Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 30 de dezembro de 2017

SEM JESUS NÃO HÁ NATAL




Na sua catequese desta Quarta-feira o Papa denunciou a desvirtuação da festa na Europa
   
   
O Papa Francisco aprofundou o significado do Natal, isto é, o nascimento de Jesus e denunciou a desvirtuação da festa na Europa em nome de um falso respeito que esconde a vontade de marginalizar a fé.


No nosso tempo, especialmente na Europa, assistimos a uma espécie de «desvirtuação» do Natal: em nome de um falso respeito que não é cristão, que demasiadas vezes esconde a vontade de marginalizar a fé, que elimina da festa toda referência ao nascimento de Jesus.
Sem Jesus, não há Natal; há outra festa, mas não o Natal.”


Queridos irmãos e irmãs, nestes dias abramos nossa mente e o nosso coração para receber esta graça.
Jesus é o presente de Deus para nós e, se O acolher-mos, também nós podemos tornar-nos um dom para os outros - ser o presente de Deus para os outros - antes de tudo para aqueles que jamais experimentaram atenção e ternura.
E quantas pessoas em sua vida nunca experimentaram uma carícia, uma atenção de amor, um gesto de ternura …
O Natal leva-nos a fazer isso.

Assim, Jesus nasce na vida de cada um de nós e, através de nós, continua a ser dom de salvação para os pequeninos e os excluídos.”





Resumo da catequese do Santo Padre disponibilizado pela Santa Sé:

A construção do presépio e sobretudo as celebrações litúrgicas, com as suas leituras bíblicas e os seus cânticos tradicionais, fazem-nos reviver hoje o Natal do Deus Menino, levando-nos a procurar e a reconhecer a verdadeira luz, que é Jesus.
Fez-Se homem como nós, mas apresentou-Se de maneira surpreendente: nasceu duma família humilde e desconhecida, na pobreza dum curral; nasceu da Virgem Maria como qualquer criança deste mundo, mas não veio «da terra», veio do Pai celeste.
O mundo não se deu conta de nada, mas os anjos exultam no Céu e vieram dar notícia aos marginalizados da sociedade: os pastores de Belém.
São eles os primeiros destinatários da salvação trazida pelo Deus Menino.
Sobre eles refulgiu uma grande luz, que os levou até Jesus.

E é assim que Ele Se apresenta também a nós: como o dom de Deus para uma humanidade imersa na noite e na sonolência.
Jesus é um dom de Deus para nós.

E como se acolhe este dom de Deus que é Jesus?
Como Ele próprio nos ensinou com a sua vida: tornando-nos diariamente um dom para as pessoas que se cruzam connosco.
Por isso mesmo, no Natal, trocamos dons entre nós.
Mas, para nós, o verdadeiro dom é Jesus e, como Ele, queremos ser dom para os outros.
Assim Jesus não cessará jamais de nascer na vida de cada um de nós e, por nosso intermédio, continuará a ser dom de salvação para os humildes e marginalizados da terra.



Fontes: Santa Sé; Vatican News; L’Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário