Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 19 de setembro de 2015

Boletim Paroquial nº 165

Semana de 20 a 27 de Setembro de 2015
25º Domingo do Tempo Comum - Ano B


A SABEDORIA DE DEUS

A liturgia do 25º Domingo do Comum convida os crentes a prescindir da “sabedoria do mundo” e a escolher a “sabedoria de Deus”.

Só a “sabedoria de Deus” – dizem os textos bíblicos deste domingo – possibilitará ao homem o acesso à vida plena, à felicidade sem fim.
   
   
O Evangelho apresenta-nos uma história de confronto entre a “sabedoria de Deus” e a “sabedoria do mundo”.
Jesus, imbuído da lógica de Deus, está disposto a aceitar o projecto do Pai e a fazer da sua vida um dom de amor aos homens; os discípulos, imbuídos da lógica do mundo, não têm dificuldade em entender essa opção e em comprometer-se com esse projecto.
Jesus avisa-os, contudo, de que só há lugar na comunidade cristã para quem escuta os desafios de Deus e aceita fazer da vida um serviço aos irmãos, particularmente aos humildes, aos pequenos, aos pobres.

A segunda leitura exorta os crentes a viverem de acordo com a “sabedoria de Deus”, pois só ela pode conduzir o homem ao encontro da vida plena.
Ao contrário, uma vida conduzida segundo os critérios da “sabedoria do mundo” irá gerar violência, divisões, conflitos, infelicidade, morte.

A primeira leitura avisa os crentes de que escolher a “sabedoria de Deus” provocará o ódio do mundo.
Contudo, o sofrimento não pode desanimar os que escolhem a “sabedoria de Deus”: a perseguição é a consequência natural da sua coerência de vida.


Iraque/Síria: PAPA LAMENTA INCAPACIDADE DA COMUNIDADE INTERNACIONAL PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES PACÍFICAS
O Papa Francisco lembrou cristãos perseguidos no Médio Oriente

Cidade do Vaticano, 17 set 2015 (Ecclesia) - O Papa criticou hoje a da comunidade internacional de encontrar “soluções adequadas” para os conflitos na Síria e no Iraque, com as crises humanas que daí derivam.

Francisco falava perante os participantes num encontro promovido pelo Conselho Pontifício 'Cor Unum' (Santa Sé), para analisar a situação de crise que atinge 15 milhões de refugiados e deslocados sírios e iraquianos no Médio Oriente, com bispos e organismos católicos de solidariedade da região.

Segundo o Papa, vive-se neste momento “um dos dramas humanos mais esmagador das últimas décadas”, por causa das “terríveis consequências” dos conflitos na Síria e no Iraque sobre “as populações civis e o património cultural”.

É preciso encontrar uma solução que não é nunca violenta, porque a violência cria novas feridas”, alertou.

Francisco recordou que, ao contrário do passado, hoje as “atrocidades e violações inauditas dos Direitos Humanos” são visíveis “aos olhos de todo mundo”.

Ninguém pode fingir que não sabe”, advertiu.

O discurso aludiu às vítimas do conflito, em particular as comunidades cristãs onde “muitos irmãos e irmãs são perseguidos por causa da sua fé, expulsos das suas terras, mantidos em cativeiro ou mesmo mortos”.

Francisco recordou que “durante séculos”, as comunidades cristãs e muçulmanas conviveram no Médio Oriente “na base do respeito recíproco”.

O Papa sublinhou as consequências “cada vez mais insuportáveis” das actuais guerras sobre milhões de pessoas que estão “num preocupante estado de urgente necessidade”, após terem sido obrigadas a deixar as suas terras.

O Líbano, a Jordânia e a Turquia carregam hoje o peso dos milhões de refugiados que acolheram generosamente”, acrescentou.

No meio de uma crise humana que “interpela todos”, Francisco apontou o dedo aos “traficantes de armas banhadas com o sangue de inocentes”.

Falando num “oceano de dor”, o pontífice argentino pediu atenção às necessidades dos mais pobres e indefesos, manifestando a sua preocupação com a situação das crianças que estão “privadas de direitos fundamentais”.

Na Síria e no Iraque, o mal destrói os edifícios e as infraestruturas, mas sobretudo destrói a consciência do homem”, alertou.

O Papa concluiu com um pedido às instituições solidárias católicas: “Não abandoneis as vítimas desta crise, mesmo que a atenção do mundo venha a diminuir”.


Media: IGREJA CONVIDA PROFISSIONAIS PARA JORNADAS NACIONAIS SOBRE «COMUNICAÇÃO E FAMÍLIA»
Encontro vai decorrer nos dias 24 e 25 de Setembro, com uma conferência de D. Manuel Clemente

Lisboa, 17 set (Ecclesia) – A Igreja Católica vai promover nos dias 24 e 25 deste mês as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, com o tema “Comunicação e Família: Partilha de afectos”, cujo programa inclui uma conferência de D. Manuel Clemente.

O cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa vai falar a poucas dias do início da assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família (4-25 de Outubro, Vaticano).

D. Manuel Clemente é delegado da Conferência Episcopal Portuguesa à assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, juntamente com o presidente da Comissão Laicado e Família, D. Antonino Dias.

D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, considera que esta iniciativa vai ser “uma grande oportunidade para analisar a relação entre os media e a família, a partir de diferentes contributos”.

A reflexão em torno do tema ‘Comunicação e família: partilha de afectos’ é inspirado nas questões que permanentemente marcam o debate público e acontece no contexto do Sínodo dos Bispos que reúne em Roma representantes da Igreja Católica de todo o mundo para analisar a pastoral da Igreja Católica junto da família e na Mensagem do Papa para a última Jornada Mundial das Comunicações Sociais”, escreve o responsável, no convite que endereça aos profissionais do sector.

O bispo auxiliar do Porto sublinha que estas jornadas anuais “são uma oportunidade para analisar temáticas relevantes relacionadas com os media, na agenda da sociedade e da Igreja”.

Promovidas pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, as Jornadas reúnem em cada ano responsáveis diocesanos pelo sector dos media, jornalistas e outros profissionais dos meios de comunicação social regionais e nacionais.

As jornadas iniciam-se no dia 24, com uma intervenção de D. Pio Alves, a que se seguem dois painéis sobre os temas ‘Família na comunicação’ e ‘Família em comunicação’.

Duarte Roquette, Tito de Morais, Rita Carvalho, Eugénia e Fernando Magalhães, José Gameiro Marília Monteiro Neto e Victor Neto são os intervenientes convidados.

A agenda de dia 25 começa com a conferência ‘Comunicação e família’, D. Manuel Clemente, seguindo-se um tempo de debate.

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão decorrer em Fátima, na Casa Domus Carmeli, e as inscrições podem ser feitas em www.ecclesia.pt/jornadas2015.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 22 de Setembro, às 19:00
Sábado, dia 26 de Setembro, às 17:00
Domingo, dia 27 de Setembro, às 09:15

ATENDIMENTO
Feito pelo Pároco:
Terça-feira das 17:00 às 18:45 na Casa da Fábrica da Igreja de S. Cristóvão;
Quarta-feira das 16:00 às 18:45 na Sacristia da Igreja de S. Mamede;
Quinta-feira das 16:00 às 18:45 na Residência Paroquial de S. Romão.
Atendimento pelo Cartório:
Sábado das 10:00 às 12:00, para entregar e levantar declarações, para marcar intenções de missa (S. Mamede e S. Cristóvão) e para tratar de tudo que tenha a ver com documentação.

NOTAS
No próximo dia 26 de Setembro damos início a mais um ano de Catequese Vicarial.
Celebramos, como é hábito, o envio dos Catequistas.
Escusado será dizer que nenhum Catequista deveria faltar, a não ser por motivos extraordinários.
Este ano, o envio dos Catequistas será celebrado na nossa Paróquia.
O programa será o seguinte:
9:30 – Acolhimento no Salão Paroquial
10:00 – Palestra sobre as Obras de Misericórdia
10:50 – Pequeno intervalo
11:00 até 11:45 – Troca de ideias acerca do tema
12:00 – Eucaristia na Igreja, com o envio dos Catequistas, presidida pelo Sr. D. Pio Alves
13:00 – Almoço em lugar a designar

No próximo dia 10 de Outubro, às 10:00, na Igreja, damos início a mais um ano de Catequese.
Celebraremos a Festa do Acolhimento às crianças do 1º ano e todas as crianças e jovens devem estar presentes para reunirem com os seus catequistas.

Quem quiser inscrever-se para frequentar a Catequese de Adultos, para receber o sacramento do Crisma, é favor fazê-lo durante o mês de Setembro, no horário de atendimento.

A partir deste Ano Pastoral, no atendimento, quem quiser pode marcar as intenções de missa, para que atempadamente possam sair no Boletim Paroquial.

Dia 1 de Outubro, às 21H30, no Salão Paroquial, reunião do Conselho Paroquial de Pastoral.

ALTERAÇÃO DO ATENDIMENTO
Ver alterações apresentadas no anterior Boletim Paroquial


Sem comentários:

Enviar um comentário