Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

D. ANTÓNIO TAIPA ELEITO ADMINISTRADOR DIOCESANO








O Colégio de Consultores da Diocese do Porto elegeu como Administrador Diocesano D. António Maria Bessa Taipa
   
   
D. António Bessa Taipa, bispo auxiliar do Porto, vai assumir funções de Administrador Diocesano, após a morte de D. António.

A decisão tem em vista o governo interino da Diocese do Porto, até à nomeação de um novo bispo por parte do Papa.

A partir desta data e enquanto não for nomeado um novo bispo para a Diocese do Porto, na oração eucarística deverá dizer-se: “em comunhão com o Papa Francisco e o nosso Administrador Diocesano António”.


D. António Maria Bessa Taipa, de 74 anos, é natural de Freamunde, Concelho de Paços de Ferreira, onde nasceu a 11 de Novembro de 1942.
Foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1966 na Sé Catedral do Porto por D. Florentino Andrade e Silva.

Licenciado em Teologia Dogmática e em Sagrada Escritura, com estudos feitos em Roma, o bispo auxiliar tem dedicado a maior parte da sua vida à Diocese do Porto, primeiro como prefeito e professor do Seminário Maior e do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas.

Depois como docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, reitor do Seminário Maior do Porto e vigário-geral da diocese, entre outros cargos.

Nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo auxiliar da Diocese do Porto, missão que tem desempenhado desde 18 de Abril de 1999 até hoje.


Fontes: Diocese do Porto; Agência Ecclesia


Sem comentários:

Enviar um comentário