Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 7 de janeiro de 2017

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE JANEIRO


INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:
Cristãos ao serviço dos desafios da humanidade
 
 
Intenção pela evangelização:
Cristãos ao serviço dos desafios da humanidade.
Por todos os cristãos, para que, fiéis ao ensinamento do Senhor, se empenhem com a oração e a caridade fraterna no restabelecimento da plena comunhão eclesial, colaborando para responder aos desafios actuais da humanidade.


[...]
Em todos os fiéis deve ser sempre viva a consciência do compromisso, que comporta a vontade de Jesus expressa na sua oração ao Pai, na vigília da sua paixão: «Para que todos sejam um só» (Jo 17, 21)

[…]

Tudo isto permitiu aprofundar os contactos com muitas Igrejas e Comunidades eclesiais, e desenvolver novas formas de colaboração.
A este propósito, foram muito importantes as traduções ecuménicas da Sagrada Escritura. Cristãos de diversas Igrejas e Comunidades eclesiais trabalham juntos ao serviço da humanidade que sofre e está em necessidade, pela defesa da vida humana e da sua dignidade inalienável, pela salvaguarda da criação e contra as injustiças que afligem numerosos homens e povos.

Como Bispo da Igreja que preside à caridade universal, desejo manifestar a minha gratidão a todos aqueles que, durante estes cinquenta anos, se prodigalizaram de vários modos ao serviço da reconciliação e da comunhão entre todos os crentes em Cristo, de modo particular a quantos trabalharam no Secretariado para a União dos Cristãos e no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Enquanto agradecemos, devemos reconhecer que entre nós cristãos ainda estamos divididos, e que divergências sobre novas temáticas antropológicas e éticas tornam mais complicado o nosso caminho rumo à unidade.
No entanto, não podemos ceder ao desânimo nem à resignação, mas continuar a confiar em Deus, que põe no coração dos cristãos sementes de amor e de unidade, para enfrentar com impulso renovado os desafios ecuménicos de hoje: para cultivar o ecumenismo espiritual, para valorizar o ecumenismo do sangue, para caminhar juntos pela senda do Evangelho.

O ecumenismo espiritual, que encontra o seu momento culminante na Semana de oração pela unidade dos cristãos, vive e desenvolve-se através de inúmeros canais, que na verdade somente o Senhor vê, mas que muitas vezes nós temos a alegria de conhecer: trata-se de uma rede mundial de momentos de oração que, dos níveis paroquial e internacional, difundem no corpo da Igreja o oxigénio do autêntico espírito ecuménico; de uma rede de gestos, que nos encontram unidos, trabalhando conjuntamente em muitas obras de caridade; e também de uma partilha de orações, de meditações e de outros textos, que circulam na web e que podem contribuir para fazer crescer o conhecimento, o respeito e a estima recíproca.

No que se refere ao ecumenismo do sangue, precisamente o decreto Unitatis redintegratio convidava a valorizá-lo reconhecendo, nos irmãos e nas irmãs das demais Igrejas e Comunidades cristãs, a capacidade — conferida por Deus — de dar testemunho de Cristo até ao sacrifício da própria vida (cf. n. 4).
Tais testemunhos nunca faltaram ao longo destes cinquenta anos, e continuam inclusive nos dias de hoje.
Assim, compete a nós acolhê-los com fé e permitir que a sua força nos leve a converter-nos a uma fraternidade cada vez mais completa.
Aqueles que perseguem Cristo nos seus fiéis não fazem diferenças de confissões: perseguem-nos simplesmente porque são cristãos!

Ao longo destes meses, encontrando-me com tantos cristãos não católicos, ou lendo as suas cartas, pude observar que, não obstante questões abertas que ainda nos separam, existe um difundido e forte desejo de caminhar juntos, de rezar, de conhecer e de amar o Senhor, de colaborar no serviço e na solidariedade com os mais frágeis e sofredores.
Estou persuadido disto: num caminho comum, sob a guia do Espírito Santo e aprendendo uns dos outros, podemos crescer na comunhão que já nos une.

Estimados irmãos e irmãs, a cinquenta anos do decreto Unitatis redintegratio, a busca da plena unidade dos cristãos permanece uma prioridade para a Igreja católica e, por conseguinte, é para mim uma das principais preocupações quotidianas.
A unidade é antes de tudo um dom de Deus, uma obra do Espírito Santo, mas todos nós somos chamados a colaborar, sempre e em todas as circunstâncias.
Portanto, agradeço-vos todo o vosso trabalho e, enquanto vos confio à intercessão maternal da Bem-Aventurada Virgem Maria, peço-vos por favor que rezeis por mim e pelo meu ministério, e abençoo-vos de coração.

CARTA AOS PARTICIPANTES NA ASSEMBLEIA PLENÁRIA
DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO
DA UNIDADE DOS CRISTÃOS
PAPA FRANCISCO
20 de Novembro de 2014


ORAÇÃO

Senhor nosso Deus,
ao longo da história,
a tua Igreja sofreu e continua a sofrer
a divisão entre aqueles que acreditam no teu Filho Jesus.

Mas são já tantos os gestos e as atitudes que falam de união e não de separação,
através de tantos homens e mulheres,
de diversas confissões cristãs,
que colaboram pelas causas da paz,
da dignidade da vida humana,
do cuidado da criação.

Envia, Senhor, o teu Espírito sobre todos os cristãos,
para que a oração em comum e os gestos de caridade
sejam um sinal visível da resposta que a Igreja traz aos desafios da humanidade.

Que, num mundo dividido,
sejam os cristãos a testemunhar a alegria e a força da união.

Pai Nosso; Avé Maria; Glória…


DESAFIOS PARA ESTE MÊS

  • Rezar pela unidade dos cristãos, em especial no Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos (dias 18 a 25).
  • Procurar conhecer e integrar actividades de colaboração entre várias confissões cristãs no serviço aos mais pobres e marginalizados.
  • Se, na área de residência, conhecer cristãos de outras confissões, procurar visitá-los e pensar em realizar alguma actividade em comum: uma oração, uma acção de serviço.


O VÍDEO DO PAPA



(Inserido no dia 10Jan2017)


Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário