do CRC está a ser assinalado ao longo do dia com um encontro que juntou numa mesa-redonda Manuela Silva e José Leitão sobre o tema «O CRC e a renovação da Igreja - quarenta anos de intervenção cristã».


Agência Ecclesia, 18ABR2015


Sem comentários:

Enviar um comentário