Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 10 de maio de 2018

DEUS JAMAIS RENEGA OS SEUS FILHOS




A regeneração pelo Baptismo foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta Quarta-feira
   
   
O Santo Padre na sua quinta catequese sobre o tema do Baptismo, falou de modo especial sobre seu momento central, a imersão na pia baptismal.

A pia baptismal é o lugar onde a Páscoa é celebrada com Cristo!

O velho homem é sepultado, com suas paixões enganosas (cf. Ef 4:22), para que uma nova criatura possa renascer; de facto, as coisas velhas já passaram e novas nasceram (cf. 2Cor 5,17).”




Resumo da catequese do Santo Padre disponibilizada pela Santa Sé:

O momento central do Baptismo é o triplo derramamento de água sobre a cabeça da pessoa baptizada enquanto o Ministro pronuncia o nome dela e acrescenta: «Eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo».

Outrora, em vez do derramamento da água sobre a cabeça, fazia-se uma tripla imersão na piscina baptismal, permitindo uma visão mais sugestiva da graça que confere este sacramento: é sepultado o homem velho com as suas paixões enganadoras e renasce uma nova criatura.

Este renascimento exige que seja reduzida a pó a criatura velha, corrompida pelo pecado; e a fonte baptismal é o lugar onde, com Cristo, se faz a passagem, a Páscoa, da morte do pecado para a vida nova de ressuscitados.
Tornamo-nos filhos no Filho Jesus.

Também sobre cada um de nós, renascidos pela água e pelo Espírito Santo, o Pai celeste faz ouvir a sua voz: «Tu és o meu filho muito amado».
Esta voz paterna é perceptível, não pelos ouvidos, mas pelo coração de quem crê; e acompanha-nos por toda a vida.
Renascidos filhos de Deus, somo-lo para sempre.

De facto, o Baptismo não se repete, porque imprime uma marca espiritual, imprime carácter permanente.
Nenhum pecado o pode apagar, embora impeça o Baptismo de produzir frutos de salvação.
Quais frutos?

Explica-os o Ministro do sacramento, quando, imediatamente depois, faz a unção crismal na cabeça da pessoa recém-baptizada: «Unjo-te com o crisma da salvação para que, reunida ao seu povo, permaneças eternamente membro de Cristo sacerdote, profeta e rei».
Esta é a vocação cristã: viver unidos a Cristo na Santa Igreja, participando da mesma unção para realizar a mesma missão: tornar a vida uma oferta agradável a Deus, prestar-Lhe testemunho com uma vida de fé, esperança e caridade e pôr a vida ao serviço dos outros, como Jesus.


Fontes: Santa Sé; Notícias do Vaticano



Sem comentários:

Enviar um comentário