Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A MISERICÓRDIA RESTABELECE A DIGNIDADE HUMANA

A misericórdia oferece dignidade foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta Quarta-feira
O Santo Padre baseou a sua reflexão a partir do testemunho da mulher “cuja fé salvou”
   
   
Comentando o episódio evangélico da mulher curada da perda de sangue, O Santo Padre alertou:

Todos devemos estar atentos, inclusive as comunidades cristãs, àquelas visões de feminilidade cheias de preconceitos e suspeitas que lesam a intangível dignidade da mulher.”

Jesus admirou a fé desta mulher que todos evitavam e transformou a sua esperança em salvação.
Não sabemos o seu nome, mas as poucas linhas com as quais o Evangelho descreve o seu encontro com Jesus delineiam um itinerário de fé capaz de restabelecer a verdade e a grandiosidade da dignidade de todas as pessoas”

Este abraço de Cristo coloca tudo às claras:

Um descartado sempre faz algo escondido, durante toda a vida.
Pensemos aos leprosos daquele tempo, ou aos sem tecto de hoje, pensemos aos pecadores, a nós pecadores, sempre fazemos algo às escondidas, como se tivéssemos a necessidade de agir assim porque nos envergonhamos daquilo que somos: e Cristo nos liberta disso, e nos coloca em pé: ‘levanta, vem, em pé”.


O resumo da Catequese do Papa Francisco:

No relato evangélico da cura da hemorroíssa, vemos como Jesus quer restituir a dignidade àquela mulher que com muita coragem e fé lhe toca a barra do seu manto.
De facto, a hemorragia, segundo a Lei de Moisés, significava impuridade e, portanto, exclusão da vida pública e religiosa.
Jesus não quer só curar o corpo daquela mulher, mas quer oferecê-la a salvação: restitui a sua saúde, mas também a liberta das discriminações sociais e religiosas e a reintegra na esfera do amor de Deus.
Também hoje Jesus indica à Igreja a necessidade de ir ao encontro das pessoas, para que todos sejam curados no corpo e no espírito.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário