Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O ESPÍRITO FAMILIAR

Enquanto decorria mais uma sessão do Sínodo sobre a Família, o Papa Francisco, na sua catequese, falou sobre o ‘espírito familiar’ - uma “carta constitucional para a Igreja”
   
   
O resumo da catequese do Papa Francisco:

Tendo iniciado o Sínodo dos Bispos, cujo tema é “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, reflectiremos sobre a profunda relação entre a Igreja e a família, com o horizonte aberto ao bem da inteira comunidade humana.

Neste sentido, um primeiro tópico a ser tratado é o da necessidade de permear a sociedade com o “espírito familiar”.
Com efeito, diante de uma cultura que, de um lado, paradoxalmente, vê-se imersa numa obtusa e árida tecnocracia nas relações de carácter formal e, por outro, convive com uma degradada familiaridade amoral nas relações pessoais, a família oferece uma perspectiva mais humana.

Na família, os filhos abrem os olhos para a vida, aprendem que as relações humanas devem edificar-se sobre a aliança livre do amor, aprendem a necessidade de tecer laços de fidelidade, sinceridade, confiança e cooperação e respeito, sobretudo pelos mais necessitados.

Por isso, rezemos pelos Padres Sinodais, para que, iluminados pelo Espírito Santo, possam dar à Igreja, como família de Deus, novo impulso para lançar as suas redes que libertam os homens da indiferença e do abandono, promovendo o espírito familiar no mundo.


Destacamos, das palavras do Papa Francisco:

os homens e as mulheres de hoje necessitam de uma ‘injecção de espírito familiar’.
O estilo dos relacionamentos actuais – civis, económicos, jurídicos, profissionais e de cidadania – é racional, formal, organizado... em poucas palavras ‘desidratado’, árido, anónimo.
Às vezes, estas relações tornam-se insuportáveis porque relegam à solidão e ao ‘descarte’ um número sempre maior de pessoas”

Eis porque a família abre à sociedade inteira uma perspectiva bem mais humana: abre os olhos dos filhos sobre a vida….”


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário