Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 4 de julho de 2015

PAPA FRANCISCO NA AMÉRICA LATINA

De 5 a 13 de Julho o Santo Padre visita o Equador, a Bolívia e o Paraguai

Começa pelos Andes a visita do Papa Francisco à América Latina.
Na tarde de amanhã 5 de Julho, quando na Europa já é noite, o Papa será recebido no Equador, primeira etapa da nona viagem internacional do pontificado.


Fervilham os preparativos na capital Quito, o «centro da vida social dos equatorianos» - como frisa o arcebispo Fausto Gabriel Trávez Trávez – que se tornou com o tempo «uma grande metrópole, na maior parte dos casos provenientes das zonas rurais».
Homens e mulheres em fuga da miséria, que, observa o prelado, procuram inserir-se «num contexto indiferente, isolados de qualquer forma comunitária, típica das áreas rurais do país».
Trata-se sobretudo de indígenas, descendentes de antigos povos que habitam estas terras há tempos imemoráveis.

Assim como na vizinha Bolívia, segunda meta da viagem de Francisco.
Aqui a chegada do Pontífice, realça o arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, D. Sergio Alfredo Gualberti Calandrina, é vivida «como um importante sinal de esperança para os sectores mais vulneráveis da sociedade: os pobres e os marginalizados».
Mesmo se «estão a diminuir em número», eles «ainda constituem uma grande percentagem da sociedade e são excluídos dos serviços básicos mais elementares, o que lhes impede de levar uma vida digna dos filhos de Deus».

Por fim, o Papa irá ao Paraguai, a nação da qual conhece melhor a «cultura, a língua e a fé».
Em particular, frisa o arcebispo de Asunción, D. Edmundo Ponciano Valenzuela Mellid, ele celebrará a mulher guarani e a religiosidade mariana que «se exprime em casa mediante nichos e pequenos altares criados num ângulo do ambiente mais importante, nos novendiais, nas procissões e nas peregrinações».



Fonte: L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário