Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE JANEIRO



INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO:

Minorias religiosas na Ásia
   
   
Intenção pela Evangelização:
Para que, nos países asiáticos, os cristãos, bem como as outras minorias religiosas, possam viver a sua fé com toda a liberdade.


[…] São José Vaz continua a ser um exemplo e um mestre por muitas razões, mas gostaria de focalizar três.

Antes de mais nada, foi um sacerdote exemplar. Hoje temos aqui connosco muitos sacerdotes, religiosos e religiosas, que, como ele, estão consagrados ao serviço do Evangelho de Deus e do próximo.
Encorajo cada um de vós a olhar para São José como para um guia seguro.
Ensina-nos a sair para as periferias, a fim de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por toda a parte.
Ele é também um exemplo de sofrimento paciente por causa do Evangelho, de obediência aos superiores, de solícito cuidado pela Igreja de Deus (cf. Act 20, 28).
Como nós, São José viveu num período de transformações rápidas e profundas; os católicos eram uma minoria e, com frequência, dividida no seu seio; havia hostilidade ocasional, e até mesmo perseguição, dos de fora.
Apesar disso, ele, permanecendo constantemente unido ao Senhor crucificado na oração, foi capaz de se tornar para todos um ícone vivo do amor misericordioso e reconciliador de Deus.

Em segundo lugar, São José mostrou-nos a importância de transcender as divisões religiosas no serviço da paz.
O seu amor indiviso a Deus abriu-o ao amor do próximo; gastou o seu ministério em favor dos necessitados, sem olhar quem fosse e onde estivesse. O seu exemplo continua a inspirar hoje a Igreja no Sri Lanka, a qual, de bom grado e generosamente, serve todos os membros da sociedade.
Não faz distinção de raça, credo, tribo, condição social ou religião, no serviço que proporciona através das suas escolas, hospitais, clínicas e muitas outras obras de caridade.
Nada mais pede do que liberdade para exercer a sua missão.
A liberdade religiosa é um direito humano fundamental.
Cada indivíduo deve ser livre de procurar, sozinho ou associado com outros, a verdade, livre de expressar abertamente as suas convicções religiosas, livre de intimidações e constrições externas.
Como nos ensina a vida de José Vaz, a autêntica adoração de Deus leva, não à discriminação, ao ódio e à violência, mas ao respeito pela sacralidade da vida, ao respeito pela dignidade e a liberdade dos outros e a um solícito compromisso em prol do bem-estar de todos.

Finalmente, São José oferece-nos um exemplo de zelo missionário.
Embora tenha partido para o Ceilão a fim de assistir e apoiar a comunidade católica, na sua caridade evangélica ele veio para todos.
Deixando para trás a sua casa, a sua família, o conforto dos lugares que lhe eram familiares, respondeu à chamada para ir mais longe, para falar de Cristo onde quer que se encontrasse.
São José sabia como oferecer a verdade e a beleza do Evangelho num contexto plurirreligioso, com respeito, dedicação, perseverança e humildade.
Este é, também hoje, o caminho para os seguidores de Jesus.
Somos chamados a ir mais longe com o mesmo zelo, com a mesma coragem de São José, mas também com a sua sensibilidade, com o seu respeito pelos outros, com a sua ânsia de partilhar com eles a palavra da graça (cf. Act 20, 32) que tem o poder de os edificar.
Somos chamados a ser discípulos missionários.

Amados irmãos e irmãs, rezo para que, seguindo o exemplo de São José Vaz, os cristãos desta nação possam ser confirmados na fé e dar uma contribuição ainda maior para a paz, a justiça e a reconciliação na sociedade srilanquesa. Isto é o que Cristo espera de vós.
Isto é o que São José vos ensina.
Isto é o que a Igreja precisa de vós.
Confio-vos todos à intercessão do nosso novo Santo, para que, em união com toda a Igreja espalhada pelo mundo inteiro, possais cantar um cântico novo ao Senhor e proclamar a sua glória até aos confins do mundo.
Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor (cf. Sal 96/95, 4).
Amen.

SANTA MISSA E CANONIZAÇÃO DO BEATO JOSÉ VAZ – HOMILIA
PAPA FRANCISCO
14 de Janeiro de 2015


ORAÇÃO

Pai de bondade,
em união com o Santo Padre e a sua Rede Mundial de Oração,
peço-Te por todos os nossos irmãos e irmãs da Ásia,
aqueles que seguem o teu filho Jesus e também os que,
através das outras religiões, te procuram de coração sincero.

Peço-Te em particular por todos os que sentem dificuldades
em viver a sua fé com liberdade,
que se sentem oprimidos e excluídos por acreditarem em Ti.

Dá-lhes a força e a coragem de testemunharem na sua vida o Evangelho.
Que o teu Espírito Santo toque o coração de todos os governantes,
para que defendam e promovam em todo o mundo a liberdade religiosa.


DESAFIOS PARA O MÊS

  • Deixo-me condicionar pelo ambiente que me rodeia, a nível familiar, de trabalho, ou nas minhas relações, na expressão livre da minha fé? Falo de Jesus, da Igreja, sem ter medo ou vergonha?
  • Nos grandes temas sociais, culturais e políticos da actualidade, procuro informar-me sobre os valores que a Igreja propõe nestas questões e procuro não me deixar levar acriticamente pelos “slogans” e argumentos superficiais, e afirmar a minha fé com coerência e verdade, mesmo correndo o risco de ser incompreendido e criticado?
  • Que propostas ou iniciativas de oração e reflexão se podem realizar na nossa comunidade para ajudar a dar-se conta de como o nosso contexto pode limitar a nossa liberdade de nos dizermos e agirmos como cristãos?



O VÍDEO DO PAPA – Minorias religiosas na Ásia



Peçamos por todos eles para que, nos países asiáticos, os cristãos, bem como as outras minorias religiosas, possam viver sua fé com toda liberdade.
Papa Francisco - Janeiro 2018


Às vezes, pensamos que ser cristão é difícil.
Mas existem lugares onde é muito mais difícil do que em outros, como na Ásia.
Aqui, o cristianismo é uma minoria e, com outras minorias religiosas, sofre frequentemente perseguições.
Peçamos para que todas as religiões, também as minoritárias, encontrem a liberdade que às vezes hoje não existe no continente asiático.

"No variado mundo cultural da Ásia, a Igreja enfrenta muitos riscos, e sua tarefa torna-se ainda mais difícil pelo facto de ser uma minoria.

Esses riscos são compartilhados com outras tradições religiosas minoritárias, às quais nos une um desejo de sabedoria, verdade e santidade.

Quando pensamos naqueles que são perseguidos por sua religião, vamos mais além das distinções de rito ou de confissão: colocamo-nos ao lado dos homens e mulheres que lutam por não renunciar a sua identidade religiosa.


Peçamos por todos eles para que, nos países asiáticos, os cristãos, bem como as outras minorias religiosas, possam viver sua fé com toda liberdade."



Fontes: Apostolado da Oração; Rede Mundial de Oração do Papa

Sem comentários:

Enviar um comentário