Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 11 de junho de 2016

JUBILEU DOS DOENTES E DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA




O Jubileu dos Doentes decorre em Roma de 10 a 12 de Junho
- No Domingo dia 12 o Papa Francisco presidirá à Missa Solene na Praça de S. Pedro (pode acompanhar em directo a partir das 8H00 de Domingo)
   
   
O Jubileu dos Doentes neste Ano Santo da Misericórdia teve início na passada Sexta-feira dia 10 de Junho.
Os doentes e pessoas portadoras de deficiência tiveram a oportunidade de fazer a peregrinação ao longo da Via da Conciliação até à Porta Santa da Basílica de S. Pedro.
Houve momentos para celebrar o sacramento da reconciliação e para a adoração eucarística nas igrejas jubilares de Santa Maria in Vallicella, San Salvatore in Lauro e San Giovanni dei Fiorentini.

No final da manhã deste Sábado dia 11 de Junho, o Papa Francisco recebeu em audiência o Sector para a Catequese das pessoas portadoras de deficiência do Departamento Nacional da Catequese em Itália.
O Santo Padre sublinhou que a pessoa com necessidades especiais deve ser considerada “como sujeito activo na comunidade onde vive”, pois na sua fragilidade esconde “tesouros capazes de renovar as nossas comunidades cristãs”.
O Papa Francisco salientou que na Igreja existe uma cada vez maior atenção a estas pessoas sendo, contudo, necessário promover nas comunidades uma “verdadeira inclusão, uma participação plena que se torne finalmente ordinária” e “normal”.
O Papa recordou um gesto humano muito belo, que fazemos quase inconscientemente, mas que tem um significado muito profundo:

Apertar a mão.
Com este gesto colocamos em comum o que temos com o outro, se este for um gesto sincero.
É uma coisa que faz bem a todos.
A diversidade é um desafio que nos faz crescer”.

O Papa destacou a importância dos sacramentos no caminho da inclusão das pessoas deficientes devendo ser uma preocupação das comunidades actuarem de modo que elas “possam experimentar que Deus é nosso Pai e nos ama, que privilegia os pobres e os pequenos através dos simples e quotidianos gestos de amor dos quais são destinatários”.

Na tarde deste Sábado haverá um espectáculo de música e dança nos jardins do Castel Sant’Angelo.


Durante a celebração de Domingo as leituras terão como protagonistas pessoas portadoras de deficiência e haverá tradução em linguagem gestual.


Transmissão em directo da Eucaristia a partir das 8H00 de Domingo:

A partir das 8H00, na preparação para a Santa Missa, haverá canções e leituras apresentadas por pessoas deficientes e doentes.
Às 9H30, o Papa Francisco preside a Santa Missa na ocasião do Jubileu dos doentes e pessoas com deficiência, seguida pela oração do Angelus.



Fontes: Rádio Vaticano; Centro Televisivo do Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário