Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

MENSAGEM DE D. ANTÓNIO À DIOCESE DO PORTO

Desde Roma, onde se encontra na visita ad limina, D. António fala do encontro com o Papa e recorda a dedicação da nossa Catedral no dia 9 deste mês

   
   
MENSAGEM À DIOCESE

Queridos Diocesanos

1. De Roma, onde nos encontramos juntamente com todos os bispos portugueses, reunidos em visita ad limina, saudamos a Diocese que Deus nos chamou a servir.

Na manhã desta segunda-feira celebrámos, junto do túmulo de Pedro e dos seus Sucessores, no altar erguido sobre aquele que foi escolhido por Jesus para ser pedra sólida sobre a qual se edifica a Igreja.

Depois, nesta mesma manhã, encontrámo-nos com o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco, que nos acolheu com fraterna alegria. Pediu-nos que levemos a todos os membros da nossa Diocese as suas “saudações cordiais, com votos de grande serenidade e confiança no Senhor”.

No nosso encontro com o Papa e na nossa oração com ele e junto dele esteve e está presente toda a Diocese: leigos, consagrados, seminaristas, diáconos, presbíteros e bispos. Fizemos presente junto do Santo Padre as intenções de todos os diocesanos e somos portadores da sua bênção a favor de todos, sobretudo dos mais pobres e dos que mais sofrem.

2. Esta primeira manhã com o Papa Francisco permitiu-nos viver, na simplicidade e na proximidade, a alegria da comunhão com o Sucessor de Pedro, que confirma a nossa fé e dá sentido à nossa esperança.

O diálogo estabelecido na espontaneidade, a partilha fraterna entre irmãos bispos com o Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja e o sentido comum da missão evangelizadora testemunham o compromisso de todos nós pelo bem comum da Humanidade, em comunhão com o Papa.

A mensagem que o Papa Francisco nos confiou é um convite a agradecermos a Deus o bem realizado pela Igreja em Portugal; a valorizarmos o que em nós portugueses é bom; a prosseguirmos com serenidade mas com determinação o anúncio da Alegria do Evangelho como nossa missão.

Foi insistente o conselho do Papa Francisco no diálogo que teve connosco para que, sobretudo nós bispos e sacerdotes, demos prioridade à oração e à pregação: pela palavra e pelo testemunho de vida.

3. No dia 9 deste mês de Setembro, celebraremos a dedicação da nossa Catedral.

Somos convidados a celebrar este dia em íntima comunhão com o Papa Francisco. Com o seu testemunho e com a sua palavra, ele incentiva-nos a vivermos também nós, no Porto, esta hora de renovação da Igreja.

O Papa Francisco, consciente de que carrega sobre os seus ombros o peso do mundo nesta hora difícil, confia na oração de todos. Disse-nos que o seu permanente pedido de oração não é um “slogan” mas resulta da consciência de que só em Deus e com Deus encontraremos as respostas para os desafios de hoje e para os graves problemas da Humanidade.

Juntamos a nossa bênção de pastores à bênção que imploramos ao Papa Francisco para a nossa Diocese e colocamos no coração de Nossa Senhora da Assunção, Mãe da Igreja e Padroeira da Diocese e da Catedral, as nossas alegrias, esperanças e projectos.

Roma, 7 de Setembro de 2015

Vossos Bispos e irmãos

+ António Francisco dos Santos
+ António Maria Bessa Taipa
+ João Evangelista Pimentel Lavrador
+ João Miranda Teixeira
+ Pio Gonçalo Alves de Sousa


Fonte: Diocese do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário