Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

D. JOSÉ ORNELAS CARVALHO SUCEDE A D. GILBERTO NA DIOCESE DE SETÚBAL


Foi anunciada hoje a decisão do Papa Francisco de aceitar a renúncia de D. Gilberto Reis, bispo de Setúbal, e nomear como novo bispo D. José Ornelas Carvalho, antigo Superior Geral dos Dehoanianos, de 61 anos
  
  
A ordenação episcopal e a tomada de posse do novo bispo estão marcadas para o dia 25 de Outubro.

D. José Ornelas Carvalho nasceu a 5 de Janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos); foi ordenado padre, na sua terra natal, a 9 de Agosto de 1981.

Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Na sua Congregação, o novo bispo foi superior da Província Portuguesa, cargo que assumiu a 1 de Julho de 2000; foi eleito Superior Geral dos Dehonianos a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015.

Após estes mandatos, D. José Ornelas Carvalho tinha sido indigitado, a seu pedido, para uma missão em África, como refere na sua primeira mensagem à Diocese de Setúbal.

O Papa Francisco, que tive ocasião de encontrar pessoalmente, mudou estes planos. Quando me deu a alegria de encontrá-lo, disse-me: Não te imponho, mas peço-te que vás como bispo para Setúbal… mas irás como missionário… a Europa tem necessidade de redescobrir a sua dimensão missionária’ E aqui estou, para assumir convosco esta missão eclesial”, escreve.







D. Gilberto, bispo de Setúbal desde 1998, completou 75 anos de idade a 27 de Maio e, de acordo com o Direito Canónico, apresentou ao Papa a renúncia ao serviço episcopal.

D.Gilberto Canavarro antes de ser nomeado por São João Paulo II para Bispo de Setúbal tinha sido bispo auxiliar da Diocese do Porto desde 1988.


A diocese sadina foi criada há 40 anos, através da bula «Studentes Nos», por Paulo VI, e o seu primeiro bispo foi D.Manuel Martins, que desempenhou estas funções entre 1975 e 1998.


Fontes: Agência Ecclesia; Diocese de Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário