Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 8 de outubro de 2016

OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL



este é o tema da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que terá lugar no Vaticano no mês de Outubro de 2018
   
   
De acordo com um comunicado da Santa Sé divulgado nesta Quinta-feira dia 6 de Outubro, o tema escolhido é expressão da solicitude pastoral da Igreja para com os jovens e está em continuidade com o que emergiu nas recentes Assembleias sinodais sobre a família.

Acrescenta ainda que a finalidade do próximo Sínodo é acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, “possam descobrir o seu projecto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando activamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

Este Sínodo dos Bispos de 2018, acontece a seguir a dois grandes momentos sinodais ocorridos em 2014 e 2015 que debateram os temas da família e do matrimónio, e que teve como consequência concreta a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – a Alegria do Amor.

Recordemos que o Sínodo dos Bispos é uma espécie de assembleia consultiva do Papa na qual têm lugar representantes dos episcopados católicos de todo o mundo.
A estes representantes nacionais, juntam-se peritos e várias outras pessoas convidadas que ajudam, sobretudo, na definição, contextualização e enquadramento do tema escolhido para a assembleia sinodal.
O próximo Sínodo terá três grandes vectores como temática a desenvolver: os jovens, a fé e o discernimento vocacional.
Terá lugar em 2018 no mês de Outubro, no Vaticano.


Fonte: Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário