Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

BALANÇO DA VISITA AD LIMINA 2015 DOS BISPOS PORTUGUESES

Os bispos de Portugal realizaram entre os dias 7 e 12 deste mês de Setembro a visita “ad Limina Apostolorum” ao Vaticano para celebrar nas quatro Basílicas Papais - São Pedro, São Paulo, São João e Santa Maria Maior
   
   
Realizaram reuniões de trabalho nos diferentes organismos da Cúria Romana e tiveram no primeiro dia um encontro com o Papa Francisco.

A visita “ad Limina” ficou também marcada pelo desafio do Papa deixado a todas as comunidades de acolherem uma família refugiada e pela temática da educação cristã, nomeadamente dos jovens.

No discurso aos bispos de Portugal, o Papa afirmou que a catequese deve fundamentar-se acima de tudo no “testemunho de vida”, disse que há “paróquias estagnadas” e “por vezes centradas e fechadas no ‘seu’ pároco” e pediu ao episcopado português para se preocupar com a “debandada da juventude”.

D. Manuel Clemente afirmou a “centralidade do apoio à família”, da “preparação da família” e do “sustento material e espiritual das famílias, que quer dizer emprego, condições de vida e estar ao lado das famílias quando se levantam problemas”.

Fazermos das famílias o centro das comunidades cristãs para assim sermos também uma proposta à sociedade geral que só ganhará em por a família no centro”, sublinhou.




Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário