Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 15 de novembro de 2015

PAPA PARTICIPA DE UM CULTO ECUMÉNICO LUTERANO EM ROMA




Na tarde de hoje o Papa Francisco vai visitar a Igreja evangélica Luterana de Roma para participar de um culto dominical
   
   
Além da Comunidade local luterana e dos dois párocos das igrejas católicas de São Camilo e de São Patrício, estarão presentes no encontro com o Papa o decano e o vice-decano da Igreja evangélica Luterana na Itália, respectivamente o Pastor Heiner Bludau e Jakob Betz, como também a presidente do Sínodo Luterano, Christiane Gröben.

A última vez que um Pontífice visitou esta Comunidade Luterana de Roma foi em 14 de Março de 2010, quando Bento XVI participou de um culto em alemão.
No entanto, o Papa João Paulo II foi o primeiro a visitar esta igreja em 11 de Dezembro de 1983, por ocasião dos 500 anos de nascimento do Reformador Martinho Lutero.

A visita do Papa Francisco à Comunidade Luterana da sua Diocese de Roma realiza-se dois anos antes do 500° aniversário da Reforma, que será celebrada, em 2017, no mundo inteiro.

O Pastor Luterano, Jens Martin Kruse, faz o resumo do que será o encontro:

O encontro será dividido em duas partes: primeiro, alguns membros da comunidade terão um diálogo com o Papa, em forma de pergunta e resposta.
Esta é uma coisa maravilhosa, uma verdadeira novidade no caminho ecuménico.

Passa-se depois ao culto dominical.
A celebração ecuménica prevê uma reflexão sobre o trecho bíblico do Juízo Universal, previsto pelo calendário litúrgico da Igreja Luterana.
Trata-se de um belo texto do Evangelho de Mateus que bem reflecte os tempos em que vivemos.
O coro da comunidade luterana vai abrilhantar a celebração ecuménica que se concluirá com o trecho Cristo ressuscitou, de Johann Sebastian Bach, pois o que une os cristãos é precisamente a esperança da ressurreição.
Eis o ponto alto do compromisso para a unidade dos cristãos”.



A Transmissão em directo, às 14H50, pelo Centro Televisivo do Vaticano:



Fontes: Rádio Vaticano; Centro Televisivo do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário