Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 22 de janeiro de 2017

SEMANA DO CONSAGRADO 2017

Por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa vamos celebrar e viver a Semana do Consagrado de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro.
 
 

Neste dia [2 de Fevereiro] celebra-se liturgicamente a festa da Apresentação do Senhor, momento indicado para celebrar a vocação e a missão dos consagrados (…) porque foi o momento de consagração de Jesus no templo de Jerusalém, que não se limitou a um mero cumprimento de um ritual religioso por parte de Maria e de José, mas quis ser um gesto de total entrega e de absoluta confiança no projecto de Deus acerca de Jesus, Seu Filho. (D. António Francisco dos Santos, 02Fev2010)


A Semana do Consagrado trata-se de uma iniciativa a concretizar nas dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, e em todos os espaços eclesiais.

Pretende-se que seja uma semana fecunda em tempos de oração e celebração, encontro e reflexão, a nível pessoal, familiar e comunitário, que valorize e promova o conhecimento e a abertura das comunidades cristãs a esta dimensão essencial da vida e da missão da Igreja que é a Vida Consagrada.

Pretende-se ainda dar graças a Deus pelo dom da Vida Consagrada, pela sua
presença na Igreja e no mundo, sobretudo em muitos lugares de fronteira.

A alegria, o encanto, a beleza, a capacidade de entrega, o testemunho de felicidade, a audácia da missão, a valentia da generosidade e a heroicidade de vidas dadas no silêncio da contemplação ou na vanguarda da missão, desenham o rosto da consagração do nosso tempo. (D. António Francisco dos Santos, 02Fev2010)



No Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, decorrerá de 25 a 28 de Fevereiro de 2017 a XXXII Semana de Estudos da Vida Consagrada, tendo como tema “Consagrados ao serviço da vida”.







Fonte: Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário