Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 9 de abril de 2013

FAZ HOJE DOIS ANOS QUE FALECEU O PADRE MANUEL HENRIQUES

Sim, foi a 9 de Abril de 2011 que faleceu o Padre Manuel Henriques Ribeiro.


A 31 de Março de 1959, pouco tempo antes do Sr. D. António Ferreira Gomes ser forçado ao exílio, o Sr. Padre Manuel Henriques foi nomeado pároco de S. Cristóvão do Muro e cooperador de Alvarelhos, neste caso para apoiar o Sr. Padre Moreira.

Ao longo dos sete anos em que acompanhou a nossa comunidade paroquial foram muitas as suas iniciativas que ficaram na nossa memória.

Para além da sua actividade pastoral diária, todos recordamos:
  • A Procissão com a nova imagem de Nossa Senhora de Fátima desde o lugar da Serra;
  • As obras na Capela de S. Pantaleão, com a colocação dos cadeirões, dos três altares e das imagens de Santa Luzia e de Santa Rita de Cássia;
  • A construção do Centro Paroquial de Nossa Senhora de Fátima de S. Cristóvão do Muro.
A construção do Centro Paroquial foi certamente a iniciativa que mais agregou todos os paroquianos. Eventos como as Janeiras em que o Padre Manuel Henriques percorreu toda a paróquia, bem como os Cortejos com a participação renhida de todos os lugares, estão bem presentes na memória dos mais velhos.

Também está na nossa memória o grande empenho com os jovens da Acção Católica, com os casais e com o Movimento dos Cursos de Cristandade.

Em 1966 deixa S. Cristóvão e, depois de uma passagem pelo Movimento dos Cursos de Cristandade e como professor de Educação Moral e Religiosa Católica em Gaia e no Porto, em 2 de Outubro de 1969 é nomeado pároco de Nossa Senhora da Ajuda em Espinho.

É em Espinho que termina a sua missão pastoral em 18 de dezembro de 2003, por questões de saúde, tendo vindo a falecer em Fiães, sua terra natal, a 9 de Abril de 2011.

O Senhor Abade, o Padre Manuel Henriques, que quis e soube ser o Pároco e o amigo dos seus paroquianos de S. Cristóvão, continua no coração de todos nós.

Vamos hoje tê-lo presente na Eucaristia das 18H30.
 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário