Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 13 de setembro de 2015

Boletim Paroquial nº 164

Semana de 13 a 20 de Setembro de 2015
24º Domingo do Tempo Comum - Ano B

A REALIZAÇÃO PLENA DO HOMEM

A liturgia do 24º Domingo do Tempo Comum diz-nos que o caminho da realização plena do homem passa pela obediência aos projectos de Deus e pelo dom total da vida aos irmãos.

Ao contrário do que o mundo pensa, esse caminho não conduz ao fracasso, mas à vida verdadeira, à realização plena do homem.
   
   
A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar a Palavra da salvação e que, para cumprir essa missão, enfrenta a perseguição, a tortura, a morte.
Contudo, o profeta está consciente de que a sua vida não foi um fracasso: quem confia no Senhor e procura viver na fidelidade ao seu projecto, triunfará sobre a perseguição e a morte.
Os primeiros cristãos viram neste “servo de Jahwéh” a figura de Jesus.

No Evangelho, Jesus é apresentado como o Messias libertador, enviado ao mundo pelo Pai para oferecer aos homens o caminho da salvação e da vida plena.
Cumprindo o plano do Pai, Jesus mostra aos discípulos que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário).
Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo, tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.

A segunda leitura lembra aos crentes que o seguimento de Jesus não se concretiza com belas palavras ou com teorias muito bem elaboradas, mas com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço, de solidariedade para com os irmãos.


Vaticano: PAPA DENUNCIA «GRAVES IMPLICAÇÕES SOCIAIS» DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O Papa Francisco pede acordos globais «significativos» que dêem voz aos mais pobres

Roma, 11 set 2015 (Ecclesia) – O Papa denunciou hoje no Vaticano as “graves implicações sociais” das alterações climáticas e pediu que a comunidade internacional chegue a acordos globais “significativos” que dêem voz aos mais pobres.

São os mais pobres a sofrer com maior dureza as consequências” destes problemas, disse, durante a audiência que concedeu aos participantes do encontro internacional ‘Justiça Ambiental e Mudanças Climáticas’.

A iniciativa, com o apoio da Santa Sé, reuniu em Roma especialistas de várias áreas, tendo como base a Encíclica ‘Laudato si’, do Papa Francisco.

A questão do clima é uma questão de justiça e também de solidariedade, que não pode ser nunca separada da justiça”, afirmou.

Francisco recordou a realização, em Dezembro, da 21.ª Conferência das Partes (COP21) sobre Alterações Climáticas, em Paris, que pretende alcançar um acordo mundial sobre metas vinculativas de redução de emissões de gases com efeito de estufa para substituir o Protocolo de Quioto.

Perante a emergência das mudanças climáticas e com o olhar virado para os compromissos cruciais que nos próximos meses lhe vão dizer respeito, desejo propor que este diálogo se torne uma autêntica aliança para chegar a acordos ambientais globais realmente significativos”, apelou.

Durante o encontro, o Papa recebeu simbolicamente uma bicicleta eléctrica dos Correios italianos.

O clima é um bem comum, hoje gravemente ameaçado: indicam-nos fenómenos como as alterações climáticas, o aquecimento global e o aumento de fenómenos meteorológicos extremos”, advertiu Francisco.

O Papa sustentou que a solução para a “crise sócio-ambiental” passar por “deixar ouvir a voz dos mais pobres”, um “dever de justiça ambiental”.


«Ad Limina»: PORTUGUESES «NÃO FICARÃO SACRIFICADOS» SE ACOLHEREM REFUGIADOS
D. Jorge Ortiga reuniu-se com organizações do Vaticano que estão a preparar orientações

Roma, 11 set 2015 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal e Mobilidade Humana (CEMH) afirmou em Roma que acolher refugiados não traz sacrifícios, mas será ocasião para “experiências maravilhosas”.

Os portugueses não ficarão sacrificados porque ao cuidarmos dos outros iremos encontrar motivos, mesmo junto das entidades autárquicas e governamentais, para cuidarmos dos nossos”, afirmou D. Jorge Ortiga.

O presidente da CEMH visitou esta quinta-feira os Conselhos Pontifícios Justiça e Paz e para os Migrantes e Refugiados, no âmbito da visita ‘ad Limina’ que os bispos portugueses estão a realizar ao Vaticano, e tomou conhecimento das orientações que estão a ser preparadas para propor aos países europeus o acolhimento de refugiados.

Na questão dos refugiados temos dois momentos: a emergência e depois proporcionar às pessoas estabilidade”, disse D. Jorge Ortiga, adiantando que “o povo português tem um coração muito acolhedor e fará experiências maravilhosas”.

O povo português tem um coração muito grande.
Temos muitas e graves necessidades na habitação, na alimentação e no trabalho.
Mas nestas ocasiões, essas pessoas, que são seres humanos como nós necessitam ainda mais do que aqueles que aqui se encontram”, afirmou o arcebispo de Braga, em declarações aos jornalistas.

Para D. Jorge Ortiga, Portugal será um país “de passagem” dos refugiados rumo a outro país porque muitos “têm familiares noutros países e querem ir ao encontro desses familiares” ou “por razões económicas”.

D. Jorge Ortiga visita hoje o Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, que coordena o sector das respostas sociais prestadas pelo Vaticano.

Os bispos de Portugal estão a realizar a visita ‘ad Limina’ ao Vaticano desde segunda-feira, dia em que se encontraram com o Papa, até hoje, num programa que inclui encontros com os diferentes organismos da Santa Sé.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 15 de Setembro, às 19:00
Sábado, dia 19 de Setembro, às 17:00
1º Anivº José Henrique Costa Marques
Domingo, dia 20 de Setembro, às 09:15

ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTAS
Dia 15 de Setembro, às 21:00, reunião com os catequistas para preparação do Ano Catequético e do início vicarial da Catequese.

No próximo dia 26 de Setembro damos início a mais um ano de Catequese Vicarial.
Celebramos, como é hábito, o envio dos Catequistas.
Escusado será dizer que nenhum Catequista deveria faltar, a não ser por motivos extraordinários.
Este ano, o envio dos Catequistas será celebrado na nossa Paróquia.
O programa será o seguinte:
9:30 – Acolhimento no Salão Paroquial
10:00 – Palestra sobre as Obras de Misericórdia
10:50 – Pequeno intervalo
11:00 até 11:45 – Troca de ideias acerca do tema
12:00 – Eucaristia na Igreja, com o envio dos Catequistas, presidida pelo Sr. D. Pio Alves
13:00 – Almoço em lugar a designar

Quem quiser inscrever-se para frequentar a Catequese de Adultos, para receber o sacramento do Crisma, é favor fazê-lo durante o mês de Setembro, no horário de atendimento.

A partir deste Ano Pastoral, no atendimento, quem quiser pode marcar as intenções de missa, para que atempadamente possam sair no Boletim Paroquial.

ALTERAÇÃO DO ATENDIMENTO

A partir desta semana, o atendimento será da seguinte forma:
- Terças-feiras, das 17:00 às 18:45, atendo na Igreja de São Cristóvão;
- Quartas-feiras, das 16:00 às 18:45, na sacristia da Igreja de São Mamede;
- Quintas-feiras, das 16:00 às 18:45, na residência paroquial de São Romão.

Faço atendimento um dia em cada Paróquia, para todos os paroquianos.
O facto de atender em São Cristóvão, em São Mamede ou em São Romão, não é exclusivo para cada paróquia.
Estes lugares e horários destinam-se a todas as pessoas, independentemente da sua paróquia.
O atendimento destina-se às pessoas estarem com o pároco para resolverem qualquer tipo de situação.

Irei ter também um espaço, ao Sábado, das 10:00 às 12:00, em São Romão, também para todos, para entregar e levantar documentação.

Sinto necessidade de me organizar desta forma, visto a quantidade de solicitações, trabalhos e demais situações a que estou sujeito.

Também é bom que as pessoas saibam que eu estou sempre disponível no atendimento para conversar.
Se porventura alguém se quiser confessar e não puder estar no horário de atendimento, é uma questão de marcar uma hora conveniente para ambos.


Sem comentários:

Enviar um comentário