Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE SETEMBRO



INTENÇÃO DE ORAÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:
Paróquias ao serviço da missão



Intenção pela Evangelização:
Pelas nossas paróquias, para que, animadas pelo espírito missionário, sejam lugares de comunicação da fé e testemunho de caridade.


27. Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo actual que à auto-preservação.
A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de «saída» e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade.
Como dizia João Paulo II aos Bispos da Oceânia, «toda a renovação na Igreja há-de ter como alvo a missão, para não cair vítima duma espécie de introversão eclesial».[25]

28. A paróquia não é uma estrutura caduca; precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muito diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missionária do Pastor e da comunidade.
Embora não seja certamente a única instituição evangelizadora, se for capaz de se reformar e adaptar constantemente, continuará a ser «a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas».[26]
Isto supõe que esteja realmente em contacto com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos.
A paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração.[27]
Através de todas as suas actividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização.[28]
É comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar, e centro de constante envio missionário.
Temos, porém, de reconhecer que o apelo à revisão e renovação das paróquias ainda não deu suficientemente fruto, tornando-as ainda mais próximas das pessoas, sendo âmbitos de viva comunhão e participação e orientando-as completamente para a missão.

29. As outras instituições eclesiais, comunidades de base e pequenas comunidades, movimentos e outras formas de associação são uma riqueza da Igreja que o Espírito suscita para evangelizar todos os ambientes e sectores.
Frequentemente trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja.
Mas é muito salutar que não percam o contacto com esta realidade muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular.[29]
Esta integração evitará que fiquem só com uma parte do Evangelho e da Igreja, ou que se transformem em nómadas sem raízes.

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
EVANGELII GAUDIUM
DO SANTO PADRE FRANCISCO
24 de Novembro de 2013


ORAÇÃO

Senhor, nosso Pai,
tu queres que a Igreja seja a presença visível do teu amor
no meio dos homens.
Cada cristão é um discípulo enviado a anunciar,
por palavras e por obras,
a boa notícia do Evangelho.

A todas as paróquias
é dirigido o apelo a que se tornem,
cada vez mais,
lugares de comunicação da fé e testemunho de caridade.

Nós te pedimos que a nossa paróquia seja esse lugar
e que cada um de nós,
dentro das suas possibilidades e responsabilidades,
se sinta um membro activo na missão de evangelizar.

DESAFIOS PARA O MÊS
  • Ter como intenção, na Eucaristia dominical, as necessidades da paróquia e os seus desafios.
  • Proporcionar espaços de reflexão sobre o testemunho eficaz dos membros da paróquia, a nível das obras de misericórdia que se podem fazer.
  • Reflectir sobre a adequação das oportunidades de formação na fé que a paróquia proporciona, em especial na catequese de adultos, jovens e crianças.


O VÍDEO DO PAPA – Paróquias ao serviço da missão



Peçamos por nossas paróquias, para que não sejam escritórios, mas que, animadas pelo espírito missionário, sejam lugares de transmissão da fé e testemunho da caridade.
Papa Francisco - Setembro 2017


As paróquias têm de estar em contacto com os lares, com a vida das pessoas, com a vida do povo.
Devem ser casas onde a porta esteja sempre aberta para ir ao encontro dos demais.
E é importante que a saída ofereça uma clara proposta de fé.
Trata-se de abrir as portas e deixar que Jesus saia com toda a alegria de sua mensagem.
Peçamos por nossas paróquias, para que não sejam escritórios, mas que, animadas pelo espírito missionário, sejam lugares de transmissão da fé e testemunho da caridade.


Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa


Sem comentários:

Enviar um comentário