Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

PARABÉNS À Dª AURORA PELOS SEUS 100 ANOS DE VIDA!

~





Foi precisamente há 100 anos que nasceu no Muro a Ti Aurora Manela
 
   

E foi com este sorriso que a Ti Aurora nos recebeu ao fim da manhã de hoje.

No dia 6 de Fevereiro de 1917, dias depois de terem embarcado para a Flandres as primeiras tropas para combater na frente da Grande Guerra e a três meses da primeira aparição na Cova da Iria, nasceu na freguesia do Muro, concelho de Santo Tirso, Maria Aurora de Sousa e Silva.




Seus pais, Maria de Sousa Campos e António Ferreira da Silva, tiveram outros filhos; o Arménio, a Palmira, a Olívia, o Alberto e a Adelaide já falecidos, e o Amálio ainda vivo.

A Dª Aurora veio a casar com o Sr. Gilberto de Campos Carvalho com quem teve cinco filhos: o António, o Manuel, o Sílvio, um segundo António – o outro já tinha falecido, que morreram muito novos, e o José ainda vivo.
De referir que a Dª. Aurora tem muito orgulho nos seus dois netos e cinco bisnetos.

Podemos adiantar – sem o risco de estragar a surpresa, pois a Dª. Aurora não está ligada às redes virtuais - que mais logo, quando, como todos os dias após o almoço, ainda que com a ajuda do andarilho, se dirigir ao café do Campinho para tomar o seu café, vai ter a surpresa de encontrar o seu filho e nora (chegados do Canadá para festejar o centenário), mas também estar com restantes familiares e muitos dos seus vizinhos que carinhosamente lhe irão cantar os parabéns.

Mais logo, às 18 horas, na Igreja Paroquial, será celebrada uma Eucaristia de Acção de Graças pelos 100 anos da Dª. Aurora.



Recordamos que a Dª. Aurora, viúva do Sr. Gilberto pintor, era sobrinha e afilhada do Sr. Manuel Manelo (nesta família o apelido popular alterna entre o masculino e o feminino), antigo feitor da Quinta de São Cristóvão.

Os mais velhos recordam, antes da missa dominical e depois das correrias no adro da igreja, a corrida rampa a baixo até à porta da cozinha da casa dos feitores para pedir à Ti Maria Sapata, esposa do Sr. Manuel, um copo d'água.
Hoje, os tempos são outros, já não há feitores a habitar a casa e, para matar a sede, a água é fornecida pela Dª. Isabel em garrafas de plástico.



A conversa que tivemos esta manhã com a aniversariante:



1 comentário:

  1. Eu não a conheço, mas 100 anos pouca gente cumpre!
    Pois que mantenha esse sorriso e que a vida lhe traga muitas coisas boas ...PARABENS!!

    ResponderEliminar